Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Falha no controle do eletroventilador do radiador em sistemas Magneti Marelli

Falha no controle do eletroventilador do radiador em sistemas Magneti Marelli

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Flávio Xavier
02 de outubro de 2012


Nesta reportagem, vamos identificar falhas de centrais eletrônicas na etapa de controle de eletroventilador do radiador do motor, muito comum em centrais eletrônicas da marca MAGNETI MARELLI.

Ao receber o veiculo para diagnóstico e o cliente reclamar de superaquecimento do motor, analise se há erro de comando do eletroventilador do radiador do motor, onde a 1ª ou 2ª velocidade do eletroventilador do radiador não liga.

Converse com o cliente e procure saber se o motor foi lavado recentemente e se a lâmpada de anomalias do sistema acende. Efetue uma análise com o equipamento de diagnóstico e veja se existem os códigos P0480 ou P0481 gravados na memória da UCE. Se SIM, é possível que tenha ocorrido alguma entrada de água dentro da central eletrônica, pela tampa de respiro do sistema.

Para a certificação de presença de água, abra a UCE do motor

• Examine a presença de água internamente;
• Se SIM, lave a UCE com ÁLCOOL ISOPROPILICO (facilmente encontrado em qualquer casa de produtos eletrônicos);
• Deixe secar em estufa com lâmpada de 60W, ou na falta, deixar secar ao sol pelo menos 2hs;
• Examine se existe alguma corrosão na placa da UCE, principalmente no controlador dos eletroventiladores (foto abaixo);
• Esta corrosão é proveniente da entrada de água através do orifício de respiro da UCE ao lavar o motor;
• Como é sabido, água presente em fio de cobre com corrente elétrica circulando, ocorre oxidação;
• Os pontos mais críticos quanto a falhas são o ponto de aterramento do controlador e a saída para o rele;
• As setas VERMELHAS indicam o ponto de aterramento do controlador;
• Este aterramento vem dos pinos 27 e 28;
• Refaça a solda destes pontos;
• As setas AMARELAS indicam a saída de comando dos reles;
• O pino 40 comanda o rele de BAIXA velocidade do ventilador;
• Meça a RESISTÊNCIA ELÉTRICA do ponto de saída do controlador até o pino 40 da UCE;
• A resistência deve ser MENOR que 2 Ohms;
• O pino 14 comanda o rele de ALTA velocidade do ventilador;
• Meça a RESISTÊNCIA ELÉTRICA do ponto de saída do controlador até o pino 14 da UCE;
• A resistência deve ser MENOR que 2 Ohms;
• Se a resistência for MAIOR que o indicado, pode haver oxidação e possível falha nos terminais de ligação entre os dois lados da placa da UCE do motor;
• Mapa básico de ligação do controlador.
• Passe um fio de um lado ao outro da placa;
• Este fio fará uma ponte entre os 2 lados da placa;
• Refaça a solda entre os 2 lados da placa;
• Isto irá refazer o caminho entre o controlador do radiador e os pinos 14 e 40 da UCE;
• Esta falha é COMUM nas centrais MARELLI 4AFB, 4AVP e 4AFR;
• Após o reparo, feche a UCE do motor corretamente, para evitar a entrada de água;
• Não use SILICONE para a vedação;
• Dê preferência para cola de parabrisa;

Monte a UCE no lugar, faça o teste de atuadores com o equipamento de diagnósticos para verificar a funcionalidade do sistema de a partida e deixe o motor aquecer para ver a resposta do motor quando atingir a temperatura de trabalho e acionamento dos eletroventiladores.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Falhas funcionais e características técnicas do sistema de lubrificação do motor EA111 da Volkswagen
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico técnico do sensor de rotação nos motores EA211 da Volkswagen
Técnicas
Técnicas
Sensor de rotação VW EA111 em diagnóstico avançado com falhas comuns e técnicas de teste