Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Quero relatar alguns defeitos intrigantes apresentados nos veículos Fiat Strada fabricados entre os anos 2000 e 2003 com motor Fiasa 1.5. Esse modelo era equipado com o sistema de injeção Magneti Marelli IAW 1G7 com conector de diagnóstico na caixa interna de fusíveis e relé.
Defeito:
1. Luz da temperatura acesa constantemente e o ponteiro da temperatura alto no painel de instrumentos.
Monitorando a temperatura com scanner, entretanto, nota-se que a temperatura se altera com precisão e o eletro-ventilador aciona normalmente dentro da faixa de funcionamento.
O sensor de temperatura, que possui um conector de três pinos, é substituído para teste, mas nenhuma alteração ocorre. Não é constatada nenhuma anormalidade após a realização dos testes de continuidade, alimentação e aterramento por todo o circuito e, mesmo com a troca do painel de instrumentos, o defeito permanece.
2. Outro sintoma muito comum é o acendimento da luz de óleo no painel de instrumentos.
Muitas vezes, a solução é conectar o scanner e executar o reset da memória da central eletrônica e do painel de instrumentos, quando há códigos de falhas memorizados, para que a luz se apague.
Nesse veículo e nesse caso, não houve resultado positivo com scanner, mesmo substituindo o interruptor de óleo, óleo do motor, o filtro de óleo e reforçando os pontos de aterramento.
Monitorando a pressão do óleo com manômetro com o motor em temperatura normal e depois de ligar o eletroventilador por diversas vezes , concluiu que a pressão estava correta. Ainda assim, substituiu a bomba de óleo e também o painel de instrumentos, mas o defeito continuou.
Causa:
Defeito no Conversor CAN.
Uma infiltração interna de água por trinca na carcaça do Conversor CAN pode causar curto-circuito, queimando o componente.
Muitas vezes, também apresenta defeitos por oxidação ou mal contato nos terminais de conexão do Conversor CAN.
Solução:
Para solucionar o problema, é necessário substituir o conversor CAN e remover a oxidação dos terminais do conector. Se necessário, os próprios terminais deverão ser substituídos se houver mal contato.
Observação:
O conversor CAN se trata de um conversor analógico/digital e tem como função converter o sinal anlógico da temperatura do motor em sinal digital para que a rede CAN do veículo possa utilizar a informação.
Esse conversor se assemelha muito a um relé duplo utilizado nas injeções IAW 1G7 e IAW 1ABG, o que acaba dificultando o diagnóstico de muitos reparadores de automóveis. Então, que fique bem claro: não se trata de um relé duplo, e sim de um conversor CAN.
Outros detalhes que ajudam a identificar e diferenciar o relé duplo do conversor CAN é a localização e a coloração dos componentes:
Conversor
CAN
Está localizado e fixado no suporte (caixa) da bateria, acima do câmbio, conforme figuras.
Relé Duplo
Está fixado sempre no painel corta fogo do veículo, localização padronizada pelo fabricante.
Espero ter ajudado com essas informações.