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Alguns detalhes são importantes em sistemas de injeção direta de combustível, o chamado sistema GDI, o qual tem na bomba de alta pressão o seu importante componente que eleva a baixa em alta pressão de combustível.
A bomba de alta é monitorada
Se a bomba é de acionamento mecânico, temos no sensor de pressão na linha do rail, linha de alta pressão, o componente que monitora e informa a ECU do sistema sobre a pressão de trabalho do sistema.
Podemos ter um valor entre 60 a 80 bar em marcha lenta, e valores de até 250 bar quando temos uma forte aceleração do motor.
A bomba de alta também sofre com combustível adulterado
A tampa da bomba não pode ser torcida, pois qualquer torção pode danificar facilmente o anel de vedação de cobre interno
Os códigos genuínos das bombas de alta pressão são iguais no Brasil e na Europa, onde os veículos são movidos a gasolina, dessa forma podemos concluir que as bombas são super dimensionadas.
DE REPARADOR PARA REPARADOR
Algumas importantes dicas devemos ter na aplicação da bomba de alta pressão. Jamais retirar o eixo de acionamento da bomba de alta pressão, nos modelos de bombas mais novas o eixo não sai de sua carcaça.
Se a retenção da bomba falhar, bico injetor gotejar, ou algum vazamento acontecer, a pressão da linha de alta vai cair em vez de subir devido ao calor do motor. Essa elevação é natural e deve ser aferida com o motor desligado, com a ignição ligada e o scanner em leitura da pressão. Agora se o combustível vaza para dentro do motor, dando mistura alta na sonda por gases que são admitidos pelo sistema de ventilação do cárter, o copinho ou eixo pode se danificar, devido ao vazamento do eixo da bomba pode lavar a lubrificação do ponto de contato com o came do comando. O motor pode sofrer danos prematuros por falha na lubrificação devido a contaminação do óleo por combustível. A falta de informação faz com que alguns reparadores removam o módulo da bomba de baixa e a bomba de 3 fios, aplicam uma bomba convencional e isso pode prejudicar o fluxo para a bomba de alta. Sensor de pressão de alta pode ser validado usando uma bomba e um manômetro validado.
É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.
Até a próxima edição.