Para encerrar a série sobre o sistema de transmissão nos veículos híbridos, acompanhe o funcionamento dos sensores e dos atuadores que, na transmissão GM 2ML70, trabalham em conjunto
Nas duas edições passadas, estudamos os principais componentes e suas funções em uma transmissão automática de um veículo hibrido. Nesta matéria, vamos ver como estes componentes (sensores e atuadores) trabalham juntos, bem como a estratégia de funcionamento da transmissão (ilustração A).
Transmissão 2ML70 da GM – Componentes principais
Sensor de Rotação do Eixo de Saída (OSS)- Output Speed sensor - O sensor de rotação do eixo de saída é um sensor de efeito Hall (foto 1). Internamente, o sensor consiste de dois circuitos de efeito Hall, para informar ao módulo de controle da transmissão tanto a velocidade quanto a direção do movimento (à frente ou à ré). Os dois elementos sensores no conjunto OSS estão espaçados em relação à roda geradora de pulsos, cerca de meio dente um do outro.
Localização do sensor de rotação do eixo de saída - foto 1 - Quando o veículo se movimenta para frente, o sensor A detecta o dente sincronizador antes do sensor B. Quando o veículo se movimenta para trás, o sensor B detecta o dente sincronizador antes do sensor A. O sensor está conectado ao módulo de controle da transmissão (TCM) através da fiação interna da transmissão.
O sensor recebe um sinal de tensão variável de 8,3 a 9,3 V, proveniente do TCM. De acordo com a rotação do eixo de saída, o sensor gera um sinal de onda quadrada.
O valor alvo do sinal é 8,8 V, porém o sistema aceita uma variação de 8,3 a 9,3 V. A eletrônica no sensor combina os dois sinais e gera um sinal de saída com largura de pulso diferente. O TCM interpreta este sinal para mediar a velocidade e direção do movimento do veículo.
IMS
O IMS (Interruptor Interno de Modo) – figura 2 – opera de maneira similar a outras transmissões. O IMS diz ao TCM e ao Módulo de Controle do Powertrain Híbrido qual a marcha selecionada, e age também como uma chave de posição P/N, para que o TCM somente libere a partida em uma destas duas posições da alavanca.
O TCM envia uma tensão de 8,3 a 9,3 V também para este interruptor em seus circuitos A,B,C e P. O interruptor é montado internamente no eixo seletor da alavanca de marchas. Quando o eixo seletor gira, os contatos do interruptor IMS abrem ou fecham. Isto gera tanto um sinal alto como um sinal baixo no circuito.
Diferente de outras aplicações, o interruptor de modo da transmissão híbrida 2ML70 possui cinco saídas adicionais. R1, R2, D1, D2 e S. Estas saídas sinalizam ao Módulo de Controle do Powertrain Híbrido qual a direção do movimento do IMS. Esta informação é utilizada para possibilitar a partida do motor em P ou N e controle do motor (veja Tabela 1, na página 80).
Interruptor Interno de Modo (IMS)
Corpo de Válvulas com Solenoides e Módulo de Controle - O Corpo de válvulas é integrado com os solenoides e módulo de controle. É produzido pela BOSCH e funciona como nas transmissões 6L80, 6T70, entre outras. O corpo de válvulas possui seis solenoides de fluxo variável, embora somente cinco sejam utilizados.
• Dois solenoides ON/OFF;
• Quatro interruptores de pressão;
• Um sensor de temperatura do fluido (TFT);
• Dois sensores de temperatura interna do TCM;
• E um TCM, todos montados em um conjunto sem possibilidade de reparo individual.
O TCM é fixado por parafusos ao corpo de válvulas. Deve-se remover o cárter inferior para reparação do conjunto. O TCM integrado ao corpo de válvulas controla as mudanças hidráulicas, pontos de mudança e a sensibilidade de mudanças, de acordo com a utilização da transmissão. (foto 3)
TABELA 1 - PARÂMETRO/CIRCUITO DO IMS |
POSIÇÃO DA ALAVANCA SELETORA |
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Park |
Ré |
Neutro |
Drive |
Manual |
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Condições de operação do interruptor de direção: |
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Ignição ligada, seletora de mudanças na marcha apropriada. |
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DIREÇÃO IMS D1 |
ALTO |
ALTO |
BAIXO |
BAIXO |
BAIXO |
DIREÇÃO IMS D2 |
BAIXO |
BAIXO |