Estrutura das bronzinas trimetálicas
Processo de fabricação:
• Camada de liga de bronze/latão a base de chumbo por fundição ou sinterização;
• Camada de níquel com espessura milesimal é aplicada para evitar a migração do estanho para o cobre e evitar o empobrecimento em estanho da camada superficial;
• Revestimento da pista de deslize aplicado por eletrodeposição.
Bronzinas trimetálicas - Sistema Start & Stop
As novas tecnologias aplicadas nos motores atuais demonstram como um dos primeiros passos da eletrificação dos veículos a tecnologia Start & Stop.
Agora, imaginem que um dos pontos mais cruciais para um motor é o seu início de funcionamento. Agora e se essa simples ação de dar na partida ocorrer um ou duas vezes por dia, teremos um desgaste nos componentes móveis do motor. Agora e se for dada a partida do motor 10, 20 ou mais vezes por dia? Como ocorre em motores com o sistema de desliga e liga, o conhecido Sistema Start & Stop. Para isso temos nas bronzinas a aplicação de liga de alumínio com revestimento em silício.
• Liga de revestimento fornece uma reserva de desgaste durante a operação do Start – Stop.
Bronzinas sem dente ou ressalto de fixação
Temos cada vez mais motores com aplicação de bronzinas sem ressalto de fixação, o popular dente posicionador entre bronzina e a capa de mancal ou de moente e suas bases.
• Ressalto de centragem ou posicionador;
• Servem para a facilitação da montagem manual;
• Os ressaltos são um obstáculo durante a montagem, por esse motivo, várias bronzinas aplicadas nos novos motores já não são fornecidas com ressaltos de fixação.
Propriedades importantes das bronzinas em geral:
• Resistência a fadiga:
• Capacidade de suportarem as cargas específicas sem se deteriorarem.
• Conformabilidade:
• Capacidade de assumirem a forma do alojamento e/ou colos.
• Incrustabilidade:
• Capacidade de absorver partículas estranhas sólidas.
• Deslizamento:
• Propriedade do material resistir ao arraste bronzina/eixo.
• Resistência a corrosão:
• Resistência a altas temperaturas:
• Condutividade térmica:
• Capacidade na dissipação da temperatura.
É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico.
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