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Nesta matéria, veremos este componente utilizado nos modelos Kadett e Monza da General Motors com injeção eletrônica Delco Multec 700. Este fica localizado embaixo da mesa do distribuidor, sendo basicamente, uma ignição eletrônica, enviando para a UCE os pulsos da bobina que indica o tempo certo para a centelha e os recebe devidamente corrigidos no momento de energizar a bobina de ignição (faísca).
O mesmo possui 8 pinos de ligação elétrica com o sistema de injeção do veículo, onde, a função de cada um destes, os diagramas correspondentes e os dados obtidos com a análise, veremos na sequência da matéria.
Pino módulo HEI Pino UCE Função
+ - - - - Alimentação (linha 15) para a bobina de ignição e módulo HEI
C - - - - Pulso de negativo da bobina de ignição (linha 1)
P - - - - Sinal POSITIVO da bobina impulsora do distribuidor (meia onda +)
N - - - - Sinal NEGATIVO da bobina impulsora do distribuidor (meia onda -)
B D5 Linha para controle de desvio de comando do HEI (By-Pass)
E D4 Pulso de controle de avanço de ignição (Sinal EST ou Electronic Spark Timing).
G B3 Massa de diagnóstico para a UCE (referência de negativo da bateria);
R B5 Sinal de entrada de RPM para a UCE do motor.
Pino B3 da UCE – Linha de massa (sinal de referência baixa)
Ligado ao pino G do módulo HEI, é a linha de diagnóstico da massa de potencia do módulo HEI. A UCE mede a queda de tensão desta linha para determinar eficiência do aterramento para carga de bobina de ignição.
Pino B5 da UCE – Linha de sinal de entrada de RPM
Ligado ao pino R do módulo HEI, é a linha de entrada de rotação do motor. O módulo HEI envia para a UCE um pulso elétrico de 5,00 volts DC (onda quadrada) com uma frequência proporcional a rotação. Para cada 300 RPM = 10 Hz. Assim:
Medições no módulo HEI
Estes testes são mais precisos quando efetuados com o osciloscópio.
HEI UCE Valores de leitura Possíveis defeitos
G B3 Massa de referência da UCE Interrompido.
B D5 Durante a partida: ± 0,00 volts; Testar o módulo HEI.
RPM >450: entre 4,00 e 5,00 volts.
R B5 Ignição ligada: <1,00 volts; Circuito aberto ou Curto à massa;
Motor ligado: ± 2,50 volts ou 30 Hz Curto circuito com 12,00 volts;
na marcha lenta. Fio violeta interrompido;
Módulo HEI com defeito.
E D4 Ignição ligada: < 1,00 volts. Fio azul/verde em curto à massa;
Na marcha lenta: ± 2,50 volts ou 30 Hz. Conector da UCE com defeito;
Na aceleração, a freqüência aumentará. Módulo HEI com defeito.
Relação de defeitos causados pelo módulo HEI
Ao ligar a chave, o eletroinjetor permanece constantemente aberto: Examine se o módulo HEI está enviando pulsos de RPM para a UCE;
Motor sem desempenho e muito quente: Examine a linha de controle de desvio (By-Pass). Na marcha lenta tem que ter > 4,00 volts.
Curto circuito na linha de referência baixa (linha de massa) do pino A do HEI até o pino B3 da UCE: Se este pino for ligado à tensão (12,00 volts DC) poderá haver falta de partida do motor e danos ao módulo HEI;
Tampa do distribuidor racha ou rotor queima: Relutor fora da posição correta (veja as fotos). O rasgo de encaixe do rotor deve estar alinhado com os 2 rebites de fixação da mesa, como na foto correta.
Importância do diagnóstico preciso
O elemento mais importante para essa análise é a produção de um quadro que identifique e relacione entre si os problemas mais relevantes de cada sintoma da falha.
Por isso, é muito importante que o reparador entenda o funcionamento do sistema onde o defeito está envolvido, sem excluir dali os subsistemas auxiliares.Dessa forma, o caminho para o diagnóstico se torna cada vez mais facilitado.
Até a próxima edição, boa leitura e bons estudos!