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  5. Características de funcionamento e manutenção do sistema de airbag Volkswagen Gol e Parati

Características de funcionamento e manutenção do sistema de airbag Volkswagen Gol e Parati

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Flávio Xavier
25 de outubro de 2012

Por ser um assunto extenso, abordaremos as particularidades e testes do sistema de airbag nos veículos Volkswagen Gol e Parati em uma sequência de três matérias. Acompanhe a primeira parte

 

O veículo é equipado (como item opcional) com um sistema de segurança com controle eletrônico que, em caso de impacto, aciona o sistema airbag (lado do motorista e do passageiro).

O airbag é um dispositivo de segurança passiva composto de uma bolsa inflável que, em caso de colisão frontal (até um angulo máximo de 30º), infla automaticamente, colocando-se entre o corpo do ocupante do veículo e as estruturas da parte dianteira do mesmo.

O sistema constitui-se dos seguintes elementos:

1) Central eletrônica de controle do sistema airbag;

2) Lâmpada piloto no quadro de instrumentos para a sinalização de anomalias do sistema;

3) Módulo airbag do lado do motorista;

4) Módulo airbag do lado do passageiro;

Conector de diagnóstico para comunicação com equipamentos de diagnose.

Central eletrônica de comando do airbag (UCE) - Situada dentro do console central do veículo e fixada firmemente à longarina central do assoalho, a UCE possui um conector (de 30 pinos neste modelo), utilizado para a ligação com o sistema elétrico do veículo, onde é alimentada pela tensão de bateria com a chave de ignição na posição “LIGADA”. Mas, de qualquer forma, tem ainda condições de funcionar por até 150 milissegundos após a interrupção de alimentação em caso de impacto, sendo possível graças a um capacitor de reserva (contido dentro dos seus circuitos), o qual acumula energia elétrica para o funcionamento normal da UCE e para gerar o sinal de ignição (disparo elétrico) das cápsulas explosivas. Desta maneira, é garantido o funcionamento do airbag mesmo se o choque provocar a queda da tensão no sistema (por exemplo: dano ou ruptura da bateria, interrupção dos cabos de alimentação, etc.).

Para acessar a UCE, siga os passos abaixo:

1) Remova os parafusos Philips de fixação inferior do console (foto 1);

2) Levante a capa da alavanca de marchas e remova a porca M10 de fixação traseira do console (foto 2);

3) Levante a capa da alavanca do freio de estacionamento e remova o parafuso Philips de fixação do console inferior (atrás da alavanca) (foto 3);

4) Levante e puxe para trás o console e a UCE do airbag aparecerá (foto 4).

Seu reconhecimento torna-se fácil, pois o conector do chicote da UCE é de cor AMARELA.

5) Para remover o conector da UCE, pressione a lingueta da trava do conector (fotos 5 e 5A);

6) Puxe a trava do conector para trás e remova o mesmo (fotos 6 e 6A);

7) Para efetuar as medições elétricas no sistema, remova a capa do conector da UCE, puxando a trava da barra de terminais (de cor ROXA) (fotos 7 e 7A);

8) A seta na barra de terminais indica o lado que o conector entra na capa (lado contrário à trava de cor ROXA).

A numeração dos pinos neste lado do conector vai do pino 1 ao pino 25 (foto 8);

9) O lado contrário do conector vai dos pinos 26 ao pino 50 (foto 9).

 

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