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  5. O Carburador e a inspeção veicular - Parte 1/5

O Carburador e a inspeção veicular - Parte 1/5

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Amauri Gimenes
08 de agosto de 2011

Nesta sequência de matérias, vamos abordar os aspectos de funcionamento dos diversos tipos de carburadores e sua interferência na emissão de gases pelo escapamento. Mais adiante, mostraremos as práticas de regulagem e os defeitos comuns que causam reprovação na Inspeção Veicular Ambiental.

O que é o carburador

É o componente do sistema de alimentação, cujo objetivo é dosar na proporção correta a quantidade de ar/combustível a fim de fornecer ao motor uma mistura homogênea e pulverizada em todos os regimes de funcionamento.

 

Tipos básicos de carburadores

 

Carburador simples ou monocorpo: É o carburador que possui apenas um estágio, um venturi e uma borboleta de aceleração.

Carburador duplo: É o carburador que possui dois estágios, portanto dois venturis e duas borboletas de aceleração. Nos baixos e médios regimes de funcionamento é acionado apenas o 1º estágio, e nos altos e máximos regimes de funcionamento é acionado também o 2º estágio.

 

Tipos de carburadores duplos

 

Carburador duplo simultâneo: É o carburador que possui dois estágios, porém a abertura é feita simultaneamente. Em alguns modelos, os estágios são acionados pelo mesmo eixo, e, em outros, são interligados por engrenagens. Mas, como já foi dito, com abertura simultânea.

Carburador duplo progressivo mecânico: É o carburador que possui dois estágios e o seu controle de abertura se dá mecanicamente, através de um sistema de alavancas. O instante correto de abertura do 2º estágio é determinado pelo fabricante do carburador, de acordo com a necessidade da aplicação no motor.

Carburador duplo progressivo com cápsula de vácuo para abertura do 2º estágio: É o carburador que possui dois estágios e o seu controle de abertura acontece por uma cápsula de vácuo, acionada de acordo com o regime de funcionamento do motor, tornando-se mais eficiente que o de abertura mecânica.

 

Veja abaixo dois vídeos apresentados por Amauri Gimenes, sendo o primeiro sobre os cuidados a serem tomados antes de iniciar qualquer tipo de manutenção em carburadores e o segundo com os componentes e principais tipos construtivos existentes:

 

 

 

Principais funções do carburador


• Dosar na proporção correta a quantidade de combustível que alimenta o motor;

• Dosar na proporção correta a quantidade de ar aspirado com o funcionamento do motor;

• Misturar o combustível com o ar na proporção exata em todos os regimes de funcionamento;

• Pulverizar a mistura ar/combustível em todos os regimes de funcionamento.

Essas funções são de extrema importância para a eficiência da queima da mistura carburada. Caso seu funcionamento não seja eficiente, a combustão seria imperfeita, gerando baixo rendimento, falhas, alto consumo e níveis descontrolados de poluentes, como o HC (hidrocarbonetos), CO (monóxido de carbono) e NOx (óxidos de nitrogênio).

 

Relação Ar/Combustível


A proporção exata da mistura ar/combustível é chamada de relação ideal ou estequiométrica e depende do tipo de combustível empregado.

A relação estequiométrica é indicada por: Lâmbda = 1

Os carburadores mais modernos foram projetados para proporcionar ao motor uma mistura nas seguintes proporções:

Gasolina: 15 partes de ar e 1 de combustível

Álcool: de 9 a 10 partes de ar e 1 de combustível

Os carros com injeção eletrônica trabalham com uma mistura mais rica:

Gasolina: 13,3 partes de ar e 1 de combustível

Álcool: 9,5 partes de ar e 1 de combustível

Obs.: A diferença de proporção na mistura se deve à diferença na quantidade de álcool adicionado nos combustíveis de diferentes períodos.

Mistura rica ou mistura pobre:

• Mistura rica é aquela onde a quantidade de combustível é maior do que a quantidade ideal.

Ex: Gasolina: 15/2, 13/1, 15/3 - Álcool: 8/1, 7/1.

• Mistura pobre é aquela onde a quantidade de ar é maior do que a quantidade ideal.

Ex.: Gasolina 18/1, 16/1 - Álcool: 10/1, 12/1.

OBS: Mistura estequiométrica é aquela que resulta na proporção ideal de ar/combustível.

 

Partes do carburador


Base: Alguns carburadores possuem bases separadas do corpo, onde ficam alojadas a borboleta de aceleração, parafuso de regulagem de marcha lenta, parafuso de regulagem de mistura, dutos de ar e outros componentes.

Corpo: É a parte do carburador onde estão fixados vários componentes do carburador: cuba, boia, diafragmas, difusores, injetores, venturis e, em alguns casos, giclês de ar, giclês principais, tubos misturadores e outros componentes.

Tampa: Fixada na parte superior do carburador, na maioria dos carburadores é onde fica o tubo de entrada e o retorno de combustível. Em alguns casos, estão alojados a válvula de boia e boia, assim como os giclês principais, giclês de ar, tubos misturadores, giclês de marcha lenta, respiros principais, respiro de marcha lenta, tubo econostat, injetor e outros componentes.

Cuba: É o reservatório de combustível do carburador. Junto com a válvula de boia e a boia, é responsável por manter a alimentação em todos os regimes de funcionamento.

Válvula de agulha ou válvula de boia e boia: Suas funções combinadas controlam o nível de combustível na cuba, garantindo o suprimento de combustível em todos os regimes de funcionamento. Construída em latão, a válvula se divide em corpo, calibrador e estilete ou agulha. Esta última pode ser fabricada em aço inox ou latão, dependendo do projeto.

A agulha fica ligada à haste da bóia, que, por meio de movimentos alternados, permite e bloqueia a entrada de combustível para cuba. As agulhas geralmente são dotadas de mecanismos de amortecimento de vibrações, para evitar variações bruscas no nível. A bóia pode ser de plástico ou espuma (nitropor), garantindo a durabilidade e eficiência do sistema.

Borboleta de aceleração: É o componente do carburador responsável pelo controle da vazão da mistura, e está localizada no corpo ou na base do mesmo. Ela é ligada diretamente ao pedal do acelerador, e permite ao motorista controlar a aceleração do motor.


Giclê principal ou gargulante principal: Componente com furo calibrado responsável por dosar a quantidade de combustível na mistura do sistema de alimentação principal do carburador.

Giclê de ar ou respiro principal: Componente com furo calibrado, responsável por dosar a quantidade de ar na mistura do sistema de alimentação principal do carburador.

Giclê de marcha lenta: Componente com furo calibrado, responsável por dosar a quantidade de combustível na mistura do sistema de marcha lenta do carburador.


Giclê de ar de marcha lenta, giclê de correção de ar de marcha lenta, calibrador de ar de marcha lenta ou respiro de marcha lenta: Componente com furo calibrado, responsável por dosar a quantidade de ar na mistura do sistema de marcha lenta do carburador.


Acompanhe na próxima edição a continuação dos componentes do carburador. Entenda também os gases medidos na inspeção.

 

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