Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Muitas vezes as reais causas dos defeitos não têm relação com o sistema em si, mas com outros que compartilham componentes, como ocorreu neste interessante caso. Acompanhe
Alessandro Laino da Costa
veículo chegou à oficina com a alavanca do câmbio automático travada na posição “P”, desta forma não se movimentava.
Foram feitos vários testes e a princípio, achamos que o defeito poderia ser proveniente do sensor do acionamento da luz de freio. Ao término do teste, diagnosticamos que a lâmpada e o sensor estavam em perfeitas condições.
Analisando o sistema de injeção com o scanner, não constaram falhas na transmissão automática e nem em outros componentes.
Decidimos então rastrear os chicotes e conectores elétricos, mas nada foi encontrado;
Conferindo a caixa de fusível que fica localizada no compartimento do motor, no lado esquerdo, notamos que um fusível de 15A estava queimado. Substituindo o mesmo, a alavanca do câmbio automático (Foto 2) destravou e voltou a funcionar normalmente. Realizamos um test-drive com o veículo para identificar se a falha havia sido realmente solucionada, e não constaram mais problemas.
Ao fim do teste, retornei com o veículo para a oficina e, numa manobra, acionei a buzina (Foto 3) para chamar a atenção do outro profissional que ali estava, quando notei que ela não funcionou. Ao desligar o veículo e na tentativa de religa-lo para outra manobra, percebi que a alavanca estava travada novamente.
Olhei o fusível e estava queimado novamente. Fiz mais alguns testes para diagnosticar o porquê, pois o fusível só queimava quando buzinava.
Assim, desmontei o para-choque dianteiro e desconectei o chicote da buzina. Voltei a acioná-la e parou de queimar o fusível.
SOLUÇÃO:
Troquei as duas buzinas que o mesmo possui e este voltou ao normal. As buzinas estavam em curto, situação esta que cada vez que era acionada, ocasionava a queima do fusível de 15A localizado na posição 12.
OBSERVAÇÃO:
Outro fato interessante que devemos ressaltar é que cada vez que queimava o fusível também não acionavam as lâmpadas de freio, ou seja, todos eles são protegidos pelo fusível de 15A.