Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Defeito intrigante: Veículos atingidos: VW Gol, Parati e Kombi com motorização 1.0 8/16 V e 1.6 com sistema Bosch: MP 9.0. e Marelli: IAW 1AVS

Defeito intrigante: Veículos atingidos: VW Gol, Parati e Kombi com motorização 1.0 8/16 V e 1.6 com sistema Bosch: MP 9.0. e Marelli: IAW 1AVS

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Marcos Scarpa
18 de janeiro de 2012
DEFEITO:

Oscilação brusca na marcha lenta após manutenção, revisão ou troca de alguns componentes eletrônicos como, corpo borboleta (TBI), distribuidor de ignição, bateria ou Central de Injeção Eletrônica.

DICA:

Muitos veículos citados acima quando realizamos a manutenção não apresenta este tipo de defeito, isto é, aceita o ajuste básico pelo scanner e funciona normalmente. Mas sempre aparecem alguns veículos na oficina que nos faz perder muito tempo técnico para ajustar o funcionamento correto até terminar o serviço.

Após a substituição dos componentes eletrônicos ou outros componentes que venham apresentar este o tipo de feito e não consegue ajustar o controle da marcha lenta através de equipamento eletrônico (scanner), recomenda-se um procedimento para ajuste básico manualmente (sem scanner).

PROCEDIMENTOS:

1 – Aquecer o motor até disparar o eletro ventilador por 2 vezes, não há problema se está oscilando a marcha lenta;

2 – Rastrear o sistema com scanner, resetar todos os códigos de falhas memorizados e resetar parâmetros auto-adaptativo (quando disponível);

3 – Desligar (romper) a alimentação da Central de Injeção Eletrônica (negativo da bateria, fusíveis ou conector da Central) por 10 minutos;

4 – Após 10 minutos, alimentar novamente a Central de Injeção, ligar o motor e aguardar seu aquecimento até acionar novamente o eletro ventilador por 2 vezes;

5 – Acelerar o motor em 3.000 RPM por 30 segundos;

6 – Após 30 segundos deixar estabilizar a marcha lenta por 1 minuto (não tem problema se a marcha lenta está oscilando);

7 – Fazer 10 vezes os itens 5 e 6;

8 – Após o item 7, ligar o farol alto e deixar funcionando na marcha lenta por 40 minutos;

9 – Após 40 minutos procedimentos ok.

OBSERVAÇÃO:

Antes de realizar o procedimento verifique o sincronismo da correia dentada, ajuste correto do cabo do acelerador e ajuste o ponto de ignição (distribuidor) em 6 graus.

Ao deixar o motor funcionando na marcha lenta com farol alto ligado por 40 minutos, instale o scanner em leitura (modo contínuo) e acompanhe e veja os parâmetros se enquadrar novamente com as configurações originais.

Próximo mês voltaremos a comentar as falhas de difícil diagnóstico e referentes a linha VW, grande abraço.

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico avançado do sistema ABS e suas falhas mais comuns
Técnicas
Técnicas
Turbina dos motores CSS Prime 1.0 Turbo: Sintomas de Desgaste e Boas Práticas na Manutenção
Técnicas
Técnicas
Falha na Bomba de Vácuo dos motores 1.0 turbo GM: Risco Real de Perda de Freio por Contaminação da Correia