A Volvo lançou o FMX no Brasil, desenvolvido para o transporte pesado em condições severas, com cargas na faixa de 32 a 50 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), que tem motor de 13 litros e potência de 400cv a 480cv. A montadora também apresentou o FMX 11 litros, voltado para aplicações em condições intermediárias.
O trem de força do FM – e agora do FMX - é conhecido por contribuir para o menor consumo de combustível nas aplicações de veículos vocacionais nas categorias a que se destina. Além disso, o eixo traseiro é forte e resistente, justamente para ser adequado à aplicações típicas de operações vocacionais. Para diferentes tipos de aplicações, o FMX pode ser encontrado com trações 8x4 e 6x4.
No motor, a Volvo manteve o freio motor VEB, considerado o mais potente do mercado, com potencias de 410cv ou 500cv. A motorização mais adequada para o mercado desse tipo de aplicação de 400cv a 480cv.
A eletrônica embarcada também se manteve, pois proporciona uma excelente sinergia entre os componentes do trem de força, incluindo o Trip Manager, uma ferramenta que auxilia bastante o transportador na gestão da frota.
A parte inferior do para-choque abriga o chamado front step, um estribo antiderrapante e aberto onde o motorista e outras pessoas podem colocar os pés e se apoiar para fazer a limpeza do parabrisa e promover a manutenção da parte frontal externa da cabine.
Outras novidades
Equipamentos extras, muito úteis para operações off road. O FMX vem equipado de uma proteção gradeada de farol, que evita falhas no conjunto ótico em terrenos pedregosos.
A engenharia da Volvo também desenvolveu um novo e resistente pino de reboque dianteiro com capacidade para 25 toneladas. Ele foi estrategicamente instalado bem no centro da grade inferior, proporcionando muito mais funcionalidade ao caminhão.
No farol tem três unidades que permitem manutenção independente: luz alta, pisca e farol, além da opção de farol de neblina.
Testes
O caminhão passou por testes rigorosos na Suíça e no Brasil antes de chegar ao mercado. Os veículos foram testados 24 horas por dia em situações severas, como em plantações de cana de açúcar e em mineradoras. Entre os testes, foram realizados de confiabilidade e de ciclo de vida em alta velocidade, conhecido com AET (Teste de Resistência Acelerado). Nos testes de ciclo de vida, os caminhões foram dirigidos 24 horas por dia durante seis a oito meses. Uma equipe de pilotos se revezou na direção, submetendo os veículos a cerca de dez testes extremamente rigorosos, vez após vez, durante todo o período.