Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Chevrolet Flexpedition mostra o lado sustentável da montadora

Chevrolet Flexpedition mostra o lado sustentável da montadora

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Arthur Gomes Rossetti
25 de maio de 2010
A prática plenamente extrativista utilizada como base para o desenvolvimento humano perdeu força na última década, cedendo lugar a ideologia sustentável, que incentiva o consumo racional dos bens naturais, somado a ações que promovam a recuperação destes preciosos recursos pelo próprio meio ambiente. Com base nesta filosofia de vida, a Chevrolet criou a Flexpedition, que consiste em percorrer as plantas fabris e os projetos ecológicos e sociais os quais a empresa apóia, para que o mundo tenha conhecimento sobre quais ações à montadora reserva a favor do planeta.

O mote do evento ‘Um Passeio pela GM do Futuro’, comandado pelo expedicionário Luiz Cezar Thomaz Fanfa, foi a segunda etapa anual do projeto (que é dividido em cinco) contemplou a planta de São José dos Campos, a fábrica de peças estampadas de Mogi das Cruzes e o Centro de Distribuição de Peças em Sorocaba. 

Diversas atividades ecológicas e sustentáveis foram reservadas aos convidados, como o plantio de árvores, reciclagem de dejetos, a participação no treinamento denominado de ‘SWE’, sigla em inglês para Simulated Working Enviroment, ou ambiente de trabalho simulado, que consiste em efetuar a montagem de veículos fictícios, como em uma linha de montagem. A prática é feita com todos os funcionários recém admitidos, e permite sentir na pele as dificuldades e importância do montador dentro do processo produtivo. Após a primeira fase do treinamento, um balanço é divulgado pelos supervisores, que identificam e informam os erros ou problemas ocorridos. É possível repetir o processo, para que os alunos consigam atingir o objetivo com o menor desperdício de tempo e material possível.

Foi possível conhecer também um dos projetos sociais de maior relevância o qual a empresa apóia em todas as suas unidades, que é o da ‘fábrica de cabides’, que consiste em uma infra-estrutura a favor do conhecimento técnico e comercial de jovens carentes, estudantes da 8ª série do ensino fundamental e do 1º colegial. No total são 35 jovens admitidos por turma. O projeto dispõe de todo um planejamento e divisão das funções para cada pessoa, e ao final de 16 semanas é recebido certificado e encaminhamento a um estágio, seja na própria Chevrolet, como em outras empresas.

Outro processo que orgulha o time de colaboradores da montadora é referente às estações de tratamento de efluentes, presente em todas as unidades fabris, que trata tanto o esgoto orgânico, quanto o industrial. O nível de eficácia do tratamento ultrapassa os 95%.

Como comparação, o rio Paraíba, o qual recebe os dejetos da fábrica de São José dos Campos possui originalmente água de inferior qualidade a despejada.

Devido ao rígido controle sobre a emissão dos gases poluentes, imposto pelos órgãos governamentais nacionais e internacionais, a fábrica de São José dos Campos possui um moderno laboratório de testes que afere por meio de amostragem as quantidades emitidas pelos veículos produzidos no Brasil e importados de outros países. Com o processo, o risco de comercializar um modelo que esteja fora dos padrões considerados normais pela lei vigente, cai para níveis nulos.

Durante a visita foi comemorado os 51 anos de existência da fábrica de São José dos Campos e os 85 anos de atividades da empresa no país.

Prêmio ADVB
O projeto ‘Chevrolet Flexpedition 2010: um passeio pela GM do Futuro’, foi o vencedor do Prêmio Top Ambiental ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), destinado às empresas que mais se destacam com o compromisso permanente de preservação do meio ambiente. A entrega do prêmio relativo ao ano de 2009 ocorreu em março último em evento realizado na cidade de São Paulo.

Criado em 1993 como ‘Top de Ecologia’ e hoje denominado ‘Top Ambiental’, o prêmio tem como objetivo valorizar a utilização de tecnologias limpas e inovadoras, otimização do uso de recursos disponíveis e/ou reutilizáveis, reciclagem e utilização racional de energia e matérias-primas, além de procedimentos que proporcionam o desenvolvimento sustentável.

Para acompanhar a saga desta expedição acesse www.flexpedition.com.br, e tenha acesso a todos os detalhes, registros e fotografias do projeto.

Curiosidade: patrocinadora do projeto, a Pósitron equipou todos os seis Chevrolet Agile que serviram de traslado para os jornalistas expedicionários, com sistema de rastreamento via satélite, o qual acusou todo o caminho percorrido durante os quatro dias de viagem. Os detalhes foram mostrados no último dia, para que todos os presentes pudessem avaliar a confiabilidade e precisão do produto.


Posto de abastecimento também apresenta lado ecológico
Este ano, a GM levou os con­vidados para conhecer o lado ecologicamente correto da montadora, nas diversas plantas que possui
Estação de tratamento de efluentes: 95% de eficácia

Astra no laboratório de emissões, durante teste
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico técnico do sensor de rotação nos motores EA211 da Volkswagen
Técnicas
Técnicas
Sensor de rotação VW EA111 em diagnóstico avançado com falhas comuns e técnicas de teste
Técnicas
Técnicas
A Evolução das Normas de Lubrificantes: Entendendo as Diferenças e a Importância das Homologações de Fabricante