O desempenho e o conforto de um veículo são requisitos que definem o seu sucesso e em muitos casos o conforto é o elemento que faz o cliente optar pela compra de determinado modelo de carro.
Podemos dividir o carro para mostrar como são instalados os componentes do sistema de climatização que envolve a ventilação na temperatura natural, aquecida e resfriada. (Fig.1)
A linha verde pontilhada indica a divisão dos compartimentos onde os componentes ficam instalados do lado de dentro do carro e os que estão no compartimento do motor.
Compartimento do motor:
* Compressor;
* Condensador;
* Motor e ventilador;
* Filtro secador.
Dentro do carro:
* Aquecedor;
* Evaporador;
* Motor da ventilação.
O filtro do ar-condicionado pode estar dentro do carro e em alguns modelos, ele pode estar no compartimento do motor na entrada de ar para a ventilação interna, como exemplo do VW Golf3. (Fig.2)
Assim parece fácil acessar esses componentes mas na prática isso muda completamente, pois os fabricantes buscam fazer as instalações em espaços que dificultam muito o acesso para a manutenção tanto na parte interna quanto no compartimento do motor.
O que causa maior trabalho e preocupação é a remoção do painel de instrumentos para substituir um componente como o evaporador e aqui já fica uma dica que pode salvar seu dia: nunca instale um componente sem fazer o teste de estanqueidade, pois imagine instalar o novo evaporador e depois de tudo montado e inclusive o painel e você descobre que tem um vazamento na peça nova. Isso vale para todos componentes como tubos, mangueiras, aquecedor e compressor. (Fig.3) (Fig.4)
O compressor do ar-condicionado quando está instalado na parte superior do motor, (Fig.5) facilita muito a remoção e instalação, mas temos alguns modelos que ficam na parte de baixo do motor e o acesso só é possível por baixo. (Fig.6)
A maioria das oficinas especializadas em ar-condicionado não tem elevador e faz falta para os serviços realizados por baixo do carro. A alegação é que a maioria dos serviços são feitos na parte de cima do motor e o elevador é um investimento “elevado”.
Uma forma de melhorar o entendimento com os clientes é mostrar como é trabalhoso acessar uma peça que está atrás do painel e assim poder justificar o valor que será cobrado pela execução do serviço.