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Ar-condicionado do Fastback mantem o padrão Fiat e isso facilita a manutenção


O sistema de climatização de um veículo novo no mercado desperta a curiosidade dos reparadores especialistas em ar-condicionado, mas o Fastback vem equipado com componentes semelhantes aos demais modelos da marca

Antonio Gaspar de Oliveira
24 de agosto de 2023

No plano de revisões periódicas dos carros novos que estão dentro do prazo de garantia e após, tem vários itens descritos como substituição e nesta lista está o filtro de cabine.

Cada montadora recomenda um período adequado para a troca do filtro antipólen, mas dependendo do percurso e uso do veículo, o filtro pode ficar saturado de sujeira em poucos meses, por isso é importante fazer as verificações com frequência para manter o sistema funcionando de forma eficiente.

Em teoria um carro novo não vai precisar de manutenção no sistema de climatização por alguns anos, mas o filtro de cabine é o componente que deve receber mais atenção para ser trocado, independente do período recomendado pelo fabricante do veículo.

Foi até curioso ao chegar em uma oficina especializada em ar-condicionado com o Fastback e um funcionário já foi verificar onde poderia estar o filtro de cabine. (Fig.1)

A reação foi motivo de piada quando ele disse que a caixa de ar era igual do Fiat Uno, querendo dizer que era padrão Fiat e não teria nenhuma dificuldade em fazer manutenção no sistema de ar-condicionado do Fastback.

O filtro de cabine está na lateral direita da caixa de ar (lado passageiro) e basta soltar os parafusos da tampa e o filtro poderá ser removido sem dificuldades, facilitando mais um serviço rápido na oficina. (Fig.2)

Isso é bom para as oficinas que terão condições fazer as manutenções e entregar o carro com maior rapidez, deixando os clientes mais felizes ao saberem que ficarão pouco tempo sem o carro. 

Caso seja necessário fazer outros tipos de serviços no sistema de climatização do Fastback, naturalmente será necessário mais tempo para realizar o diagnóstico e substituição de componentes.

O compressor do ar-condicionado fica em uma posição onde o melhor acesso para remoção e instalação é por baixo e por recomendação de todos os fabricantes de veículos, é importante desconectar o cabo negativo da bateria antes de iniciar a remoção de componentes alimentados com energia elétrica. (Fig.3 e 4)

Outra etapa importante é fazer a remoção do gás refrigerante do sistema para evitar o lançamento acidental na atmosfera, lembrando que o gás R134a contribui com o aquecimento global e cada oficina pode fazer os serviços e preservando o nosso meio ambiente, coletando e reciclando o gás refrigerante, que será utilizado na recarga do sistema quando estiver com os reparos concluídos.

Para continuar a remoção do compressor, será preciso soltar os parafusos dos tubos de alta e de baixa pressão, tomando o cuidado para não amassar ou entornar os tubos, que são frágeis. Em seguida a correia poli v deverá ser removida com o uso de ferramentas adequadas, soltar o conector de alimentação elétrica do compressor e em seguida soltar os parafusos que prendem o compressor. 

Para facilitar ainda mais o acesso ao compressor para fazer a remoção e instalação, o fabricante recomenda a remoção da roda dianteira direita e a remoção da capa plástica da caixa de roda.

Durante os serviços, cada reparador adota a sua melhor estratégia para executar as tarefas e às vezes o maior tempo gasto fica dedicado na remoção pela dificuldade de acesso e uso de ferramentas.

Quando o fabricante recomenda a remoção de alguns componentes como a roda, é apenas para facilitar o serviço sem gastar muita energia e tempo e com isso é possível aumentar a produtividade na oficina.

A tubulação do circuito do ar-condicionado do Fastback foi otimizada e o sistema ficou mais eficiente com a melhoria da troca térmica. 

Ao observar o tubo de baixa pressão e o de alta, eles seguem paralelamente até certo ponto e depois se conectam, formando apenas um tubo, mas internamente tem duas passagens.

Uma dessas passagens é para o gás refrigerante que está retornando do evaporador com baixa pressão e mais frio do que o gás refrigerante em alta pressão que está sendo bombeado para o evaporador. (Fig.5 e 6)

Neste tubo de dupla passagem ocorre a troca de calor que aumenta a eficiência do sistema de climatização do veículo e podemos até comparar com uma serpentina. 

O comprimento não passa de 1 metro, mas o resultado é perceptível na cabine com a qualidade e equilíbrio da temperatura, além da economia no esforço do motor para movimentar o compressor.

Com esta configuração, a troca térmica ocorre em três pontos principais do circuito do ar-condicionado: no condensador, no evaporador e no tubo duplo (serpentina).

Boa parte dos veículos saem de fábrica com esta melhoria aplicada na tubulação do circuito do ar-condicionado e alguns reparadores dizem que este sistema é para economizar tubos de alumínio, mas não é verdade pois o objetivo é melhorar a eficiência térmica com a troca de calor quando os dois fluxos de gás/fluido, que passam em sentidos opostos dentro deste tubo, permitindo o equilíbrio das temperaturas. (Fig.7)

Para facilitar a manutenção, quando for necessária a verificação das pressões de trabalho do sistema, foram instaladas as duas portas de inspeções próximas uma da outra, H alta e L baixa.

A utilização de engates rápidos nos tubos e mangueiras do sistema de climatização também é uma maneira de facilitar a manutenção do ar-condicionado e ar quente, mas é preciso tomar cuidado ao destravar, pois se o sistema estiver pressurizado pode causar ferimentos. (Fig.8)

O controle da climatização do Fastback poder se realizado pela tela digital, em que estão dispostas todas as funções do ar-condicionado e também é possível ter o mesmo acesso, só que de forma analógica, pelo painel de controle através de botões e teclas.

Esta função, espelhada no display digital, facilita o acesso ao sistema de ar-condicionado, além de permitir acessar funções de outros sistemas como rádio, celular, navegação e funções de funcionamento do carro, isso depende de configurações. (Fig.9 a 11) 

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