Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A escolha de uma cidade em cada estado do país visa dar mais agilidade na capacitação dos profissionais que atuam como mecânicos das Casas Scania, reduzindo o tempo das viagens dos reparadores até o centro de treinamento de São Bernardo do Campo, além de otimizar tempo e os custos dos clientes Scania que queiram aperfeiçoar os motoristas.
Cada centro vai atender uma região. “Antes, nós tínhamos que deslocar os reparadores das Casas Scania até São Paulo para fazer o curso. Isso fazia com que o mecânico ficasse muito tempo fora da oficina e causava atraso no trabalho. Agora, há disponibilidade de cursos próximo da Casa Scania em que atua”, disse Roberto Leoncini, diretor geral da unidade de negócios da Scania.
A ação já faz parte dos compromissos da montadora em formar todos os mecânicos para receber, a partir de 2012, os motores com tecnologia de emissões reduzidas, como prevê o Conama P7 (Euro 5). Inicialmente, os cursos voltados aos reparadores serão ministrados somente para funcionários das Casas Scania espalhadas pelo país. São aproximadamente 40 cursos, com treinamento voltado a capacitação e renovação de conhecimentos dos funcionários, e que são ministrados de três a cinco dias, com no máximo dez alunos por sala.
A intenção da Scania é treinar de imediato os funcionários das concessionárias da marca. Segundo a montadora, um dos cursos mais requisitados pelos reparadores da rede é o de sistema elétrico, que atualiza os profissionais quanto às inovações tecnológicas dos novos caminhões e ônibus. Nele, o reparador aprende como identificar rapidamente falhas com programas de diagnóstico exclusivos da Scania.
Reparação independente
Indagado sobre a possibilidade de abrir os cursos de capacitação também para reparadores independentes, Sidney Basso, diretor de serviços da Scania, afirmou que o curso também pode ser feito pelo mecânico independente, desde que a oficina seja equipada com os equipamentos indicados pela montadora, para que a reparação seja feita de acordo com o ensinado no curso. “Só com o conhecimento, sem o ferramental, o reparador independente não consegue trabalhar com as orientações do treinamento.
O curso da Scania é constantemente atualizado”, afirma.
Basso também disse que não há restrições ao reparador independente, mas reconheceu a dificuldade em se obter equipamentos corretos. “ Não restringimos o reparador independente. Se ele tiver uma oficina no padrão que exigimos, ele pode ir ao Centro de Treinamento e fazer o curso. Quem saber no futuro ele não se torna uma concessionária?”, ressalta.
Para motoristas
Os centros de treinamento oferecem quatro cursos de treinamento para motoristas, que variam de um dia a um mês de aulas. Todos os cursos abordam manutenção preventiva e direção eficiente e segura, com aumento de economia de combustível, distribuições otimizadas e carga e duração de itens, como pneus, motor e sistema de transmissão.
Os cursos disponíveis são: Direção econômica, formação avançada para motoristas, formação básica de motoristas e o inovador In Company, onde o palestrante vai até a empresa. Segundo a montadora, o investimento, embora salgado para alguns bolsos (de R$ 600 à R$ 1.250), compensa. “Depois de treinado, o motorista conduz o veículo de maneira mais consciente e pode reduzir o gasto com combustível em até 10%. O investimento feito pode ser recuperado em aproximadamente um mês de trabalho”, afirmou Leoncini.
Os cursos para motoristas podem ser encontrados em uma das 100 casas Scania disponíveis em todo o país. Alguns também são ministrados em parceria com a Fundação Adolpho Bosio de Educação e Transporte (Fabet), que fica em Concórdia (SC) e Mairinque (SP). Mais informações estão disponíveis no site www.scania.com.br.