Este sistema recebe o combustível em baixa pressão e é respónsável por entregá-lo com vazão e pressão ideal para a injeção eletrônica. Teste de vedação da válvula de altra pressão deve ser feito com pressão de no mínimo 200bar
A mesma recebe o combustível filtrado e gera a pressão necessária para a injeção, mantendo a vazão e a alta pressão suficiente, para todas as situações de funcionamento do motor.
• A bomba possui 3 câmaras de pressão, dispostas de forma radial a 120º;
• Cada câmara possui 1 pistão de pressurização, uma válvula de admissão e uma válvula de escape de combustível;
• No centro da bomba está o eixo principal de acionamento, que possui um ressalto excêntrico. Este excêntrico impulsiona os 3 pistões de bombeamento;
• Quando o eixo principal gira o excêntrico empurra cada um dos pistões;
• Quando o pistão DESCE, a válvula de admissão permite a entrada de diesel para dentro da câmara de pressão. A válvula de descarga está FECHADA;
• Quando o pistão SOBE, a válvula de admissão fecha e a válvula de descarga abre, permitindo que a alta pressão seja direcionada para a galeria do Rail;
A bomba tem capacidade de bombear combustível suficiente para o interior do tubo Rail em qualquer condição de funcionamento do motor, inclusive em plena carga.
A bomba alimentadora de alta pressão Bosch CP1 tem a função de pressurizar o combustível ao valor ideal de trabalho, acionada normalmente pelo conjunto de engrenagens da distribuição, sendo a lubrificação e refrigeração efetuada pelo próprio combustível.
A mesma recebe o combustível filtrado e gera a pressão necessária para a injeção, mantendo a vazão e a alta pressão suficiente, para todas as situações de funcionamento do motor.
• A bomba possui 3 câmaras de pressão, dispostas de forma radial a 120º;
• Cada câmara possui 1 pistão de pressurização, uma válvula de admissão e uma válvula de escape de combustível;
• No centro da bomba está o eixo principal de acionamento, que possui um ressalto excêntrico. Este excêntrico impulsiona os 3 pistões de bombeamento;
• Quando o eixo principal gira o excêntrico empurra cada um dos pistões;
• Quando o pistão DESCE, a válvula de admissão permite a entrada de diesel para dentro da câmara de pressão. A válvula de descarga está FECHADA;
• Quando o pistão SOBE, a válvula de admissão fecha e a válvula de descarga abre, permitindo que a alta pressão seja direcionada para a galeria do Rail;
A bomba tem capacidade de bombear combustível suficiente para o interior do tubo Rail em qualquer condição de funcionamento do motor, inclusive em plena carga.
ATENÇÃO!
O combustível entra na bomba à baixa pressão (em torno de 3,00 bar) e é pressurizado a altas pressões (entre 250 a 1.400 bar), portanto NÃO SOLTE AS CONEXÕES de alta pressão sem antes respeitar as normas de segurança recomendadas pelo fabricante.
Legenda (Foto/Slide 2):
A interpretação e entendimento do diagrama da linha de alta pressão é de extrema importância para que se possa efetuar o correto diagnóstico de falha nestes sistemas. Assim, sabendo o ‘trajeto’ desta, pode-se saber qual a possível responsabilidade de cada um em uma falha presente, como também podemos saber se cada um esta com funcionamento correto.
Teste de vedação das válvulas de esfera de alta pressão da bomba CP1
Para efetuar o teste de vedação das válvulas esfera de alta pressão, com uma bomba manual, aplique uma pressão de no mínimo 200 Bar na linha de saída da bomba para o tubo rail.
Detalhes técnicos da bomba de alta pressão CP1
• CR/CP1K3/L60/10-6S
CR = tipo de bomba (COMMON RAIL);
CP1 = Modelo da bomba (CP1, CP2 ou CP3);
K3 = Bomba compacta, sem válvula de regulagem de pressão integrada (DRV), com 3 pistões de pressão;
L = sentido de giro da bomba (L = LEFT = giro para esquerda/R = RIGHT = giro para a direita);
60 = Volume deslocado por cada pistão em um curso de deslocamento (60 mm3);
10 = Tamanho da bomba (10 = CP1, CP2 ou CP3.1/ 20 = CP3.2);
6S = Componentes auxiliares da bomba.
Tabela
Testes de vazão da bomba CP1
1.500 1.300 60 0,60 a 0,75
Outra tabela
Aplicação de bomba CP1
Tracker 2.0 Diesel DW10A-TED (Bosch EDC-16C2) 0.445.010.162
DW10A-TED (SIEMENS)
CITROËN
Jumper 2.8 HDI 8140-43s (BOSCH EDC 15C7) 0.445.020.002
Ducato Cargo, Combinato e Minibus 2.8 JTD;
Ducato MaxiCargo 2.8 JTD;
Ducato Multi T.A. e Multi T.B. 2.8 JTD. 8140-43s (BOSCH EDC 15C7) 0.445.020.002
CityClass
Daily 50C-13
Daily Chassi 35-13 ; 40-13; 50-13; 70-13
Daily Furgao 38-13; 40-13; 50-13
Daily MaxiVan 40-13; 50-13 8140-43s motor 2.8 (Bosch EDC16-FC1) 0.445.020.002
Grand Cherokee 2.7 CRD Bosch CR2 0.445.010.019
MERCEDES BENZ
Sprinter 311, 313 e 413 CDI (OM 611 LA) Bosch CR2.35 0.445.010.024
715 C (Accelo) Bosch CR2 0.445.010.030
Boxer 2.8 HDI 8140-43s (Bosch EDC 15C7) 0.445.020.002
Grand Vitara 2.0 Tdi Diesel Turbo DW10A-TED (Bosch EDC-16C2) 0.445.010.162