Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Direção eletro-hidráulica do Volkswagen Polo: Funcionamento e dicas para o reparador

Direção eletro-hidráulica do Volkswagen Polo: Funcionamento e dicas para o reparador

A matéria deste mês abordará as dificuldades encontradas pelos técnicos e mecânicos que atuam com reparos neste sistema do veículo da montadora alemã

Valter Ramos Avelino
12 de junho de 2014

O mecanismo de direção Eletro-Hidráulico (HEPS) consiste em uma Bomba Elétrica com reservatório acoplado, uma mangueira de pressão, uma mangueira de retorno, um captor de ângulo e o mecanismo de direção.

Como pode ser observado ao lado, esse modelo de sistema de direção foi montado no veículo Polo fabricado entre abril/2002 a Agosto/2004 (FOTO 1). Com este trabalho tenho objetivo de informar aos Técnicos e Mecânicos os principais defeitos que esse sistema pode apresentar e os caminhos para solucioná-los.

Foto 1

Para ser claro e conciso, foram elaboradas algumas perguntas e respostas englobando esse sistema de direção.

SISTEMA HEPS (HYDRAULIC ELETRIC POWER SYSTEM) SISTEMA HPS (HYDRAULIC POWER  SYSTEM)

1) Quais os principais problemas encontrados pelos Técnicos e Mecânicos?

R: Por ser um sistema importado, a procura de peças para reposição torna-se um grande pesadelo para os mecânicos, pois esse sistema de direção foi montado somente para os modelos lançados entre abril/2002 a agosto/2004.

Por ter a mesma plataforma, o sistema de direção produzido pela TRW Espanha é uma opção para atender a necessidade do mercado, porém o custo para obter um conjunto é consideravelmente alto.

As opções encontradas pelos Técnicos e Mecânicos é conseguir no mercado paralelo peças de reposição para conserto desse sistema ou substituir o sistema HEPS pelo sistema HPS.

2) Quando apresenta barulho o que deve ser feito? (FOTO 2)

R: Visando o conforto do motorista, esse projeto foi desenvolvido com uma carga de mola de 160N, essa carga é considerada muito baixa para o mercado Brasil devido à qualidade das estradas.

A figura 2 mostra com detalhe a região onde acontece o ruído. A mola trabalha como um amortecedor dentro do conjunto Yoke, essa mola possui uma carga muito baixa e não tem força suficiente para absorver os impactos gerados pelas imperfeições da pista, paralelepípedos, buracos, ondulações etc..., gerando o barulho dentro desse conjunto.

Com o passar do tempo, a cremalheira começa a apresentar desgastes na região central do dentado, quando isso acontece é necessário fazer a desmontagem do conjunto para substituição da cremalheira e também do conjunto bujão e ajuste.

Foto 2

3) É necessário efetuar a desmontagem da direção inteira para fazer o retrabalho? (FOTO 3)

R: Não é necessário fazer a desmontagem completa da direção, como a reclamação do cliente é ruído (batidas), é necessário efetuar a desmontagem somente da parte de baixo da direção, não é necessário fazer a desmontagem da válvula. Como você pode observar, a válvula desse sistema de direção possui um disco magnético preso ao cartucho, esse disco é responsável por captar a o sinal de giro do volante para o LE ou LD, esse sinal é detectado pelo captor de ângulo que fica fixado na válvula.

Ao efetua a desmontagem dessa válvula, é necessário ter alguns cuidados tais como:

1) Retirar o disco de forma homogênea da árvore de entrada.

2) Cuidado para não quebrar o imã que fica em toda a circunferência do disco

Foto 3

Após a troca de componentes, retentores e rolamentos, é necessário colocar o disco magnético na mesma posição que estava anteriormente. Esse disco não pode ser fixado fora da posição original e também não pode apresentar trinca ou quebra. Ao ser montado nessas condições a direção ficará pesada. Esse peso é esporádico e pode ser percebido pelo condutor ao girar para a Esquerda e para a Direita (FOTO 4).

Esses componentes são iguais aos mecanismos de direção NPS tais como VW Novo Gol, Fox e Polo NPS o que muda é somente a válvula.

4) O cliente está reclamando que a direção esta pesada de forma esporádica ao girar o volante para a esquerda e para a direita. Como pode diagnosticar essa falha?

R: Existem três pontos que podem ser verificados para diagnosticar essa falha. São eles:

1) O Primeiro ponto a ser verificado é o cabo terra, o mesmo é fixado na carroceria do veículo. Se estiver com falha na fixação a direção poderá ficar completamente dura ou com peso esporádico;

Foto 4

2) O segundo ponto é o cabo que fica fixado na placa fusível que fica sob a bateria. Uma falha da fixação ou uma ruptura desse fusível, e a direção apresentará um peso esporádico ou completamente dura (FOTO 5);

3) O terceiro ponto a ser verificado é o disco magnético que fica fixado na válvula.

Quebra, trinca ou posicionamento inadequado poderá apresentar os mesmos problemas citados nos itens 1 e 2.

Espero que o material que nós produzimos seja de grande valia ao reparador independente, pois com o mercado oferecendo poucas informações técnicas, temos enfrentado um desafio significativo para executarmos reparos adequados nos veículos nas rotinas de nossas oficinas.

Com nossa colaboração, segue nossa experiência com o reparo destes sistemas e, compartilhando com os demais reparadores, conseguiremos firmar ainda mais nossa comunidade e fazer nossa classe ainda mais unida para conseguir atingir a meta de um dia, quem sabe, recebermos materiais direto das mãos dos fabricantes.

Foto 5

Linha do Tempo

Obrigado pela leitura e até a próxima!

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Falhas funcionais e características técnicas do sistema de lubrificação do motor EA111 da Volkswagen
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico técnico do sensor de rotação nos motores EA211 da Volkswagen
Técnicas
Técnicas
Sensor de rotação VW EA111 em diagnóstico avançado com falhas comuns e técnicas de teste