Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Defeito intrigante: Veículos atingidos: VW Gol, Parati e Kombi com motorização 1.0 8/16 V e 1.6 com sistema Bosch: MP 9.0. e Marelli: IAW 1AVS

Defeito intrigante: Veículos atingidos: VW Gol, Parati e Kombi com motorização 1.0 8/16 V e 1.6 com sistema Bosch: MP 9.0. e Marelli: IAW 1AVS

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Marcos Scarpa
18 de janeiro de 2012
DEFEITO:

Oscilação brusca na marcha lenta após manutenção, revisão ou troca de alguns componentes eletrônicos como, corpo borboleta (TBI), distribuidor de ignição, bateria ou Central de Injeção Eletrônica.

DICA:

Muitos veículos citados acima quando realizamos a manutenção não apresenta este tipo de defeito, isto é, aceita o ajuste básico pelo scanner e funciona normalmente. Mas sempre aparecem alguns veículos na oficina que nos faz perder muito tempo técnico para ajustar o funcionamento correto até terminar o serviço.

Após a substituição dos componentes eletrônicos ou outros componentes que venham apresentar este o tipo de feito e não consegue ajustar o controle da marcha lenta através de equipamento eletrônico (scanner), recomenda-se um procedimento para ajuste básico manualmente (sem scanner).

PROCEDIMENTOS:

1 – Aquecer o motor até disparar o eletro ventilador por 2 vezes, não há problema se está oscilando a marcha lenta;

2 – Rastrear o sistema com scanner, resetar todos os códigos de falhas memorizados e resetar parâmetros auto-adaptativo (quando disponível);

3 – Desligar (romper) a alimentação da Central de Injeção Eletrônica (negativo da bateria, fusíveis ou conector da Central) por 10 minutos;

4 – Após 10 minutos, alimentar novamente a Central de Injeção, ligar o motor e aguardar seu aquecimento até acionar novamente o eletro ventilador por 2 vezes;

5 – Acelerar o motor em 3.000 RPM por 30 segundos;

6 – Após 30 segundos deixar estabilizar a marcha lenta por 1 minuto (não tem problema se a marcha lenta está oscilando);

7 – Fazer 10 vezes os itens 5 e 6;

8 – Após o item 7, ligar o farol alto e deixar funcionando na marcha lenta por 40 minutos;

9 – Após 40 minutos procedimentos ok.

OBSERVAÇÃO:

Antes de realizar o procedimento verifique o sincronismo da correia dentada, ajuste correto do cabo do acelerador e ajuste o ponto de ignição (distribuidor) em 6 graus.

Ao deixar o motor funcionando na marcha lenta com farol alto ligado por 40 minutos, instale o scanner em leitura (modo contínuo) e acompanhe e veja os parâmetros se enquadrar novamente com as configurações originais.

Próximo mês voltaremos a comentar as falhas de difícil diagnóstico e referentes a linha VW, grande abraço.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico técnico do sensor de rotação nos motores EA211 da Volkswagen
Técnicas
Técnicas
Sensor de rotação VW EA111 em diagnóstico avançado com falhas comuns e técnicas de teste
Técnicas
Técnicas
A Evolução das Normas de Lubrificantes: Entendendo as Diferenças e a Importância das Homologações de Fabricante