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Novo Iveco Stralis Hi-Way inaugura atuação da montadora no segmento dos extrapesados


Para aumentar sua participação de mercado, fabricante do grupo Fiat aposta em um produto que oferece monitoramento, gestão e menor custo do que seus concorrentes no mercado brasileiro

Por: Anderson Tomé - 14 de outubro de 2013

Em um teste cego, se fosse julgado pelo seu nível de conforto, ele seria facilmente confundido com um veículo Premium. E é exatamente esta a aposta da Iveco, uma vez que o caminhão, seja pesado ou extrapesado, é a segunda casa do caminhoneiro.

Chega a ser impressionante o nível de preocupação com cada detalhe e com cada item que está à disposição do motorista: desde uma geladeira estrategicamente colocada sob o banco do motorista, até uma beliche (!) feita com o mesmo material que compõem os colchões da NASA. Uma pessoa com 1,90m de altura fica literalmente em pé dentro da cabine, e ainda sobram alguns centímetros para alcançar o teto. O foco da Iveco é: desempenho e conforto.

Muito aguardado no Brasil devido ao sucesso que fez no Salão de Hannover, em setembro de 2012, o Stralis Hi-Way chega ao Brasil quase que ao mesmo tempo que seu lançamento na Europa, o que demonstra as estratégias e a importância do mercado brasileiro para a montadora. Nesse período, a engenharia testou 34 unidades, que rodaram mais de dois milhões de quilômetros nas estradas brasileiras.

Montado na fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais, a marca espera que nestes quatro últimos meses de 2013 sejam comercializados entre 500 e 700 Hi-Way e que a versão represente 40% dos cinco mil Stralis previstos para 2014. Este reforço garantiria à Iveco a participação de 10% no segmento de extrapesados – o que mais cresce no Brasil - e que já responde por um em cada quatro caminhões comercializados no país.

DESEMPENHO
Sob o capô, o pesadão da Iveco está equipado com o motor FPT Cursor 13, com exatos 12.9 litros, e sistema SCR, de redução catalítica seletiva. A marca manteve as calibrações para 440 e 480 cv de potência, já oferecidas na versão de entrada do Stralis. Mas para segmento Premium, o Hi-Way apresenta a nova configuração com 560 cv.

Para alcançar estes índices, o propulsor recebeu cabeçote em alumínio, aftercooler e um novo sistema para controle de fluxo no turbo-compressor. No lugar de aletas de ângulo variável dos VGT tradicionais, o turbo do Cursor 13 tem um jogo de anéis que aumenta ou reduz a área das hélices exposta ao fluxo de ar.

De acordo com a engenharia da Iveco, o aumento de potência atende também a uma necessidade gerada pela lei que limita a carga horária dos motoristas. Um caminhão mais rápido pode percorrer mais quilômetros a cada jornada.

Segundo a Iveco, a empresa entende a necessidade de elevar o nível de eficiência do motorista e quer ajudar neste processo. Ele conta com um câmbio automatizado de 16 marchas, controle de cruzeiro e limitador de velocidade. Além de informações básicas como consumo instantâneo e médio, velocidade média e autonomia, o computador de bordo monitora, entre outras coisas, o desgaste das lonas de freio, a pressão do sistema hidráulico e o nível de Arla 32.

Se não bastasse toda a tecnologia presente dentro da cabine, no painel há ainda um econômetro, que indica sempre a forma mais eficiente de conduzir em cada situação. Também atrás de economia, o Hi-Way introduz melhorias aerodinâmicas que melhoram o coeficiente de arrasto em 3% – o que resulta numa redução de 0,6% no consumo.

CASA DO MOTORISTA
Ao longo dos anos, as empresas fabricantes de caminhões, decidiram segmentar seus produtos e criar categorias específicas. Este comportamento é similar ao que acontece no mercado de automóveis, e a justificativa nos dois casos é a mesma: encaixar os veículos nas expectativas dos potenciais compradores.

E assim como na categoria automotiva, entre os caminhões criou-se igualmente uma divisão mais luxuosa, com versões mais potentes e recheadas de conforto e tecnologia. E, é claro, estes modelos top de linha ficam na parte mais cara e rentável da tabela de preços. E é aí que se enquadra o novo Iveco Hi-Way, uma configuração completíssima do extrapesado Stralis.

O espaço na cabine também busca facilitar a vida do caminhoneiro. O banco do motorista, forrado em couro, tem suspensão pneumática independente e um sem-número de regulagens. Entre as poltronas, há uma geladeira e uma caixa térmica, que podem ser embutidas sob o leito para liberar a área de circulação. A cama, inclusive, traz um colchão de visco elástico, tem luzes de leitura em led. Para-brisas e vidros têm cortina elétrica, que funciona como blackout, e o ar condicionado pode se manter em operação por toda a noite, mesmo com o motor desligado.

A IVECO GARANTE
A lista de opcionais é recheada e vai desde a suspensão traseira pneumática até um beliche. O Hi-Way está disponível em versões de tração 4X2, 6X2 e 6X4 e entre eixos de 3, 3,20 ou 3,50 metros.

Os preços iniciais vão de R$ 320 mil, para a versão 440 cv com tração 4X2, a R$ 395 mil, para a motorização de 560 cv e tração 6X4. O investimento necessário é menor que o valor dos extrapesados de luxo da Volvo, Scania e Mercedes, apontados pela marca italiana como seus principais rivais no mercado brasileiro.

O novo Iveco Stralis ainda possui garantia exclusiva de quatro anos, a maior do segmento. E além da garantia de fábrica existe também a garantia de economizar até 7,5% em combustível e 5% no custo de manutenção.

A Iveco destaca a garantia de baixo custo operacional e também de segurança, pois a família Iveco Stralis conta com o freio motor de 415 cv e freio auxiliar Intarder com 978 cv, ambos mais potentes da categoria.

Muito mais confortável que seus antecessores, o novo Iveco Stralis conta com o Sistema Iveco Frota Fácil, o sistema de gerenciamento de frota mais completo do mercado (rastreamento, telemetria e bloqueio).

APRESENTAÇÃO
Seguindo o padrão do Stralis Hi-Way, a equipe da Iveco deu um verdadeiro espetáculo de organização e inovação ao apresentar o veículo para a imprensa. Além de colocar seus representantes e engenheiros à disposição para esclarecer qualquer dúvida, explicou e mostrou todos os detalhes e melhorias minuciosamente. Ainda disponibilizou um sistema que mostrava o funcionamento de diversos itens do caminhão na tela de um tablet, quando a câmera deste era apontada para um ponto específico.