A Scania lançou o Driver Support, um sistema que visa reduzir o consumo de combustível e emissão de gases poluentes, que dá suporte ao motorista sobre as condições do veículo em tempo real. O equipamento chega ao Brasil como item de série de todos os caminhões da marca que possuem ABS.
O Scania Driver Support funciona por meio de sensores distribuídos no veículo que analisam continuamente o condutor, ajudando a melhorar o desempenho na direção. Além disso, o sistema mantém por mais tempo os resultados do treinamento do condutor e é uma inovação sustentável. De acordo com testes realizados pela montadora, para um transportador com 20 caminhões que percorrem 120.000 km/ano, o sistema é capaz de oferecer uma redução na emissão de dióxido de carbono na atmosfera equivalente a 200 toneladas.
No total, 16 mensagens aparecem no monitor do Scania Driver Support apresentando ao motorista a melhor solução para quatro tipos de situação: condução em aclives e declives, escolha de marchas, uso do Scania Retarder (quando o veículo possui o equipamento) e antecipação de frenagens.
Etanol
A montadora fechou a venda de 50 ônibus movidos a etanol para a Viação Metropolitana, uma das empresas do sistema de transportes da cidade de São Paulo. A montadora também será responsável por garantir a manutenção preventiva dos veículos até 120 mil quilômetros rodados por unidade.
Os novos ônibus sustentáveis K 270 4x2 da Scania, que tem entrega prevista em lotes a partir de maio de 2011, possuem motor de 9 litros de 270 cavalos de potência e serão abastecidos com etanol, adicionado a 5% de aditivo promovedor de ignição. Esse combustível renovável é capaz de reduzir a emissão de CO2 em até 90%. A alta tecnologia dos modelos já atende às exigências da legislação brasileira de emissão de gases poluentes e a Euro V, que só entrará em vigor no País em 2012, além da EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), norma obrigatória na União Européia.
Chassis
A empresa apresentou na FetransRio as novas linhas de chassis de ônibus F 230 4x2NZ, indicado para linhas urbanas, e o K 310 4x2 rodoviário com balanço traseiro curto.
O chassi urbano F230 4x2 NZ reforça a volta da montadora à disputa do mercado nacional desse segmento de veículos com motor dianteiro, sendo indicado para as mais variadas linhas de bairro a bairro ou mesmo alimentadoras de corredores. Com motor de 5 cilindros em linha e 230cavalos de potência, possui torque de 1.050 Nm entre 1.100 e 1.400 rpm,o maior da categoria, o que garante excelente desempenho e economia de combustível. Com este nível de torque, é capaz de vencer sem dificuldades ladeiras íngremes, mantendo elevado índice de disponibilidade operacional mesmo nas aplicações mais severas.
Já o K310 4x2 na versão rodoviária com balanço traseiro curto oferece maior flexibilidade para a distribuição dos assentos. Com um menor balanço traseiro (distância do eixo traseiro até o pára-choques traseiro), todo o peso do veículo é melhor distribuído entre os eixos,atendendo à legislação nacional (Lei da Balança). Esse veículo estará exposto no estande da encarroçadora Marcopolo, parceira da Scania neste projeto e trata-se de um Paradiso 1200 G7, com comprimento total de 13,10 metros, 46 lugares, ar condicionado e toalete.