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No início do desenvolvimento do sistema, usavam-se placas de gelo, mas o ar-condicionado tornou-se elétrico em 1902 devido ao trabalho do engenheiro americano Willis Carrier. Isso fez a Cadillac introduzir o primeiro condicionador de ar em 1939, já a Chrysler instalou o primeiro sistema em 1953, usando o gás refrigerante R22.
• aumento das pressões ambientais;
• mudanças nas necessidades do mercado;
• aumento das expectativas do cliente.
Consequentemente, as prioridades cresceram para abranger não apenas a tecnologia em si, mas também o conforto dos passageiros, a sustentabilidade ecológica e a economia de combustível.
1. evaporador;
2. compressor;
3. receptor/filtro secador;
4. condensador;
5. tubulação de fluido e válvula de expansão.
• Conforto através do ar filtrado, distribuído para cada ocupante, purifica o ar poluído ou remove odores desagradáveis;
• Segurança ao desembaçar os vidros;
• Tecnologia de aquecimento, ventilação e esfriamento.omounciona o Climate Control?
O principal objetivo de um sistema de controle climático automotivo é proporcionar conforto aos ocupantes no menor tempo possível.
O sistema de arrefecimento do motor foi inicialmente projetado para evitar danos ao motor devido ao superaquecimento.
Para evitar o superaquecimento do motor de combustão interna, um fluido refrigerante é circulado, levando o calor do motor e eliminando no radiador para o ar ambiente.
Este líquido refrigerante quente flui também através do núcleo do aquecedor do módulo do ar-condicionado, trazendo o calor para o ar da cabine, aquecendo o interior do carro.
O sistema de arrefecimento do motor e câmbio contribui com o conforto do clima no interior do veículo através do sistema de ar-condicionado que se comunica por meio de tubulações e válvulas.
Veículos elétricos também necessitam de controle térmico, pois a eletricidade tem a capacidade de aumentar a temperatura de um objeto e o motor elétrico em um veículo elétrico não é uma exceção.
Motores elétricos também contêm uma série de ímãs que perdem eficácia e força com o aumento da temperatura.
Baterias de íon de lítio são baterias carregadas e descarregadas pelo movimento de íons de lítio através de um eletrólito.
Se a temperatura sair da faixa ideal de trabalho, a condutividade do eletrólito diminui, indicando que o motor precisa ser resfriado.
Embora irradiem menos calor do que um motor a combustão, o motor elétrico, o inversor e a bateria encontrados em veículos elétricos ainda precisam de soluções de refrigeração ou aquecimento.
Como o veículo elétrico não possui a entrada de calor fornecida quando o motor de combustão é acionado, o aquecedor do PTC (coeficiente positivo de temperatura), a bomba de calor e o aquecedor elétrico são as principais inovações que fornecem essas soluções.
Sob o capô, ainda há uma bateria de 12 volts para alimentar a eletrônica embarcada do veículo e um grande módulo preto do ar-condicionado que normalmente é encontrado atrás do painel no interior de veículo não elétrico.
Ainda tem um compressor elétrico de alta tensão e um aquecedor de resistência para aquecer o fluido refrigerante que controla a temperatura da bateria.
As baterias sofrem se forem expostas a temperaturas externas muito altas ou se a temperatura da própria bateria aumentar. Isso pode acontecer se a bateria estiver conectada por muito tempo, embora a maioria venha com mecanismos de segurança para evitar o superaquecimento. No entanto, é sempre uma boa ideia desconectar o carro após uma carga completa.
O frio extremo também afetará negativamente a bateria de um carro. Isso ocorre porque as baterias funcionam com reações químicas. Uma bateria fria significa que essas reações levam mais tempo e a bateria não é capaz de fornecer capacidade de carga total.
Clima frio pode apresentar desafios únicos para motoristas de veículos elétricos e isso está sendo comprovado na prática com frio o extremo em alguns países como o Canadá.
Em termos gerais, os extremos de temperatura quente ou fria diminuem a distância ou alcance que um veículo elétrico pode percorrer com uma bateria totalmente carregada.
O uso do sistema do ar-condicionado reduz ainda mais a autonomia e as razões principais para isso são:
• Primeiro, seus componentes e processos químicos são melhores quando não está muito quente ou muito frio;
• Segundo, se usado para aquecer ou resfriar a cabine, o sistema de controle da climatização em um veículo elétrico usa uma quantidade elevada de energia que poderia ser usada para dirigir o veículo.
As implicações dos itens acima são mais evidentes no meio do inverno e do verão, quando as temperaturas são mais extremas.
No uso diário, especialmente nos dias mais quentes e mais frios do ano, o alcance real será muitas vezes inferior ao informado pelo fabricante. Todos os veículos elétricos respondem de maneira diferente a extremos de temperatura.
Para alguns modelos, o frio extremo do inverno pode até reduzir o intervalo de recarga quase pela metade, embora isso nem sempre seja o caso.
Nem todo o controle de climatização dos carros elétricos são iguais, então, o que acontece quando este sistema é ativado?
Sob a temperatura negativa de -7 ° C, quando o sistema de climatização foi usado para aquecer a cabine do veículo, o alcance de reduziu em média 41% (com uma queda de eficiência de 39%) em comparação com os anteriores 24 ° C. A 35 ° C, mas o uso do ar-condicionado para resfriar a cabine mostrou uma redução média de 17% na faixa (com uma redução de 18% na eficiência).
Os veículos elétricos que utilizam sistema de aquecimento resistivo, como Chevrolet Bolt e o VW Golf, perdem eficiência e autonomia.
Comparando com outros veículos que adotaram tecnologias diferentes de aquecimento, como a bomba de calor utilizado pelo i3 da BMW, consomem menos energia e a carga das baterias tem maior durabilidade.
Bombas de calor usam gás refrigerante que absorve o calor quando se vaporiza e libera o calor quando ele se condensa, para transportar o calor de um lugar mais frio para um local mais quente, apesar do calor fluir naturalmente dos lugares mais quentes para os mais frios.
Apenas para comparação, os veículos a gasolina tendem a perder cerca de 18 a 20% de seu alcance de condução entre 20 ° C e -20 ° C.
Aquecer antes de sair, esta é uma maneira adequada para utilizar o veículo elétrico no frio. Enquanto o carro está conectado à tomada de recarga das baterias, o carro é ligado e o ar da cabine é aquecido sem utilizar a energia das baterias, isso ajuda muito porque o sistema será menos exigido e vai apenas manter o ar que já está aquecido na cabine. É bom lembrar de aquecer os bancos, retrovisores e para-brisas também antes de sair com o carro.
O pré-condicionamento da cabine é altamente recomendado, pois isso aquece (ou esfria) o veículo elétrico usando a energia da rede. Com o pré-condicionamento ativado através do sistema de controle do veículo ou de um aplicativo de smartphone, os motoristas podem garantir que eles cheguem a um veículo elétrico totalmente carregado, totalmente descongelado e bem quente por dentro.