Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O New Outlander 2.0 tem um sistema de ar-condicionado com comando digital automático (figura 1) e em algumas versões do modelo ele é equipado com comando dual zone.
O acesso ao filtro de cabine é atrás do porta luvas (figura 2), ele filtra tanto o ar que vem da rua, quanto o ar interno de recirculação.
Utiliza um compressor tipo rotativo scroll modelo QS90 (figura 3 e 4), com capacidade volumétrica fixa de 90 cm³, da própria Mitsubishi, é recomendado a utilização de 70 cm³ de óleo PAG 56 e a carga de fluido refrigerante R134a é de cerca de 555g.
Por utilizar um compressor de cilindrada fixa, necessita um sensor anticongelamento que fica posicionado na saída do evaporador.
As conexões de serviço são de fácil acesso (figura 5) e o transdutor de pressão fica na linha de alta (figura 6) após a saída do filtro secador.
O acesso à válvula de expansão é pelo compartimento do motor (figura 7).
O filtro secador fica preso na lateral do condensador (figura 8)
O condensador pode apresentar vazamento por trinca, junto à base da tubulação de entrada do mesmo (figura 9).
Dependendo de cada situação e avaliação, em alguns casos é possível fazer um reparo com brasagem de alumínio (figura 10).
Para retirar o condensador não é necessário retirar nem o radiador e nem o parachoques, mas a trava do capô dianteiro e o radiador de óleo devem ser afastados (figuras 11 e 12). As duas ventoinhas ficam atrás do radiador.
É um modelo que não costuma visitar oficinas de ar-condicionado e suas peças (de ar-condicionado) não são encontradas com facilidade fora da rede de concessionárias.