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Nesta matéria relataremos defeitos que ocorrem em veículos GM que utilizam sistema eletrônico do motor Multec e GM Omega 2.0 com Sistema Bosch - Quad Driver – U8 e Quad Driver. Este defeito já está presente desde 1995, nos veículos GM de 1994 a 1997
Inicialmente eu quero relatar um defeito que ocorre no sistema Multec nos veículos Blazer, S-10, Corsa, Pick-up Corsa, etc. Muitas vezes acende a luz de anomalias da injeção no painel e não apresenta falha no motor, mas a luz fica acesa constantemente. Diagnosticando o sistema com scanner automotivo, apresenta códigos de falhas 93 e 94. Descrição dos dois códigos:
§ Código 93 = Falha no circuito “Quad Driver – U8”
§ Código 94 = Falha no circuito “Quad Driver – U9”
Quando apresenta o defeito com esses códigos de falhas, limita o reparador automotivo na manutenção por falta de informações e descrições dos códigos, forçando o profissional trocar peças desnecessariamente. É interessante e de muita importância que você reparador arquive essas informações, porque com o tempo, acabamos esquecendo.
§ Código 93 = Falha no circuito “Quad Driver – U8”:
o O módulo QDM (Quad Driver – U8) é um circuito integrado de controle de saídas presente na Central Eletrônica e não é possível de reparos.
o Os circuitos controlados pelo QDM (Quad Driver – U8) são:
§ Solenoide da válvula EGR ou Solenoide do cânister;
§ Lâmpada de advertência (anomalias) injeção;
§ Sinal do tacômetro (conta-giros).
Possíveis causas e reparos nesses três itens:
§ Solenoide da válvula EGR ou Solenoide do cânister;
o Mangueira de vácuo da válvula EGR ou da eletroválvula de gerenciamento danificada (furada ou obstruída);
o Conexão elétrica da eletroválvula de gerenciamento ou mau contato (oxidação);
o Sujeira no êmbolo da eletroválvula de gerenciamento, impedindo o movimento do mesmo;
o Válvula EGR danificada (diafragma furado ou válvula travada);
o Excesso de sujeira na tubulação da EGR.
OBS: Veículos equipados com sistema eletrônico do cânister ficam caracterizados também reparos relacionados com o código 93.
§ Lâmpada de advertência (anomalias) injeção:
o Irregularidade no funcionamento da lâmpada de anomalias;
o Verificar se ao ligar a ignição, a lâmpada acende;
o Verificar se quando é dada a partida a lâmpada apaga.
§ Sinal do tacômetro.
o Mau funcionamento do tacômetro (conta-giros);
o Verificar se há pulsos no pino C2 da Central com o motor funcionando.
Nota: Os defeitos mais comuns apresentados no circuito do QDM U8 são: mau contato e fios interrompidos no circuito da eletroválvula da EGR
§ Código 94 = Falha no circuito “Quad Driver – U9”:
o O módulo QDM (Quad Driver – U9) “controlador quadruplo” é um circuito eletrônico existente na Central Eletrônica, utilizado para ligar ou desligar alguns componentes.
o O circuito QDM (Quad Driver – U9) controla:
§ Relé do ar condicionado;
§ Relé do eletroventilador “velocidade baixa”;
§ Relé do eletroventilador “velocidade alta”.
Nota: Os defeitos mais comuns apresentado no circuito QDM U9 são: mau contato no eletroventilador e circuito elétrico do relé do ar condicionado.
Quero relatar também um defeito intrigante apresentado no GM Omega 2.0 MPFI 92/94 a gasolina.
Motor funciona e de repente apaga e não pega mais. Quando apresenta o defeito, nota-se que tem pulsos nos bicos injetores e não faísca nas velas. Sempre quando apresenta este tipo de defeito, o reparador até faz o serviço na sequência correta, mas sem resultado positivo. Analise os componentes trocados, pela lógica:
Para complicar, quando o motor funciona, após 10 minutos apaga e não pega mais. Depois de um tempo (após 2 horas), é possível dar partida e o motor pega.
A lógica do raciocínio dos reparadores está correta no diagnóstico, a falha está no esquema elétrico do sistema de injeção eletrônica.
Quase todos os veículos que contêm conta-giros, este é controlado por um pino da Central Eletrônica da Injeção. Este veículo dispõe de conta-giros e não consta nenhum pino da Central para controle. É interessante que o Omega 2.0 a álcool já conta com um pino da Central para controle do conta-giros. Fica a pergunta, se não tem pino da Central eletrônica que controla o conta-giros, quem controla se não ilustra pelo esquema elétrico da injeção?
O defeito está no painel de instrumentos (curto no conta-giros), só identifiquei a causa do problema quando retirei e desliguei o painel de instrumentos. O conta-giros é controlado pelo sinal da bobina, não consta nos esquemas elétricos, mas tem um conector (macho e fêmea) no chicote da injeção eletrônica ligando o conta-giros com o sinal da bobina. Realmente assim fica muito difícil no diagnóstico.
Espero ter colaborado com essa informação no dia a dia das oficinas, agradecemos pelo carinho e respeito com que o reparador tem nos recebido em seu local de trabalho, obrigado por nos prestigiar com nossos treinamentos e o manual eletrônico de pesquisas. No próximo mês voltarei a comentar mais falhas intrigantes, um grande abraço a todos.