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Hoje, aproximadamente 10% da frota já possui câmbio automático. Assim, caso você não tenha ainda estudado este complexo mecanismo, esta matéria vai lhe auxiliar a fornecer orientações básicas
Existem várias ações que o seu cliente pode adotar para manter a transmissão automática do veículo rodando anos a fio sem problemas. Algumas destas ações envolvem manutenção preventiva; outras envolvem mudança dos hábitos de direção. Acompanhe as dicas que serão úteis informar ao proprietário do carro durante a manutenção preventiva: |
1. Indique que verifique o fluido da transmissão regularmente.
No Brasil, temos uma condição um pouco diferente de manutenção, se comparado a outros países que utilizam veículos com transmissão automática. A maioria dos usuários hoje migraram de um automóvel com câmbio mecânico, e, portanto, como este tipo de transmissão não exige maiores cuidados de lubrificação, os proprietários pensam erradamente que o veículo com transmissão automática também é assim.
É necessário verificar regularmente o nível e a condição do fluido, pois como ele exerce várias funções no câmbio automático, tem vida útil limitada e deve ser substituído regularmente, diferentemente do fluido da transmissão mecânica.
Poucas coisas reduzem a eficiência e longevidade da transmissão mais do que um fluido deteriorado ou com nível baixo. Se o veículo possui vareta de verificação de nível, verifique o nível da transmissão pelo menos uma vez por mês. Peça para que seu cliente fique atento também a vazamentos no piso da garagem.
2. Indique manutenção periódica na transmissão.
A troca regular do fluido e do filtro pode aumentar em muito a vida útil da transmissão. De fato, é o procedimento com a relação custo benefício mais efetivo disponível. Como sabemos, o fluido em uma caixa automática executa várias funções tais como lubrificar, limpar, transferir calor, vedar, transferir força e, portanto, diferentemente de uma transmissão manual, onde praticamente ele só lubrifica, necessita de troca regular, pois se deteriora após certo tempo de uso.
3. Instale um filtro adicional na linha de arrefecimento.
Enquanto o filtro interno da transmissão usualmente realiza um bom trabalho de remover a sujeira e partículas provenientes do trabalho da transmissão, um filtro extra na linha de arrefecimento é uma ótima maneira de se certificar de remover todas as partículas abrasivas que possam danificar a transmissão.
4. Indique que verifique a pressão dos pneus.
Acredite ou não, a pressão baixa dos pneus pode roubar quilômetros do tanque de combustível, seus pneus e a transmissão. A carga extra, causada pela baixa pressão dos pneus pode encurtar seriamente a vida de sua transmissão. Sugira que o cliente verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez ao mês.
5. A causa mais comum de falhas em uma transmissão automática é o calor.
• Podemos tirar mais quilômetros de um câmbio reduzindo o calor que é gerado durante a operação normal dela. Aqui seguem algumas dicas que o seu cliente pode seguir para reduzir o calor:
• Evitar saídas violentas – Acelerações fortes criam um monte de atrito na transmissão. Sugira que é preciso pisar leve no acelerador, e a transmissão durará mais.
• Ajudar as mudanças – Muito do atrito e desgaste na transmissão ocorrem durante as mudanças.
Então, um pouquinho antes dela ocorrer, o proprietário deve aliviar o pé do acelerador só um pouquinho. Isto reduzirá a carga sobre as embreagens e freios internos, e eliminará muito do atrito durante a mudança de marcha.
• Manter o sistema de arrefecimento em boa forma – O radiador do veículo também retira o calor da transmissão. Danos pelo calor poderão ocorrer na transmissão muito antes do motor apresentar superaquecimento.
Assim, uma manutenção preventiva no sistema de arrefecimento do carro poderá auxiliar a transmissão a funcionar mais fria, e durar mais...
• Instalar um radiador auxiliar – Se o seu cliente viaja regularmente enfrentando temperaturas extremamente altas ou carregando muito peso em seu carro ou pick-up, um radiador auxiliar da transmissão é uma boa maneira de reduzir o calor gerado e adicionar anos à vida da transmissão automática.