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  5. Defeito Intrigante: Motor Chevrolet funciona por 10 minutos, apaga e não pega mais

Defeito Intrigante: Motor Chevrolet funciona por 10 minutos, apaga e não pega mais

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Marcos Scarpa
13 de novembro de 2012

Nesta matéria relataremos defeitos que ocorrem em veículos GM que utilizam sistema eletrônico do motor Multec e GM Omega 2.0 com Sistema Bosch - Quad Driver – U8 e Quad Driver. Este defeito já está presente desde 1995, nos veículos GM de 1994 a 1997

Inicialmente eu quero relatar um defeito que ocorre no sistema Multec nos veículos Blazer, S-10, Corsa, Pick-up Corsa, etc. Muitas vezes acende a luz de anomalias da injeção no painel e não apresenta falha no motor, mas a luz fica acesa constantemente. Diagnosticando o sistema com scanner automotivo, apresenta códigos de falhas 93 e 94. Descrição dos dois códigos:

§ Código 93 = Falha no circuito “Quad Driver – U8”

§ Código 94 = Falha no circuito “Quad Driver – U9”

Quando apresenta o defeito com esses códigos de falhas, limita o reparador automotivo na manutenção por falta de informações e descrições dos códigos, forçando o profissional trocar peças desnecessariamente. É interessante e de muita importância que você reparador arquive essas informações, porque com o tempo, acabamos esquecendo.


§ Código 93 = Falha no circuito “Quad Driver – U8”:

o O módulo QDM (Quad Driver – U8) é um circuito integrado de controle de saídas presente na Central Eletrônica e não é possível de reparos.

o Os circuitos controlados pelo QDM (Quad Driver – U8) são:

§ Solenoide da válvula EGR ou Solenoide do cânister;

§ Lâmpada de advertência (anomalias) injeção;

§ Sinal do tacômetro (conta-giros).

Possíveis causas e reparos nesses três itens:

§ Solenoide da válvula EGR ou Solenoide do cânister;

o Mangueira de vácuo da válvula EGR ou da eletroválvula de gerenciamento danificada (furada ou obstruída);

o Conexão elétrica da eletroválvula de gerenciamento ou mau contato (oxidação);

o Sujeira no êmbolo da eletroválvula de gerenciamento, impedindo o movimento do mesmo;

o Válvula EGR danificada (diafragma furado ou válvula travada);

o Excesso de sujeira na tubulação da EGR.

OBS: Veículos equipados com sistema eletrônico do cânister ficam caracterizados também reparos relacionados com o código 93.

 

§ Lâmpada de advertência (anomalias) injeção:

o Irregularidade no funcionamento da lâmpada de anomalias;

o Verificar se ao ligar a ignição, a lâmpada acende;

o Verificar se quando é dada a partida a lâmpada apaga.

 

§ Sinal do tacômetro.

o Mau funcionamento do tacômetro (conta-giros);

o Verificar se há pulsos no pino C2 da Central com o motor funcionando.

Nota: Os defeitos mais comuns apresentados no circuito do QDM U8 são: mau contato e fios interrompidos no circuito da eletroválvula da EGR

§ Código 94 = Falha no circuito “Quad Driver – U9”:

o O módulo QDM (Quad Driver – U9) “controlador quadruplo” é um circuito eletrônico existente na Central Eletrônica, utilizado para ligar ou desligar alguns componentes.

o O circuito QDM (Quad Driver – U9) controla:

§ Relé do ar condicionado;

§ Relé do eletroventilador “velocidade baixa”;

§ Relé do eletroventilador “velocidade alta”.

Nota: Os defeitos mais comuns apresentado no circuito QDM U9 são: mau contato no eletroventilador e circuito elétrico do relé do ar condicionado.

Quero relatar também um defeito intrigante apresentado no GM Omega 2.0 MPFI 92/94 a gasolina.

Motor funciona e de repente apaga e não pega mais. Quando apresenta o defeito, nota-se que tem pulsos nos bicos injetores e não faísca nas velas. Sempre quando apresenta este tipo de defeito, o reparador até faz o serviço na sequência correta, mas sem resultado positivo. Analise os componentes trocados, pela lógica:

  • Sensor de rotação (apesar de que tinha pulsos nos bicos injetores);
  • Bobina de ignição (três bobinas na caixa);
  • Relé duplo (principal e bomba de combustível);
  • Medidor de fluxo de ar;
  • Sensor de posição da borboleta (TPS);
  • Todos os pontos de aterramentos e se a bateria foi trocada;
  • Chicote completo da injeção e ignição;
  • Módulo da injeção (dois módulos);
  • Substituição de todo conjunto de exaustão (catalisador, abafador e escapamento);
  • O cárter foi retirado e a roda fônica foi analisada quanto à carbonização e fixação solta.

Para complicar, quando o motor funciona, após 10 minutos apaga e não pega mais. Depois de um tempo (após 2 horas), é possível dar partida e o motor pega.

A lógica do raciocínio dos reparadores está correta no diagnóstico, a falha está no esquema elétrico do sistema de injeção eletrônica.

Quase todos os veículos que contêm conta-giros, este é controlado por um pino da Central Eletrônica da Injeção. Este veículo dispõe de conta-giros e não consta nenhum pino da Central para controle. É interessante que o Omega 2.0 a álcool já conta com um pino da Central para controle do conta-giros. Fica a pergunta, se não tem pino da Central eletrônica que controla o conta-giros, quem controla se não ilustra pelo esquema elétrico da injeção?

O defeito está no painel de instrumentos (curto no conta-giros), só identifiquei a causa do problema quando retirei e desliguei o painel de instrumentos. O conta-giros é controlado pelo sinal da bobina, não consta nos esquemas elétricos, mas tem um conector (macho e fêmea) no chicote da injeção eletrônica ligando o conta-giros com o sinal da bobina. Realmente assim fica muito difícil no diagnóstico.

Espero ter colaborado com essa informação no dia a dia das oficinas, agradecemos pelo carinho e respeito com que o reparador tem nos recebido em seu local de trabalho, obrigado por nos prestigiar com nossos treinamentos e o manual eletrônico de pesquisas. No próximo mês voltarei a comentar mais falhas intrigantes, um grande abraço a todos.

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