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Novo Iveco Stralis Hi-Way inaugura atuação da montadora no segmento dos extrapesados


Para aumentar sua participação de mercado, fabricante do grupo Fiat aposta em um produto que oferece monitoramento, gestão e menor custo do que seus concorrentes no mercado brasileiro

Anderson Tomé
14 de outubro de 2013

Em um teste cego, se fosse julgado pelo seu nível de conforto, ele seria facilmente confundido com um veículo Premium. E é exatamente esta a aposta da Iveco, uma vez que o caminhão, seja pesado ou extrapesado, é a segunda casa do caminhoneiro.

Chega a ser impressionante o nível de preocupação com cada detalhe e com cada item que está à disposição do motorista: desde uma geladeira estrategicamente colocada sob o banco do motorista, até uma beliche (!) feita com o mesmo material que compõem os colchões da NASA. Uma pessoa com 1,90m de altura fica literalmente em pé dentro da cabine, e ainda sobram alguns centímetros para alcançar o teto. O foco da Iveco é: desempenho e conforto.

Muito aguardado no Brasil devido ao sucesso que fez no Salão de Hannover, em setembro de 2012, o Stralis Hi-Way chega ao Brasil quase que ao mesmo tempo que seu lançamento na Europa, o que demonstra as estratégias e a importância do mercado brasileiro para a montadora. Nesse período, a engenharia testou 34 unidades, que rodaram mais de dois milhões de quilômetros nas estradas brasileiras.

Montado na fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais, a marca espera que nestes quatro últimos meses de 2013 sejam comercializados entre 500 e 700 Hi-Way e que a versão represente 40% dos cinco mil Stralis previstos para 2014. Este reforço garantiria à Iveco a participação de 10% no segmento de extrapesados – o que mais cresce no Brasil - e que já responde por um em cada quatro caminhões comercializados no país.

DESEMPENHO
Sob o capô, o pesadão da Iveco está equipado com o motor FPT Cursor 13, com exatos 12.9 litros, e sistema SCR, de redução catalítica seletiva. A marca manteve as calibrações para 440 e 480 cv de potência, já oferecidas na versão de entrada do Stralis. Mas para segmento Premium, o Hi-Way apresenta a nova configuração com 560 cv.

Para alcançar estes índices, o propulsor recebeu cabeçote em alumínio, aftercooler e um novo sistema para controle de fluxo no turbo-compressor. No lugar de aletas de ângulo variável dos VGT tradicionais, o turbo do Cursor 13 tem um jogo de anéis que aumenta ou reduz a área das hélices exposta ao fluxo de ar.

De acordo com a engenharia da Iveco, o aumento de potência atende também a uma necessidade gerada pela lei que limita a carga horária dos motoristas. Um caminhão mais rápido pode percorrer mais quilômetros a cada jornada.

Segundo a Iveco, a empresa entende a necessidade de elevar o nível de eficiência do motorista e quer ajudar neste processo. Ele conta com um câmbio automatizado de 16 marchas, controle de cruzeiro e limitador de velocidade. Além de informações básicas como consumo instantâneo e médio, velocidade média e autonomia, o computador de bordo monitora, entre outras coisas, o desgaste das lonas de freio, a pressão do sistema hidráulico e o nível de Arla 32.

Se não bastasse toda a tecnologia presente dentro da cabine, no painel há ainda um econômetro, que indica sempre a forma mais eficiente de conduzir em cada situação. Também atrás de economia, o Hi-Way introduz melhorias aerodinâmicas que melhoram o coeficiente de arrasto em 3% – o que resulta numa redução de 0,6% no consumo.

CASA DO MOTORISTA
Ao longo dos anos, as empresas fabricantes de caminhões, decidiram segmentar seus produtos e criar categorias específicas. Este comportamento é similar ao que acontece no mercado de automóveis, e a justificativa nos dois casos é a mesma: encaixar os veículos nas expectativas dos potenciais compradores.

E assim como na categoria automotiva, entre os caminhões criou-se igualmente uma divisão mais luxuosa, com versões mais potentes e recheadas de conforto e tecnologia. E, é claro, estes modelos top de linha ficam na parte mais cara e rentável da tabela de preços. E é aí que se enquadra o novo Iveco Hi-Way, uma configuração completíssima do extrapesado Stralis.

O espaço na cabine também busca facilitar a vida do caminhoneiro. O banco do motorista, forrado em couro, tem suspensão pneumática independente e um sem-número de regulagens. Entre as poltronas, há uma geladeira e uma caixa térmica, que podem ser embutidas sob o leito para liberar a área de circulação. A cama, inclusive, traz um colchão de visco elástico, tem luzes de leitura em led. Para-brisas e vidros têm cortina elétrica, que funciona como blackout, e o ar condicionado pode se manter em operação por toda a noite, mesmo com o motor desligado.

A IVECO GARANTE
A lista de opcionais é recheada e vai desde a suspensão traseira pneumática até um beliche. O Hi-Way está disponível em versões de tração 4X2, 6X2 e 6X4 e entre eixos de 3, 3,20 ou 3,50 metros.

Os preços iniciais vão de R$ 320 mil, para a versão 440 cv com tração 4X2, a R$ 395 mil, para a motorização de 560 cv e tração 6X4. O investimento necessário é menor que o valor dos extrapesados de luxo da Volvo, Scania e Mercedes, apontados pela marca italiana como seus principais rivais no mercado brasileiro.

O novo Iveco Stralis ainda possui garantia exclusiva de quatro anos, a maior do segmento. E além da garantia de fábrica existe também a garantia de economizar até 7,5% em combustível e 5% no custo de manutenção.

A Iveco destaca a garantia de baixo custo operacional e também de segurança, pois a família Iveco Stralis conta com o freio motor de 415 cv e freio auxiliar Intarder com 978 cv, ambos mais potentes da categoria.

Muito mais confortável que seus antecessores, o novo Iveco Stralis conta com o Sistema Iveco Frota Fácil, o sistema de gerenciamento de frota mais completo do mercado (rastreamento, telemetria e bloqueio).

APRESENTAÇÃO
Seguindo o padrão do Stralis Hi-Way, a equipe da Iveco deu um verdadeiro espetáculo de organização e inovação ao apresentar o veículo para a imprensa. Além de colocar seus representantes e engenheiros à disposição para esclarecer qualquer dúvida, explicou e mostrou todos os detalhes e melhorias minuciosamente. Ainda disponibilizou um sistema que mostrava o funcionamento de diversos itens do caminhão na tela de um tablet, quando a câmera deste era apontada para um ponto específico.

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