Segue a continuação da matéria sobre o fluido de transmissão automática, iniciada na edição anterior (Outubro/12)
5) Procedimento para verificação do ATF
Como medir o nível do ATF corretamente:
a) Estacione o veiculo em uma superfície plana.
b) Aqueça o veiculo até a temperatura normal de funcionamento (em torno de 70 a 80ºC)
c) Mantenha o motor funcionando em marcha lenta
d) Posicione a alavanca seletora de marchas em cada posição por pelo menos 30 segundos (para encher de ATF cada componente interno). Posicione a então a alavanca em “P” (na maioria das transmissões).
e) Retire a vareta medidora, limpe-a e insira-a novamente, medindo então o nível. Ele deverá estar entre as marcas “MIN” e “MAX” da vareta.
No procedimento acima, está descrito o procedimento de verificação do nível do ATF. Tenha em mente que:
6) COMO SUBSTITUIR CORRETAMENTE O ATF
Descarregue o ATF soltando o bujão de dreno
Para remoção do ATF desde o cárter, solte o bujão de dreno.
A simples substituição do fluido contido no cárter não garante a troca total do fluido da transmissão, mas é suficientemente efetivo para assegurar uma operação normal da transmissão automática.
O ATF remanescente no conversor de torque não poderá ser substituído somente soltando-se o bujão do cárter. Quando o motor funciona após descarregar o ATF presente no cárter, o ATF do conversor não retorna ao cárter. Quando não houver ATF no cárter, a bomba somente sugará ar e não aplicará pressão ao ATF do conversor. Abastecendo o cárter com fluido ATF novo, a bomba conseguirá empurrar o fluido velho gerando pressão nesta ocasião, e só então ele voltará para o cárter.
Note que o ATF que estava no conversor de torque não poderá ser removido somente retirando-se o fluido velho do cárter.
Substituição através da mangueira de retorno no radiador do ATF
Em muitas transmissões automáticas modernas, é utilizado o método de arrefecimento através da água do radiador. O ATF que retorna do conversor de torque vai diretamente ao radiador através da tubulação própria. A conexão desta mangueira poderá ser utilizada para esvaziar o ATF velho do sistema pelo novo. Remova o tubo de retorno do ATF que sai do radiador e entra na transmissão, e conecte um dispositivo trocador de fluido nela. Posicione uma bacia limpa de alumínio debaixo do veiculo e funcione o motor. O ATF velho irá ser recolhido pelo reservatório. Utilizando o trocador de fluido, alimente com ATF novo seu reservatório de acordo com o volume de ATF descarregado. Quando certo volume de ATF for descarregado, pare o motor. Monte então a mangueira de volta, desconectando o trocador de fluido, tomando cuidado para não deixar nada vazando, e complete o nível do ATF na transmissão.
Esperamos aqui ter esclarecido algumas dúvidas comuns com respeito ao ATF e seu procedimento de troca, bem como fornecido informações pertinentes aos técnicos reparadores para executar um melhor serviço aos usuários de veículos automáticos no Brasil. Até a próxima.