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Bronzinas - Conheça os detalhes da estrutura, tipos e características


Veremos na aula os detalhes da estrutura das bronzinas trimetálicas, seus revestimentos e falhas, e ainda a necessidade desta aplicação em motores que tem a tecnologia start & stop, com parada e funcionamento do motor

Por: Pedro Luiz Scopino - 18 de julho de 2024


Estrutura das bronzinas trimetálicas 

Processo de fabricação: 

  • •    Camada de liga de bronze/latão a base de chumbo por fundição ou sinterização; 

  • •    Camada de níquel com espessura milesimal é aplicada para evitar a migração do estanho para o cobre e evitar o empobrecimento em estanho da camada superficial; 

  • •    Revestimento da pista de deslize aplicado por eletrodeposição.


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Bronzinas trimetálicas - Sistema Start & Stop


As novas tecnologias aplicadas nos motores atuais demonstram como um dos primeiros passos da eletrificação dos veículos a tecnologia Start & Stop.  

Agora, imaginem que um dos pontos mais cruciais para um motor é o seu início de funcionamento. Agora e se essa simples ação de dar na partida ocorrer um ou duas vezes por dia, teremos um desgaste nos componentes móveis do motor. Agora e se for dada a partida do motor 10, 20 ou mais vezes por dia? Como ocorre em motores com o sistema de desliga e liga, o conhecido Sistema Start & Stop. Para isso temos nas bronzinas a aplicação de liga de alumínio com revestimento em silício. 

  • •    Liga de revestimento fornece uma reserva de desgaste durante a operação do Start – Stop.


Bronzinas sem dente ou ressalto de fixação 

 


Temos cada vez mais motores com aplicação de bronzinas sem ressalto de fixação, o popular dente posicionador entre bronzina e a capa de mancal ou de moente e suas bases. 

  • •   Ressalto de centragem ou posicionador; 

  • •   Servem para a facilitação da montagem manual; 

  • •   Os ressaltos são um obstáculo durante a montagem, por esse motivo, várias bronzinas aplicadas nos novos motores já não são fornecidas com ressaltos de fixação. 

 

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Propriedades importantes das bronzinas em geral: 

  • •   Resistência a fadiga: 

  • •    Capacidade de suportarem as cargas específicas sem se deteriorarem. 

  • •   Conformabilidade: 

  • •    Capacidade de assumirem a forma do alojamento e/ou colos. 

  • •   Incrustabilidade: 

  • •    Capacidade de absorver partículas estranhas sólidas. 

  • •   Deslizamento: 

  • •    Propriedade do material resistir ao arraste bronzina/eixo. 

  • •   Resistência a corrosão: 

  • •   Resistência a altas temperaturas: 

  • •   Condutividade térmica: 

  • •    Capacidade na dissipação da temperatura. 

 


É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico.



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