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  5. Introdução aos sistemas híbridos veiculares – Parte 3

Introdução aos sistemas híbridos veiculares – Parte 3

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
02 de outubro de 2012

Para encerrar a série sobre o sistema de transmissão nos veículos híbridos, acompanhe o funcionamento dos sensores e dos atuadores que, na transmissão GM 2ML70, trabalham em conjunto

Nas duas edições passadas, estudamos os principais componentes e suas funções em uma transmissão automática de um veículo hibrido. Nesta matéria, vamos ver como estes componentes (sensores e atuadores) trabalham juntos, bem como a estratégia de funcionamento da transmissão (ilustração A).

Transmissão 2ML70 da GM – Componentes principais

Sensor de Rotação do Eixo de Saída (OSS)- Output Speed sensor - O sensor de rotação do eixo de saída é um sensor de efeito Hall (foto 1). Internamente, o sensor consiste de dois circuitos de efeito Hall, para informar ao módulo de controle da transmissão tanto a velocidade quanto a direção do movimento (à frente ou à ré). Os dois elementos sensores no conjunto OSS estão espaçados em relação à roda geradora de pulsos, cerca de meio dente um do outro.

Localização do sensor de rotação do eixo de saída - foto 1 - Quando o veículo se movimenta para frente, o sensor A detecta o dente sincronizador antes do sensor B. Quando o veículo se movimenta para trás, o sensor B detecta o dente sincronizador antes do sensor A. O sensor está conectado ao módulo de controle da transmissão (TCM) através da fiação interna da transmissão.

O sensor recebe um sinal de tensão variável de 8,3 a 9,3 V, proveniente do TCM. De acordo com a rotação do eixo de saída, o sensor gera um sinal de onda quadrada.

O valor alvo do sinal é 8,8 V, porém o sistema aceita uma variação de 8,3 a 9,3 V. A eletrônica no sensor combina os dois sinais e gera um sinal de saída com largura de pulso diferente. O TCM interpreta este sinal para mediar a velocidade e direção do movimento do veículo.
IMS

O IMS (Interruptor Interno de Modo) – figura 2 – opera de maneira similar a outras transmissões. O IMS diz ao TCM e ao Módulo de Controle do Powertrain Híbrido qual a marcha selecionada, e age também como uma chave de posição P/N, para que o TCM somente libere a partida em uma destas duas posições da alavanca.

O TCM envia uma tensão de 8,3 a 9,3 V também para este interruptor em seus circuitos A,B,C e P. O interruptor é montado internamente no eixo seletor da alavanca de marchas. Quando o eixo seletor gira, os contatos do interruptor IMS abrem ou fecham. Isto gera tanto um sinal alto como um sinal baixo no circuito.

Diferente de outras aplicações, o interruptor de modo da transmissão híbrida 2ML70 possui cinco saídas adicionais. R1, R2, D1, D2 e S. Estas saídas sinalizam ao Módulo de Controle do Powertrain Híbrido qual a direção do movimento do IMS. Esta informação é utilizada para possibilitar a partida do motor em P ou N e controle do motor (veja Tabela 1, na página 80).

Interruptor Interno de Modo (IMS)

Corpo de Válvulas com Solenoides e Módulo de Controle - O Corpo de válvulas é integrado com os solenoides e módulo de controle. É produzido pela BOSCH e funciona como nas transmissões 6L80, 6T70, entre outras. O corpo de válvulas possui seis solenoides de fluxo variável, embora somente cinco sejam utilizados.

• Dois solenoides ON/OFF;
• Quatro interruptores de pressão;
• Um sensor de temperatura do fluido (TFT);
• Dois sensores de temperatura interna do TCM;
• E um TCM, todos montados em um conjunto sem possibilidade de reparo individual.

O TCM é fixado por parafusos ao corpo de válvulas. Deve-se remover o cárter inferior para reparação do conjunto. O TCM integrado ao corpo de válvulas controla as mudanças hidráulicas, pontos de mudança e a sensibilidade de mudanças, de acordo com a utilização da transmissão. (foto 3)

TABELA 1 - PARÂMETRO/CIRCUITO DO IMS

POSIÇÃO DA ALAVANCA SELETORA

Park

Ré

Neutro

Drive

Manual

Condições de operação do interruptor de direção:

Ignição ligada, seletora de mudanças na marcha apropriada.

DIREÇÃO IMS D1

ALTO

ALTO

BAIXO

BAIXO

BAIXO

DIREÇÃO IMS D2

BAIXO

BAIXO

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