Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Com a chegada da Euro V, que entrará em vigor em janeiro de 2012 no Brasil, a MWM já está se preparando para se adequar ao mercado. A empresa anunciou para o segundo semestre o lançamento do motor MaxxForce 3.2.
O novo produto foi desenvolvido com novas tecnologias diesel, como injetores centrais e verticais, novo cabeçote 16 válvulas cross flow com comando único e turbo de geometria variável Dual Axle, com comando eletrônico e roda de titânio. O modelo estará disponível na versão EGR.
Segundo a MWM, o novo motor proporciona até 4,5% de redução de combustível e 55% de melhoria no torque de arrancada. A vida útil subiu 30%, alcançando 400 mil quilômetros rodados.
O diferencial fica por conta da aplicação. O motor foi desenvolvido para caminhões leves, veículos urbanos de carga, miniônibus, microônibus, picapes, SUV´s e vans. A novidade é que ele também será exportado para a Otokar, da Turquia, e para a Daewoo Bus Corporation, da Coréia do Sul.
Resultados e expectativas
O ano de 2010 foi marcado por superação na venda de motores MWM. Ao todo, a empresa produziu 144 mil unidades, número considerado o melhor em todos os 57 anos de empresa no Brasil.
Para 2011, a companhia espera crescer as vendas em até 11%, o que representará 160 mil propulsores vendidos. Com esses resultados, a MWM manteve a liderança no segmento, com participação de 30% no Mercosul.
Para que as expectativas de 2011 aconteçam, a empresa anunciou o investimento de US$ 85 milhões em tecnologia e novos equipamentos nas plantas de São Paulo e Rio Grande do Sul. Até 2015, a empresa espera investir US$ 345 milhões, incluindo a fábrica de Jesus Maria, na Argentina.
Euro VI
A MWM também já realiza testes e pesquisas de tecnologia para atender os controles de emissões previstos no Euro IV. Sem especulação sobre datas, a empresa apenas afirma que ‘em breve’, os motores que atendem essa regulamentação estarão disponíveis para os mercados de interesse.
Os estudos já são realizados no Centro de Criação e Desenvolvimento de Motores da planta localizada em Santo Amaro, São Paulo. Para que os testes sejam feitos com padrões rigorosos e de qualidade, a MWM conta com 320 colaboradores, entre eles 26 engenheiros que trabalham em projetos para os Estados Unidos.