Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Reparador Diesel
  4. /
  5. Toyota Hilux 2.8 apresentava falha após ter reparo mal feito em outra oficina

Toyota Hilux 2.8 apresentava falha após ter reparo mal feito em outra oficina

Devido a procedimento mal realizado anteriormente, líquido de arrefecimento vazava pela antecâmara dos bicos injetores, causando diminuição do nível deste. Problema não teria ocorrido caso o profissional tivesse seguido o manual de reparos

Fernando Naccari e Paulo Handa
12 de fevereiro de 2014

Reparador Aquiles e o Toyota Hilux 2.8 1998Este mês, visitamos a oficina do Aquiles, localizada em São Bernardo do Campo-SP, onde o próprio nos mostrou um defeito ocorrido com uma Toyota Hilux 2.8 1998 e que estava com 245.350km rodados, apresentando um defeito curioso: “Este carro estava com um problema na antecâmara dos bicos injetores, causando assim um vazamento do líquido de arrefecimento”.

Questionamos o reparador em como foi o processo de diagnóstico da falha, e ele nos contou: “Conversando com o cliente, este me relatou que estava notando que a água do radiador estava sumindo sem que ele notasse vazamentos. Dessa forma, analisando todo o sistema, notei que com o motor funcionando, ocorria uma espécie de ‘sopro’ dentro do reservatório de expansão”.

Embora para nós seja uma surpresa, Aquiles disse estar acostumado com este tipo de problema e acabou ‘matando a charada’ na hora: “Perguntei ao cliente se ele havia efetuado algum reparo recentemente no cabeçote e ele me confirmou. Expliquei a ele que no momento do reparo, o profissional que executou o serviço no cabeçote não se atentou às anticâmaras dos bicos injetores”.

Aquiles completou a explicação dizendo o porquê de isso ocorrer: “Quando há superaquecimento na região, estas costumam trincar e muitas retíficas não se atentam a estas trincas e acabam liberando serviço com este erro. Assim, na hora de acertar a regulagem do motor, também dá muito trabalho, além de ocorrer problema igual ao que ocorreu com esse veículo”.

Aquiles ainda comentou sobre o que deve ser verificado na montagem deste cabeçote: “Deve-se verificar a altura das válvulas em relação ao cabeçote, procedimento este não efetuado pela maioria dos reparadores onde, se a válvula estiver muito baixa, causará irregularidades no funcionamento do motor, além desse fator ser determinante para a escolha da espessura da junta do cabeçote. Neste caso, o valor encontrado na medição é de 85mm, onde o valor deve estar entre 77mm e 85mm” (FOTOS 2 E 2A).

Mas os procedimentos para a escolha da junta não se resumem a isso. Aquiles acrescentou: “Outro procedimento que tem que ser efetuado pelo reparador é a verificação da altura do pistão em relação a sua saída do cilindro, ultrapassando a câmara de combustão. Isso também é predominante para a escolha da junta”.

Para auxiliar os reparadores a efetuar a escolha correta da junta nova, Aquiles informou os dados segundo a tabela abaixo:

ESPESSURA DA JUNTA NOVA

1 orifício             3 orifícios           5 orifícios

0,80~0,90mm    0,9~1,00mm      1,00~1,10mm

Segundo Aquiles, este cuidado não gerará grande trabalho ao reparador: “Este serviço é relativamente fácil e temos que sempre efetuá-lo como manda o manual de serviços do veículo. Quem não o tem, adquiri-lo é a melhor opção”.

“Levo em torno de 2 horas para desmontar o cabeçote e em torno de 4 horas para montá-lo e acertar o funcionamento do motor” , explicou Aquiles.

Aquiles ainda acrescentou sobre o assunto: “Particularmente, não abro mão dos procedimentos indicados pelos manuais de reparos dos veículos, pois ganho tempo e o serviço sai da forma que tem que ser. Os profissionais que não entenderem essa questão estarão fadados a prejuízos constantes. Por conta disso, vejo muitas reclamações de clientes sobre serviços mal executados que, quando vou conferir a causa, foi somente por não seguir o recomendado para cada tipo de reparo”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Pistão trincado pode ser causado por alterações nos mapas de injeção da Ranger 3.2
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Diagnóstico de falha grave no motor da Amarok: Desgaste prematuro por uso urbano e manutenção inadequada
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Diagnóstico preciso e técnico: como eliminar fumaça branca e preta em motores diesel