O centro valida novos produtos da International Caminhões para o mercado nacional e possui oficina e reparadores técnicos especializados, além de Sistema Pneumático para ferramentas
Empresa inaugurou seu primeiro centro de teste de veículos no país, o Jaguariúna Tech Center (JTC). Localizado em Jaguariúna, a 140km da capital paulista, o espaço foi criado para construir protótipos e realizar testes de caminhões da marca International.
O investimento inicial para viabilizar o projeto foi de U$ 800 mil e, neste ano, mais U$ 200 mil foram destinados para a construção, aquisição e instalação de equipamentos no centro de teste. Nos próximos cinco anos, a empresa prevê investir mais U$ 1 milhão no JTC.
O projeto foi idealizado pela equipe brasileira de engenharia, que adequou processos utilizados pela matriz da Navistar, nos Estados Unidos, para adequá-los às necessidades específicas do mercado brasileiro.
As novidades da International Caminhões para o Brasil incluem a nomeação do presidente da operação.
Guilherme Ebeling é agora o executivo responsável pela gestão dos negócios de caminhões International na região, respondendo diretamente para Waldey Sanchez, presidente e CEO da Navistar South America.
“A proposta da International Caminhões com o JTC é que esse centro seja referência no Brasil para teste de veículos comerciais, razão pela qual o local foi especialmente desenvolvido para a criação e validação de veículos pesados”, ressalta Guilherme Ebeling. O executivo lembra, também, que a cidade de Jaguariúna foi escolhida em virtude do fácil acesso a importantes rodovias do estado de São Paulo e do Brasil, pela proximidade com o escritório da empresa, localizado em São Paulo, capital, onde está instalada a área de engenharia para caminhões.
Oficina
Construído em uma área de 2,5 mil m², o JTC contempla áreas para teste de campo, oficina, montagem de protótipos e ferramentaria para desenvolvimento de peças, além de escritório de engenharia. No local, estão sendo realizados testes para homologação de produtos, testes funcionais, testes de validação de veículos, testes de campo e levantamento de dados sobre performance do veículo.
O Jaguariúna Tech Center possui capacidade para frota de 50 veículos. Atualmente, já opera com 22 caminhões. A equipe é formada por engenheiros, técnicos, reparadores e motoristas.
Infraestrutura do JTC
- Local possui área independente, entre oficina, montagem de protótipo, teste de campo, levantamento de dados sobre performance, entre outros;
- Utiliza sistema de exaustão que permite que os veículos funcionem o dia todo em local fechado;
- Sala de instrumentação climatizada;
- Sistema pneumático para ferramentas;
- Equipe utiliza o sistema Itracker, que garante aos engenheiros acompanhamento online de qualquer alteração do veículo durante o teste.
Com isto, a empresa afirma que espera alcançar vantagens, como teste mais preciso e possibilidade de antecipar falhas.