O ADAS (Advanced Driver Assistance Systems – Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) é o conjunto de tecnologias que ajuda o motorista a dirigir com mais segurança. Ele inclui funções como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, detector de ponto cego e sensores de estacionamento. Tudo isso depende de sensores funcionando perfeitamente. Se der problema neles, o sistema falha — e o cliente volta na oficina.
1. Verificação visual simples:
· Trincas no para-brisa na região da câmera frontal
· Sujeira, lama, adesivos ou tintas tampando sensores
· Para-choques desalinhados ou amassados
· Conectores frouxos ou oxidados
2. Usar scanner automotivo:
· Códigos de falha específicos
· Status de calibração
· Leitura de sinal em tempo real (live data)
3. Verificar necessidade de recalibração:
· Troca de para-brisa
· Reparo de suspensão, alinhamento ou chassi
· Troca do sensor
4. Testar os sensores individualmente:
· Radar: Teste com live data, aproxime objeto metálico
· Câmera frontal: Teste em pista reta com faixa visível
· Ultrassônicos: Encoste objeto e verifique resposta
· Nunca pinte, envernize ou cubra sensores
· Evite bater martelo no para-choque com radar
· Troca de componentes com câmera exige calibração
· Sempre teste chicotes antes de trocar peças
· Conferir trincas e sujeira nos sensores
· Verificar alinhamento do para-choque
· Ler os códigos de erro via scanner
· Testar leitura ao vivo dos sensores
· Confirmar necessidade de recalibração
· Verificar conectores e fios antes de trocar a peça
O
ADAS é uma tecnologia que chegou para ficar e os sensores são os olhos e
ouvidos do carro. Quem domina o diagnóstico desses sensores, fideliza o cliente
e se destaca no mercado.
E lembre-se: nem sempre é defeito na peça pode ser uma simples falta de
limpeza, mau contato ou apenas a necessidade de calibração.