Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Em algumas situações, a embreagem do compressor não vai acoplar, então é preciso realizar verificações nos componentes para identificar as possíveis causas.
Fusível queimado - A causa mais comum de um fusível da embreagem queimado é um curto-circuito na bobina da embreagem do compressor. Para testar um curto-circuito com o aterramento, ajuste um multímetro na escala de ohms e toque um cabo no terminal da bobina da embreagem e o outro em um ponto de aterramento no compressor, não deve ter nenhuma condutância.
Na sequência, mude para o outro terminal da bobina da embreagem e verifique se há curto à massa/aterramento e para finalizar, conecte os dois cabos do multímetro aos dois terminais da bobina da embreagem e compare a leitura da resistência com as especificações de fábrica. Se a leitura for muito baixa, é uma indicação de um curto entre os enrolamentos da bobina. Isso resultaria em um campo magnético fraco que evita o engate da placa de embreagem completa na polia. Nesta leitura também pode ocorrer de não indicar resistência no multímetro, o que comprova que há um circuito aberto e a bobina deverá ser substituída.
Para um sistema de 12 volts, a resistência da bobina em temperatura ambiente deve ser próxima de 3,0 a 5,0Ω.
Existe outro teste prático muito utilizado nas oficinas para saber se a bobina está funcionando ou não, basta aplicar 12 volts nos terminais da bobina e colocar uma chave de fenda sobre ela, se atracar a chave, a bobina está boa, se não atracar, a bobina está queimada. Este teste pode ser feito na bancada com o compressor já removido ou pode ser feito ainda com o compressor montado no carro pois, quando a embreagem atraca, faz um barulho característico de acoplamento.
O relé da embreagem está com defeito - Os contatos elétricos no relé da embreagem do ar-condicionado podem desenvolver corrosão que impede o fluxo total de corrente para a bobina da embreagem, impedindo o engate da embreagem. Para testar, desconecte o conector elétrico na bobina da embreagem e teste a tensão da bateria com o ar-condicionado ligado. Caso não tenha os 12 volts, é preciso realizar testes no relé, considerando a tensão e a corrente necessárias para o seu funcionamento e também a tensão e corrente máximas que ele pode suportar.
A pressão do sistema está muito baixa - A pressão baixa indica uma carga baixa de gás refrigerante e se o compressor funcionar com uma carga baixa, a lubrificação do compressor fica comprometida e aumenta a possibilidade de desgaste dos componentes internos.
A finalidade desse interruptor é a proteção do compressor e no caso de a pressão cair muito, o circuito elétrico vai abrir, isso pode ser uma indicação de que o sistema perdeu parte ou toda a carga do gás refrigerante. Como o óleo lubrificante é transportado pelo gás refrigerante, uma perda pode causar danos ao compressor se ele funcionar sem lubrificação suficiente. A condição de baixa pressão pode indicar falhas como tubo de orifício entupido, carga baixa de gás refrigerante, válvula de expansão travada na posição fechada ou uma restrição no lado de alta pressão do sistema de ar-condicionado.
O interruptor de baixa pressão é instalado na linha de baixa pressão ou diretamente no acumulador.
A pressão do sistema está muito alta - Ligar o compressor do ar-condicionado com alta pressão, provocada por sobrecarga ou um componente com obstrução, pode danificar a embreagem magnética e o compressor.
Quando ocorrem certos problemas de funcionamento, a pressão alta do sistema pode exceder os limites de operação segura do compressor, das mangueiras ou outros componentes. Para evitar que isso aconteça, muitos sistemas são equipados com interruptores de corte de alta pressão. Esses interruptores abrem o circuito elétrico da embreagem no caso das pressões se tornarem excessivas.
Esta função desliga o compressor e impede que a pressão suba mais. Isso serve a dois propósitos; protege o compressor de danos e evita a liberação do gás refrigerante através do dispositivo de alívio de pressão (se equipado). A condição de alta pressão pode indicar falhas como compressor danificado, sobrecarga de refrigerante, restrição do condensador, válvula de expansão travada aberta, tubo de orifício ou filtro secador entupido.
O interruptor de alta pressão está localizado na linha de alta pressão ou diretamente no filtro secador.
O ECM não está enviando aterramento para o relé – O módulo da injeção eletrônica é que libera o sinal de aterramento para o relé da embreagem eletromagnética, é importante fazer uma verificação nas entradas dos interruptores de baixa e alta pressão ou do transdutor de pressão. O ECM não fornecerá aterramento para o relé da embreagem magnética se essas leituras estiverem fora das especificações.
Folga da placa de embreagem - Quando não está em operação, a placa de embreagem fica a uma distância específica da polia do ar-condicionado para evitar a operação do compressor. A distância é determinada pela montadora e está relacionada com a força da bobina da embreagem magnética, mas geralmente é de 0,35 a 0,65mm.
Com o tempo de uso, a face da placa da embreagem e a face da polia se desgastam e isso eleva a distância, quando a folga da embreagem se desgasta muito, a bobina da embreagem magnética não consegue mais puxar a placa da embreagem com força suficiente para se encaixar totalmente na polia, isso resulta em barulhos e o ar-condicionado não funciona de forma adequada.
Para verificar a folga da embreagem magnética do compressor do ar-condicionado, basta utilizar um calibre de lâminas e colocar entre a placa da embreagem e a polia (com o motor desligado), compare a leitura com as especificações de fábrica. Se o entreferro for muito grande, é possível corrigir usando uma arruela espaçadora maior, mas algumas embreagens magnéticas não são ajustáveis e a substituição completa da embreagem deverá ser realizada.
Os veículos mais recentes incorporam um sensor no mecanismo de embreagem magnética do compressor do ar-condicionado para monitorar as rotações da embreagem em relação às rotações do motor. Se houver uma discrepância, o módulo de controle indicará um código de falha e em alguns casos, acenderá uma luz indicadora que pode ficar piscando, pode caracterizar uma correia com muita folga ou embreagem escorregando.
Para realizar a substituição da embreagem do compressor é preciso verificar se há espaço para acessar o compressor e fazer a remoção e substituição da embreagem com o compressor instalado, isso economiza bastante trabalho e tempo.
No caso de ter que remover o compressor para trocar a embreagem, tem que rever o orçamento com o cliente para justificar todo o processo que envolve esta remoção e instalação. Tem que considerar o trabalho de evacuação completa do gás refrigerante do sistema, a recarga, a remoção do compressor, remoção e substituição do anel de vedação (retentor/gaxeta), rolamento ou o kit completo – bobina e polia com rolamento, placa da embreagem magnética e o retentor. Falaremos mais adiante sobre a remoção e instalação.
Sensor de temperatura ambiente
Em sistemas de controle de temperatura não automáticos, a função do interruptor de temperatura ambiente é inibir o funcionamento da embreagem magnética do compressor quando as temperaturas ambientes ficam muito frias. Este sensor abre o circuito elétrico da embreagem do compressor quando a temperatura está abaixo de uma faixa especificada. Esta função protege principalmente o compressor de má ou nenhuma lubrificação, que pode ser resultado de óleo refrigerante congelado.
Continua na próxima edição