Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Características de funcionamento e manutenção do sistema de airbag Volkswagen Gol e Parati

Características de funcionamento e manutenção do sistema de airbag Volkswagen Gol e Parati

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Flávio Xavier
25 de outubro de 2012

Por ser um assunto extenso, abordaremos as particularidades e testes do sistema de airbag nos veículos Volkswagen Gol e Parati em uma sequência de três matérias. Acompanhe a primeira parte

 

O veículo é equipado (como item opcional) com um sistema de segurança com controle eletrônico que, em caso de impacto, aciona o sistema airbag (lado do motorista e do passageiro).

O airbag é um dispositivo de segurança passiva composto de uma bolsa inflável que, em caso de colisão frontal (até um angulo máximo de 30º), infla automaticamente, colocando-se entre o corpo do ocupante do veículo e as estruturas da parte dianteira do mesmo.

O sistema constitui-se dos seguintes elementos:

1) Central eletrônica de controle do sistema airbag;

2) Lâmpada piloto no quadro de instrumentos para a sinalização de anomalias do sistema;

3) Módulo airbag do lado do motorista;

4) Módulo airbag do lado do passageiro;

Conector de diagnóstico para comunicação com equipamentos de diagnose.

Central eletrônica de comando do airbag (UCE) - Situada dentro do console central do veículo e fixada firmemente à longarina central do assoalho, a UCE possui um conector (de 30 pinos neste modelo), utilizado para a ligação com o sistema elétrico do veículo, onde é alimentada pela tensão de bateria com a chave de ignição na posição “LIGADA”. Mas, de qualquer forma, tem ainda condições de funcionar por até 150 milissegundos após a interrupção de alimentação em caso de impacto, sendo possível graças a um capacitor de reserva (contido dentro dos seus circuitos), o qual acumula energia elétrica para o funcionamento normal da UCE e para gerar o sinal de ignição (disparo elétrico) das cápsulas explosivas. Desta maneira, é garantido o funcionamento do airbag mesmo se o choque provocar a queda da tensão no sistema (por exemplo: dano ou ruptura da bateria, interrupção dos cabos de alimentação, etc.).

Para acessar a UCE, siga os passos abaixo:

1) Remova os parafusos Philips de fixação inferior do console (foto 1);

2) Levante a capa da alavanca de marchas e remova a porca M10 de fixação traseira do console (foto 2);

3) Levante a capa da alavanca do freio de estacionamento e remova o parafuso Philips de fixação do console inferior (atrás da alavanca) (foto 3);

4) Levante e puxe para trás o console e a UCE do airbag aparecerá (foto 4).

Seu reconhecimento torna-se fácil, pois o conector do chicote da UCE é de cor AMARELA.

5) Para remover o conector da UCE, pressione a lingueta da trava do conector (fotos 5 e 5A);

6) Puxe a trava do conector para trás e remova o mesmo (fotos 6 e 6A);

7) Para efetuar as medições elétricas no sistema, remova a capa do conector da UCE, puxando a trava da barra de terminais (de cor ROXA) (fotos 7 e 7A);

8) A seta na barra de terminais indica o lado que o conector entra na capa (lado contrário à trava de cor ROXA).

A numeração dos pinos neste lado do conector vai do pino 1 ao pino 25 (foto 8);

9) O lado contrário do conector vai dos pinos 26 ao pino 50 (foto 9).

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico técnico do sensor de rotação nos motores EA211 da Volkswagen
Técnicas
Técnicas
Sensor de rotação VW EA111 em diagnóstico avançado com falhas comuns e técnicas de teste
Técnicas
Técnicas
A Evolução das Normas de Lubrificantes: Entendendo as Diferenças e a Importância das Homologações de Fabricante