Nesta série de artigos aumente seu conhecimento sobre o conceito, a composição e os procedimentos de programação de imobilizadores automotivos nas diversas linhas em que ele é aplicado. Você sabia que as motocicletas de alta cilindrada possuem o sistema de imobilizador? Confira o que fazer quando é necessário reprogramar o sistema e o transponder da chave.
Ao falarmos dos sistemas de imobilizadores, tenha em mente que o campo é bastante abrangente, sendo encontrado em diversas aplicações do ramo automotivo. Por isso, no primeiro artigo apresentamos de modo geral o conceito de construção do sistema, sua importância, componentes e suas funções. Agora vamos analisar nesta série aplicações específicas e procedimentos práticos de programação. Confira neste artigo os procedimentos envolvendo a linha de motocicletas de alta cilindrada. Como exemplo, vamos utilizar uma motocicleta Honda CB 600F Hornet ano 2013.
As necessidades para se programar uma nova chave em uma moto podem ser as mais diversas. A chave pode ter sido perdida, o transponder pode ter sido danificado, ou ele perdeu sua programação. O transponder é um dispositivo de comunicação eletrônico, que recebe e transmite dados de modo pré-definidos por meio de radiofrequência. Essa informação contém uma senha que é “casada” com a senha do sistema gravada na ECU do motor da motocicleta. Um transponder não recebe alimentação da bateria ou alimentação direta de outro componente. Sua alimentação é obtida pela indução da bobina no interior da antena no cilindro de ignição.
As informações que o transponder emite devem ser confirmadas pela ECU do motor, que possui a informação base para a senha do sistema. Ao ligar a chave na moto, o transponder é energizado através da excitação da antena de leitura no cilindro de ignição (geração de campo magnético na bobina da antena) e a senha é emitida por radiofrequência. A ECU precisa confirmar se a senha informada pelo transponder está correta. A senha correta está armazenada em uma memória interna na ECU e para gravar um novo transponder precisamos coletar a informação da senha da moto nessa memória. Portanto, é necessário primeiro remover a ECU do motor, localizada abaixo da carenagem lateral da moto.
Os equipamentos necessários para a leitura e gravação serão um programador de chaves automotivas, uma pinça de leitura e gravação para acesso da memória, um transponder novo e um “módulo de transponder” que fará a gravação das informações coletadas no transponder virgem. Consultando um “workbook” do equipamento utilizado temos acesso ao checklist de operações e ao passo a passo de procedimentos.
Os módulos de motor dessa linha de motocicletas são bem fechados e vedados para não ter entrada de água ou danos nos componentes. Não existe uma tampa para remover, portanto é necessário cortar a capa plástica no local exato de localização da memória (talvez derretendo com um ferro de soldar) e depois remover com uma espátula pequena o gel protetor até limpar todos os terminais de contato da memória. Vale lembrar que em modelos e anos diferentes dessa motocicleta o local de corte para acesso à memória na placa pode mudar, verifique essa informação no “workbook” de operações do seu equipamento.
Para efetuar a programação temos que levar em bancada o equipamento, o módulo de transponder, a pinça e módulo do motor da moto para as conexões e leituras. Posicionamos o transponder virgem no módulo de transponder e a pinça na memória soic-8 da ECU e prosseguimos com o passo a passo do equipamento.
A memória deste sistema tem o partnumber 93A66 (número de identificação do componente). Ao localizar a memória corretamente, deve-se prestar atenção à contagem dos terminais. Só será possível efetuar a leitura e gravação de um novo transponder se respeitarmos o pino 1 da memória em relação ao pino 1 da pinça de leitura. Após a conexão da pinça e posicionamento do transponder no “módulo de transponder” prosseguimos com o passo a passo do equipamento.
Após iniciar o processo o módulo permite a gravação de uma ou mais chaves, podendo selecionar a quantidade desejada no menu do equipamento. Ao selecionar a quantidade desejada e prosseguir, o equipamento vai obter todas as leituras necessárias da memória via pinça (principalmente a senha do sistema) e transmitir essas informações para o novo transponder no “módulo de transponder”.
Ao final da gravação a codificação está pronta, podendo agora desconectar os equipamentos e inserir o novo transponder na chave com segredo mecânico. É importante também lacrar novamente a ECU do motor com silicone automotivo de alta temperatura em toda a região da memória para proteger o circuito. É possível verificar na motocicleta o sucesso do procedimento através da luz com a sigla H.I.S.S. (Honda Ignition Security System) que se apagará ao ligarmos a ignição e a ECU reconhecer a senha correta emitida pelo novo transponder.