Continue lendo e aprenda tudo o que você precisa sobre o osciloscópio e diagnóstico automotivo.Mas será que você conhece as regulagens e funções desse importante equipamento? Saiba por que ele é indispensável em uma oficina moderna!
A importância do osciloscópio na eletrônica embarcada
A indústria automotiva atual é extremamente dinâmica, com novidades surgindo diariamente. O uso de múltiplos módulos eletrônicos está presente até nos veículos mais simples. Assim, a demanda por conhecimentos em eletrônica embarcada tem crescido significativamente.
Infelizmente, ainda há escassez de mão de obra qualificada nessa área no Brasil. Para compreender o funcionamento do automóvel, não basta apenas o conhecimento de mecânica; é necessário entender eletricidade básica e, a partir dela, os fundamentos da eletrônica aplicada ao veículo. O uso de equipamentos de medição precisos, como o multímetro e o osciloscópio, é fundamental para realizar testes em sensores, atuadores e na unidade de controle do motor (ECU). Existem diversos equipamentos para testar sensores, atuadores e analisar sinais dentro da ECU. No entanto, além do osciloscópio, destaca-se como uma ferramenta precisa e essencial o multímetro. As principais funções do multímetro incluem: Medição de tensão e corrente contínua e alternada; Medição de resistência; Teste de continuidade (beep). Essas funções são úteis para verificar se as unidades de comando estão sendo corretamente alimentadas, identificar avarias em chicotes (utilizando a escala de continuidade) ou medir valores de resistência em uma rede CAN, por exemplo.Multímetro e osciloscópio: funções essenciais
Com um osciloscópio, é possível visualizar como um sinal elétrico varia no tempo. Em diversos testes de sensores, atuadores ou para uma análise precisa do sinal de uma rede CAN, o multímetro seria incapaz de indicar se o funcionamento do sistema está correto. A interpretação do sinal no osciloscópio é simples: o eixo vertical (Y) representa a amplitude do sinal (tensão) e o eixo horizontal (X) representa o tempo em que observamos a variação do sinal (s/ms/µs). Quanto ao aspecto físico, os osciloscópio estão disponíveis em diversos modelos e formatos: Portáteis ou de bancada; Modelos que funcionam como interface, necessitando de um computador para visualizar os gráficos; Alguns scanners automotivos que possuem um osciloscópio interno.Modelos de osciloscópio disponíveis
As características técnicas também variam, influenciando diretamente no preço: Quantidade de canais: de 2 até 8 canais. Cada canal permite a medição de um sinal. Por exemplo, um osciloscópio de dois canais permite a visualização em tempo real de dois sinais simultaneamente; Frequência de operação: varia de 10 MHz até 40 GHz. Para testes automotivos em redes, sensores e atuadores, um osciloscópio com frequência de 50–70 MHz já é bastante útil. Para realizar testes precisos no veículo, é importante conhecer os principais controles e regulagens de um osciloscópio. Para cada aplicação ou medição, é necessário ajustar o equipamento para visualizar adequadamente o sinal na tela. As principais regulagens incluem: Escala de tensão (Volts/div): indica o valor de cada divisão vertical da tela em tensão, medida em volts (Ex.: 5V); Base de tempo (Sec/div): indica o valor de cada divisão horizontal da tela em segundos, milissegundos ou microssegundos, dependendo do teste (Ex.: 2.0 ms). Além disso, observe a posição da chave seletora localizada na ponta de prova, que geralmente possui duas regulagens básicas - X1 e X10 - referentes à atenuação do sinal. Para uma leitura real da amplitude do sinal, selecione a chave para X1.Principais regulagens do osciloscópio
O osciloscópio é uma ferramenta que deve fazer parte do conjunto de equipamentos de todo mecânico atualmente. Ele permite economizar tempo no diagnóstico de defeitos com medições simples e eficientes, evitando a troca desnecessária de peças. Veja alguns exemplos: Falta de sinal de rotação: muitas vezes, o veículo apresenta falhas na partida, ausência de centelha ou oscilação na marcha lenta. As causas podem estar no sensor ou em problemas com a roda fônica, como empenamento, afastamento ou dentes quebrados. O osciloscópio pode indicar problemas ao não mostrar um sinal correto no visor ou ausência de sinal fônico; Verificação de atuadores: em casos de falha em um dos eletroinjetores, o osciloscópio pode verificar se o injetor está recebendo o pulso negativo adequado vindo da ECU. Se houver uma linha contínua de alimentação de 12V, ao invés de pulsos negativos de acionamento, isso indicaria um problema na ECU. A presença de pulsos sem acionamento do injetor indicaria um defeito na peça.Aplicações práticas do osciloscópio no diagnóstico automotivo
É vital que os profissionais da área automotiva se especializem e aprendam a trabalhar com equipamentos modernos, como scanners automotivos, de medição para realizar um bom trabalho na oficina. O uso do osciloscópio é indispensável na reparação de centrais automotivas e em diagnósticos precisos. Para aprofundar seus conhecimentos em diagnósticos automotivos, confira os artigos da Oficina Brasil.Invista em tecnologia para diagnósticos automotivos precisos