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Quando um veículo chega à oficina com problemas no sistema de ar-condicionado, o primeiro passo técnico é conectar o manômetro para avaliar a pressão do sistema. Se nos deparamos com leituras como as da imagem — cerca de 65 psi na linha de baixa e 120 psi na linha de alta — já é um forte indicativo de falha no desempenho do compressor. Esse comportamento anormal costuma estar associado a problemas mecânicos internos, como: Palhetas danificadas ou abertas; Folga excessiva entre pistão e camisa, gerando ruídos; Defeito na válvula de controle do compressor, seja ela mecânica ou eletromecânica, geralmente comandada pela ECU.
Diagnóstico Confirmado: Válvula Torre Travada por Limalha
Essas partículas, mesmo com a presença de peneiras internas, conseguem circular com o fluido refrigerante pelas galerias do sistema, acumulando-se até travar a válvula, interrompendo seu funcionamento.
Por que a substituição da válvula não é o suficiente? Esse tipo de situação já ocorreu diversas vezes em nossa oficina, especialmente nos primeiros anos em que os compressores passaram a utilizar válvulas torre, como é o caso dos modelos CVC. Analisando os retornos e falhas reincidentes, notamos que, ao contrário de compressores mais antigos como Harrison V5, Sanden e Denso, que raramente apresentavam defeitos na válvula de controle, os novos modelos se mostraram mais suscetíveis ao desgaste precoce. Portanto, trocar apenas a válvula de controle não resolve a raiz do problema. Sem uma análise detalhada, o cliente pode retornar em pouco tempo, agora com a necessidade de substituir o compressor completo — aumentando custos e gerando insatisfação. Boas práticas na oficina: avaliar e prevenir retornos Na nossa rotina técnica, é procedimento padrão desmontar a válvula de controle para inspeção da peneira. Quando encontramos resíduos em excesso, como neste caso, explicamos o quadro ao cliente e recomendamos a substituição do compressor completo, para garantir o desempenho e evitar novos problemas. Caso real: Ford EcoSport 1.5 automático com compressor comprometido
limpeza da tubulação e montagem final
Teste final: temperaturas dentro do esperado
Dica Técnica: Avalie sempre a válvula antes de substituir o compressor Nunca troque um compressor ou válvula sem antes fazer a inspeção da peneira e identificar a presença de limalhas. Isso evita diagnósticos equivocados, retrabalho e custos desnecessários. A avaliação preventiva da válvula de controle é uma das melhores formas de preservar a confiança do cliente e garantir a longevidade do serviço. Atenção à carga correta de fluido refrigerante Uma observação essencial: a quantidade de fluido refrigerante R134a varia de acordo com o tipo de transmissão do veículo. Veja abaixo: Motor 1.5 com transmissão manual: 0,570 kg Motor 1.5 com transmissão automática: 0,470 kg