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Procedimento de desmontagem do eixo diferencial da GM S10/ Blazer – Parte 1

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Fernando Naccari Alves Martins
02 de outubro de 2012

Nesta matéria, acompanhe o passo a passo para a desmontagem desse conjunto utilizado em picapes médias, caminhões e em veículos dotados de tração traseira

Basicamente, podemos dizer que o diferencial tem duas funções básicas:
• Transmitir a potência do motor as rodas e permitir que estas girem em rotações diferentes;
• Reduzir a velocidade rotacional da transmissão uma última vez, antes de chegar às rodas. Para nos auxiliar com o passo a passo, teremos o supervisor de treinamento da Affinia Eduardo Guimarães.

COMPONENTES

O diferencial é composto pelas engrenagens satélites, planetárias, semi-eixos, coroa e pinhão. Os dois últimos devem receber uma atenção especial no momento da reparação. Esse conjunto resume-se a duas engrenagens que fazem a redução do torque provenientes do motor para as rodas. Essa redução se dá através da relação entre o número de dentes da coroa em relação as do pinhão.

Mediante esse conceito, quanto maior for a redução do sistema, maior o torque disponível para o veículo, porém, menor será sua velocidade final, e vice-versa.

IMPORTANTE: Antes de realizar esse procedimento, afaste os semi-eixos do veículo.

RETIRADA DA CAIXA

Iniciamos o procedimento de desmontagem desta, removendo os parafusos, as arruelas de pressão e as travas dos anéis de ajuste dos rolamentos da caixa. A seguir, siga esses passos:
• Remova a capa dos mancais dos rolamentos. Verifique que em cada uma, há uma letra correspondente igual ao da carcaça; (FOTO 1)
• Utilize o expansor para carcaça do diferencial. Atente-se para que os valores especificados não excedam (0,38 mm). Para tal, utilize relógio comparador (FOTO 2)
• Utilize a alavanca apoiada no expansor, posicionando-a abaixo da coroa. Mova a alavanca até que o conjunto diferencial desloque-se de sua sede. Retire o mesmo com uma das mãos, mas cuidado para que não machuca-las.(FOTO 3 E 3A)
• Prenda a caixa diferencial em uma morsa e retire os parafusos da Coroa. Como estes costumam ser autotravantes, eles devem ser substituídos quando da montagem.
• Remova a coroa da caixa. (FOTO 4)
• Remova o pino elástico com o auxilio de um pino-guia. (FOTO 5 E 5A)
Agora, para removermos o conjunto de engrenagens:
• Com um punção e martelo, remova o eixo das satélites; (FOTO 6)
• Gire as planetárias; (FOTO 7)
• As satélites e as arruelas se soltarão. (FOTO 8)
• Retire as planetárias junto a seu conjunto prato-disco; (FOTO 9, 9A)
Mês que vêm iremos conferir a regulagem e montagem dos componentes. Até lá.

 

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