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  5. “Defeito mascarado” foi desafio encontrado na minha oficina mecânica. Veja solução do caso:

“Defeito mascarado” foi desafio encontrado na minha oficina mecânica. Veja solução do caso:


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alessandro Laino da Costa
15 de maio de 2013

Recebi um veículo Jetta 2.5 150cv com marcha lenta oscilando e com potência inferior à normal.  Utilizei o scanner e constatei problema na válvula de purga do cânister. Acompanhe conosco como o caso foi solucionado.

Verifiquei que a válvula estava normal após testá-la com o multímetro e observando pelo modo contínuo do scanner também fiz outros procedimentos, como conferir a programação do corpo de borboleta, velas, eletroválvulas e filtros. Revisei o veículo “inteiro” começando a procurar possíveis entradas de ar falso no coletor, no corpo de borboleta e o’ring dos bicos.

Ouvi um pequeno barulho de ar vindo da parte frontal do motor, próximo ao 3º e cheguei a conclusão que Aplicaro defeito estava na tampa de válvulas do motor.

Nela, tem acoplada uma válvula de vácuo do canister, que foi responsável pela alteração da marcha lenta e seu desempenho, causando uma oscilação na rotação do veículo.

SOLUÇÃO DA FALHA

Antes de trocar a tampa de válvulas, passei fita isolante em volta da válvula para verificar se o veículo ainda estava oscilando. Verifiquei que a avaria do cânister persistia, pois apesar do carro andar melhor, não estava 100%. Tive certeza que o defeito era a válvula da tampa do cabeçote e para resolver o defeito precisei trocar a tampa completa, pois a válvula vai fixa na tampa e não é possível substituir somente a válvula que é fundida na tampa.

Curiosidade: O nome desta peça no mercado é “pulmão” e seu custo é relativamente alto.

Ao trocar a tampa, fiz um minucioso teste com o scanner e reprogramação do sistema do corpo de borboleta. Também fiz o reset dos parâmetros auto adaptativos e o carro voltou a andar normalmente, gastando menos que antes do reparo.

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