A prática plenamente extrativista utilizada como base para o desenvolvimento humano perdeu força na última década, cedendo lugar a ideologia sustentável, que incentiva o consumo racional dos bens naturais, somado a ações que promovam a recuperação destes preciosos recursos pelo próprio meio ambiente. Com base nesta filosofia de vida, a Chevrolet criou a Flexpedition, que consiste em percorrer as plantas fabris e os projetos ecológicos e sociais os quais a empresa apóia, para que o mundo tenha conhecimento sobre quais ações à montadora reserva a favor do planeta.
O mote do evento ‘Um Passeio pela GM do Futuro’, comandado pelo expedicionário Luiz Cezar Thomaz Fanfa, foi a segunda etapa anual do projeto (que é dividido em cinco) contemplou a planta de São José dos Campos, a fábrica de peças estampadas de Mogi das Cruzes e o Centro de Distribuição de Peças em Sorocaba.
Diversas atividades ecológicas e sustentáveis foram reservadas aos convidados, como o plantio de árvores, reciclagem de dejetos, a participação no treinamento denominado de ‘SWE’, sigla em inglês para Simulated Working Enviroment, ou ambiente de trabalho simulado, que consiste em efetuar a montagem de veículos fictícios, como em uma linha de montagem. A prática é feita com todos os funcionários recém admitidos, e permite sentir na pele as dificuldades e importância do montador dentro do processo produtivo. Após a primeira fase do treinamento, um balanço é divulgado pelos supervisores, que identificam e informam os erros ou problemas ocorridos. É possível repetir o processo, para que os alunos consigam atingir o objetivo com o menor desperdício de tempo e material possível.
Foi possível conhecer também um dos projetos sociais de maior relevância o qual a empresa apóia em todas as suas unidades, que é o da ‘fábrica de cabides’, que consiste em uma infra-estrutura a favor do conhecimento técnico e comercial de jovens carentes, estudantes da 8ª série do ensino fundamental e do 1º colegial. No total são 35 jovens admitidos por turma. O projeto dispõe de todo um planejamento e divisão das funções para cada pessoa, e ao final de 16 semanas é recebido certificado e encaminhamento a um estágio, seja na própria Chevrolet, como em outras empresas.
Outro processo que orgulha o time de colaboradores da montadora é referente às estações de tratamento de efluentes, presente em todas as unidades fabris, que trata tanto o esgoto orgânico, quanto o industrial. O nível de eficácia do tratamento ultrapassa os 95%.
Como comparação, o rio Paraíba, o qual recebe os dejetos da fábrica de São José dos Campos possui originalmente água de inferior qualidade a despejada.
Devido ao rígido controle sobre a emissão dos gases poluentes, imposto pelos órgãos governamentais nacionais e internacionais, a fábrica de São José dos Campos possui um moderno laboratório de testes que afere por meio de amostragem as quantidades emitidas pelos veículos produzidos no Brasil e importados de outros países. Com o processo, o risco de comercializar um modelo que esteja fora dos padrões considerados normais pela lei vigente, cai para níveis nulos.
Durante a visita foi comemorado os 51 anos de existência da fábrica de São José dos Campos e os 85 anos de atividades da empresa no país. Prêmio ADVB O projeto ‘Chevrolet Flexpedition 2010: um passeio pela GM do Futuro’, foi o vencedor do Prêmio Top Ambiental ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), destinado às empresas que mais se destacam com o compromisso permanente de preservação do meio ambiente. A entrega do prêmio relativo ao ano de 2009 ocorreu em março último em evento realizado na cidade de São Paulo.
Criado em 1993 como ‘Top de Ecologia’ e hoje denominado ‘Top Ambiental’, o prêmio tem como objetivo valorizar a utilização de tecnologias limpas e inovadoras, otimização do uso de recursos disponíveis e/ou reutilizáveis, reciclagem e utilização racional de energia e matérias-primas, além de procedimentos que proporcionam o desenvolvimento sustentável.
Para acompanhar a saga desta expedição acesse www.flexpedition.com.br, e tenha acesso a todos os detalhes, registros e fotografias do projeto.
Curiosidade: patrocinadora do projeto, a Pósitron equipou todos os seis Chevrolet Agile que serviram de traslado para os jornalistas expedicionários, com sistema de rastreamento via satélite, o qual acusou todo o caminho percorrido durante os quatro dias de viagem. Os detalhes foram mostrados no último dia, para que todos os presentes pudessem avaliar a confiabilidade e precisão do produto.
|
|