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Recebi um veículo Jetta 2.5 150cv com marcha lenta oscilando e com potência inferior à normal. Utilizei o scanner e constatei problema na válvula de purga do cânister. Acompanhe conosco como o caso foi solucionado.
Verifiquei que a válvula estava normal após testá-la com o multímetro e observando pelo modo contínuo do scanner também fiz outros procedimentos, como conferir a programação do corpo de borboleta, velas, eletroválvulas e filtros. Revisei o veículo “inteiro” começando a procurar possíveis entradas de ar falso no coletor, no corpo de borboleta e o’ring dos bicos.
Ouvi um pequeno barulho de ar vindo da parte frontal do motor, próximo ao 3º e cheguei a conclusão que Aplicaro defeito estava na tampa de válvulas do motor.
Nela, tem acoplada uma válvula de vácuo do canister, que foi responsável pela alteração da marcha lenta e seu desempenho, causando uma oscilação na rotação do veículo.
Antes de trocar a tampa de válvulas, passei fita isolante em volta da válvula para verificar se o veículo ainda estava oscilando. Verifiquei que a avaria do cânister persistia, pois apesar do carro andar melhor, não estava 100%. Tive certeza que o defeito era a válvula da tampa do cabeçote e para resolver o defeito precisei trocar a tampa completa, pois a válvula vai fixa na tampa e não é possível substituir somente a válvula que é fundida na tampa.
Curiosidade: O nome desta peça no mercado é “pulmão” e seu custo é relativamente alto.
Ao trocar a tampa, fiz um minucioso teste com o scanner e reprogramação do sistema do corpo de borboleta. Também fiz o reset dos parâmetros auto adaptativos e o carro voltou a andar normalmente, gastando menos que antes do reparo.