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Concluído os procedimentos de diagnósticos inciais (descritos na edição anterior), proceder os seguintes passos munido de um multímetro:
DIAGNÓSTICOS COM AUXÍLIO DE UM MULTÍMETRO
Teste 1 – Resistência
(sensor desconectado da fiação e removido do corpo)
Com um multímetro na escala de resistência (kΩ)
Conexão: azul e preto/azul (pinos da extremidade do sensor)
Gire lentamente a parte interna do sensor e meça a resistência máxima do sensor;
Valores referência para diagnóstico:
resistência máxima do sensor: 4 a 6 kΩ a 20°C
Falhas na leitura ou valores fora do especificado - troque o sensor
Teste 2 - Resistência
(Sensor conectado no corpo e o ângulo ajustado)
Com um multímetro na escala de resistência (kΩ)
Conexão:amarelo e preto/azul
Gire lentamente o acelerador e meça a resistência do sensor;
Valores referência para diagnóstico:
resistência do sensor: 0,5 a 1 kΩ a 20°C
Falhas na leitura ou valores fora do especificado - troque o sensor.
DIAGNÓSTICOS VIA DISPLAY DO PAINEL DA MOTOCICLETA
Na XT 660 todas as funções de um scanner são feitas diretamente no painel da moto, nos botões “RESET” e “SELECT” e também no interruptor do “ENGINE STOP”. A regra vale para a maioria das motocicletas da marca.
Passos para os diagnósticos:
• Por uma questão de cautela desligue o conector da bomba de combustível;
• Com o contato da ignição desligado, deixe o interruptor “engine stop” ligado.
• Acione e segure simultaneamente os botões do painel “RESET” e “SELECT”;
• Ligue a chave de ignição e mantenha os botões “RESET” e “SELECT”. acionados por aproximadamente 10 segundos.
Atenção: no modo diagnósticos as demais funções do painel serão desativadas momentaneamente e aparecerá a mensagem “DIAG” no display do painel, para a confirmação de acesso ao modo. Nesta opção a ECU não permite o funcionamento do motor.
Na opção “DIAG” todas as funções de diagnósticos oferecidas normalmente por um scanner estão disponíveis e podem ser elaboradas diretamente no painel da moto.
Pressionando o botão “SELECT” aparecem as opções “CO” ou “DIAG”
Advertência: quanto à manipulação das funções do painel, na opção “CO” só é recomendável efetuar alterações se houver necessidade e seguindo todos os procedimentos do fabricante da motocicleta, mudanças no volume de gases podem provocar a quebra do motor ou aumento nas emissões de poluentes
Após optar pelo “DIAG”, que significa diagnósticos, confirme a operação pressionando ao mesmo tempo os botões “RESET” e “SELECT” cerca de 4 segundos.
Um menu de diagnósticos será exibido no painel seguindo a ordem crescente, iniciando pelo diagnóstico “D:01”, finalizando no “D:70” , são opções para análise de sensores e atuadores. Toda avaliação deve ser acompanhada por uma tabela com os dados padrões do fabricante da motocicleta. Por hora vamos avaliar apenas as opções relacionadas ao TPS “D:01” grau de leitura de abertura da borboleta fornecido pelo sensor, “D:61”
histórico de defeitos memorizados e por último o “D:62” que é o responsável pela limpeza do código gravado.
DIAGNÓSTICO DO TPS
Após acessar a sequência“D:01” serão exibidas no painel da moto as informações de ângulo da borboleta, inicialmente para o acelerador fechado, acione o acelerador até o máximo de sua abertura e observe novamente a informação e compare com dos dados abaixo .
Valores referência para os diagnósticos:
Acelerador fechado: 15 a 17 graus
Acelerador aberto no máximo: 97 a 100 graus
Se os valores obtidos forem diferentes do padrão reposicione o sensor nocorpo de borboleta, elimine outras causas já apontadas nos diagnósticos preliminares. Caso os valores permaneçam diferentes substitua o “TPS” e siga os procedimentos de montagem, posicionamento e diagnóstico via painel.
Para finalizar o serviço pressione o botão “SELECT” até aparecer o “D:61 indicando o código de defeito correspondente ao sensor defeituoso memorizado na ECU.
Siga para o “D:62”, nesta opção deverá aparecer o defeito dado em quantidade “1”, no caso somente o TPS, acione o interruptor “engine stop” e o registro de defeitos será apagado.
Se o defeito memorizado não desaparecer do histórico significa que há defeito presente. Para sair do modo diagnóstico desligue a chave de ignição.