Nesta matéria apresentaremos algumas novidades do módulo de injeção que equipa os modelos das montadoras francesas Citroën e Peugeot, o Motronic ME 7.4.9 e o Motronic ME 7.4.9 R Flex. Este novo sistema de injeção substituiu o Motronic ME 7.4.4 Flex que não permitia fazer ajuste de combustível.
A principal novidade do Motronic ME 7.4.9 é a inclusão do ajuste de combustível. Os carros com este módulo são os primeiros das marcas Peugeot e Citroën a ter este recurso. Neste sistema temos injeção sequencial dos bicos, dois pulsos de bobina, sensor de detonação, controle ventiladores dentro da ECU, eletroválvula de partida a frio, sonda planar, acelerador eletrônico associados a outros sensores já conhecidos.
Sonda planar X convencional:
A sonda planar aquece em torno de 10 segundos, tem valor de resistência em torno de 10 ohms, e o sinal para o aquecedor da sonda é pulsado em onda quadrada, enquanto a sonda convencional aquece em torno de 40 segundos, tem resistência entre 4 a 6 ohm (na linha Honda e Toyota fica em torno de 13 ohms), tensão de aquecimento convencional (12volts).
Lembrete: sempre utilizar sonda planar nos sistemas de injeção Motronic ME 7.4.4 e Motronic ME 7.4.9 para que haja aquecimento mais rápido da sonda. Este artifício foi criado para o carro emitir menos poluentes na fase fria do motor.
Diferença entre os Motronic
As centrais Motronic ME 7.4.4 possuem diagnose de injeção por linha k, pino 7, com memória de calibração como mostrado nas figuras 1 e 2. Na nova central Motronic ME 7.4.9, a memória de calibração encontra-se dentro do processador, pois ele possui tecnologia de processamento de cálculos mais rápido.
Além disso, o Motronic ME 7.4.9 possui diagnose da injeção por linha k, pino 7, e enquadra-se no padrão de emissão OBDBr1.
Já o Motronic ME 7.4.9R (CAN pinos 6-14) possui diagnose da injeção por linha CAN e enquadra-se no padrão de emissão OBDBr2. Para diferenciar os veículos com OBDBr 2, basta verificar se o carro apresenta duas sondas lambdas (sendo uma para diagnóstico e outra para monitorar a eficiência do catalisador).
Adaptação de combustivel
No Brasil, a adaptação de combustível do novo sistema de injeção Motronic ME 7.4.9 inicia-se no valor de 20% álcool, sendo incrementada de 5 em 5% até o valor total de 100%. Existe no total 17 possibilidades de incrementos de combustível.
Na primeira tela (figura 3), visualizamos qual valor da mistura. Em seguida, mudamos a tela e irá nos apresentar as variantes de ajuste (figura 4).
Podemos começar a adaptação de combustível em qualquer um destes 17 pontos, o que é uma novidade em termos de adaptação de combustível, porque até o momento conhecíamos apenas o processo de adaptar álcool, gasolina ou meio a meio, e nunca como neste novo sistema.
Na Europa, possuímos este sistema Motronic ME 7.4.9 aplicado a vários veículos, mas a adaptação de combustível começa em 0% até o valor de 85% álcool, porque além de ser um clima mais frio ainda temos agravante de que não é possível usar reservatório de gasolina nos carros europeus.
Apresentaremos na próxima tela (figura 5) o momento de início da adaptação. Até o valor 30 na barra de rolagem o sistema estava tentando fazer a adaptação, a partir do valor 30 na barra de rolagem iremos perceber a variação do teor de álcool no combustível e também começa a variar a tensão da sonda lambda, é muito rápido este processo durou aqui do valor de 20% álcool chegar até 100% álcool no tanque em torno de 1 minuto.
A partir da linha 40 da barra de rolagem percebemos que a sonda trabalha muito rápida depois que houve o reconhecimento do combustível.
Na figura 6 veremos o momento em que o sistema já está com a sonda trabalhando e com o combustível adaptado em 100% novamente
Esperamos ter contribuído para que conheçamos esta nova característica desta central de injeção. Agradeço a colaboração de amigos, agradeço também ao Marco Sarpa da Dicatec pelo esquema elétrico.
Até a próxima.