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  5. Entendendo a construção e seleção de bronzinas para motores de alto desempenho

Entendendo a construção e seleção de bronzinas para motores de alto desempenho

Iniciamos uma sequência de aulas sobre bronzinas, nas quais temos vários projetos e combinações de materiais para se adequar a motores cada vez mais

Pedro Luiz Scopino
11 de julho de 2024


Parte dos itens que mais têm contato entre partes móveis e fixas do motor, temos vários tipos e aplicações de bronzinas nos motores. 

As bronzinas são utilizadas para reduzirem o atrito e servir de apoio e guia para as peças giratórias.


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O desenvolvimento das bronzinas está estreitamente ligado ao desenvolvimento dos motores.Necessidades complexas, cargas elevadas, baixo desgaste e atrito dos eixos virabrequim, bielas, tuchos e o eixo comando, exigem, por norma, a utilização de materiais adaptados aos projetos de desenvolvimento dos motores.Entretanto, a variedade de combinações de materiais permite ao construtor escolher a versão da bronzina mais indicada para a aplicação. São várias combinações e de gerações com materiais e aplicações diferentes. 


Construção das bronzinas 


De acordo com a norma DIN 50282, sobreo comportamento tribológico dos materiais deslizantes metálicos; o comportamento tribológico de um material deslizante pode ser caracterizado por termos como comportamento na rodagem, incrustabilidade, comportamento em modo de emergência, resistência ao desgaste e capacidade de adaptação. Consequentemente, os requisitos da bronzina são decisivos para a seleção do material.Existe a subdivisão em duas famílias de material deslizante diferentes: 

Bronzinas com bimetais ou bimetálicas


• Materiais compostos em aço-alumínio  

As bronzinas bimetais são compostas pela base em aço, pela camada intermédia em alumínio puro e pelo material da bronzina que serve de revestimento. Na maioria dos casos é selecionada como material uma liga de alumínio com aditivos de estanho, cobre e silício. 


Bronzinas com trimetais ou trimetálicas 


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