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Bronzinas - Conheça os detalhes da estrutura, tipos e características


Veremos na aula os detalhes da estrutura das bronzinas trimetálicas, seus revestimentos e falhas, e ainda a necessidade desta aplicação em motores que tem a tecnologia start & stop, com parada e funcionamento do motor

Pedro Luiz Scopino
18 de julho de 2024


Estrutura das bronzinas trimetálicas 

Processo de fabricação: 

  • •    Camada de liga de bronze/latão a base de chumbo por fundição ou sinterização; 

  • •    Camada de níquel com espessura milesimal é aplicada para evitar a migração do estanho para o cobre e evitar o empobrecimento em estanho da camada superficial; 

  • •    Revestimento da pista de deslize aplicado por eletrodeposição.


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Bronzinas trimetálicas - Sistema Start & Stop


As novas tecnologias aplicadas nos motores atuais demonstram como um dos primeiros passos da eletrificação dos veículos a tecnologia Start & Stop.  

Agora, imaginem que um dos pontos mais cruciais para um motor é o seu início de funcionamento. Agora e se essa simples ação de dar na partida ocorrer um ou duas vezes por dia, teremos um desgaste nos componentes móveis do motor. Agora e se for dada a partida do motor 10, 20 ou mais vezes por dia? Como ocorre em motores com o sistema de desliga e liga, o conhecido Sistema Start & Stop. Para isso temos nas bronzinas a aplicação de liga de alumínio com revestimento em silício. 

  • •    Liga de revestimento fornece uma reserva de desgaste durante a operação do Start – Stop.


Bronzinas sem dente ou ressalto de fixação 

 


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