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  5. Como Diagnosticar Problemas em Sensores do Sistema ADAS

Como Diagnosticar Problemas em Sensores do Sistema ADAS

Passos práticos para identificar falhas, interpretar códigos de erro e garantir o funcionamento correto dos sensores de assistência avançada ao condutor

Victor Pedrão
01 de agosto de 2025

O ADAS (Advanced Driver Assistance Systems – Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) é o conjunto de tecnologias que ajuda o motorista a dirigir com mais segurança. Ele inclui funções como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, detector de ponto cego e sensores de estacionamento. Tudo isso depende de sensores funcionando perfeitamente. Se der problema neles, o sistema falha — e o cliente volta na oficina.



Etapas para diagnóstico prático

1. Verificação visual simples:

·         Trincas no para-brisa na região da câmera frontal

·         Sujeira, lama, adesivos ou tintas tampando sensores

·         Para-choques desalinhados ou amassados

·         Conectores frouxos ou oxidados

2. Usar scanner automotivo:

·         Códigos de falha específicos

·         Status de calibração

·         Leitura de sinal em tempo real (live data)

3. Verificar necessidade de recalibração:

·         Troca de para-brisa

·         Reparo de suspensão, alinhamento ou chassi

·         Troca do sensor

4. Testar os sensores individualmente:

·         Radar: Teste com live data, aproxime objeto metálico

·         Câmera frontal: Teste em pista reta com faixa visível

·         Ultrassônicos: Encoste objeto e verifique resposta

Dicas de ouro do mecânico raiz

·         Nunca pinte, envernize ou cubra sensores

·         Evite bater martelo no para-choque com radar

·         Troca de componentes com câmera exige calibração

·         Sempre teste chicotes antes de trocar peças

Resumo Rápido: Checklist de Diagnóstico

·         Conferir trincas e sujeira nos sensores

·         Verificar alinhamento do para-choque

·         Ler os códigos de erro via scanner

·         Testar leitura ao vivo dos sensores

·         Confirmar necessidade de recalibração

·         Verificar conectores e fios antes de trocar a peça

O ADAS é uma tecnologia que chegou para ficar e os sensores são os olhos e ouvidos do carro. Quem domina o diagnóstico desses sensores, fideliza o cliente e se destaca no mercado.
E lembre-se: nem sempre é defeito na peça pode ser uma simples falta de limpeza, mau contato ou apenas a necessidade de calibração.

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