Fábrica de motores disponibiliza ao mercado módulos customizados para o repasse das informações técnicas da marca
Pertencente à gigante americana Navistar, a MWM-International promoveu no final de maio um oportuno treinamento a imprensa especializada, composta por jornalistas das principais mídias do segmento automotivo. Como de praxe, o Jornal Oficina Brasil estava lá para coletar o máximo de dicas e informações, além de mostrar a você leitor, “o caminho das pedras” para ser incluso neste programa.
Conceitos Ministrado pelo representante técnico Fernando Marcelino Pereira Junior, o treinamento teve como foco a apresentação da linha de motores, dicas de manutenção preventiva (como exemplo a importância da utilização de filtros e lubrificantes corretos), sangria diária dos filtros separadores d’água, entre outras. Após o treinamento, uma visita à fábrica foi realizada, para demonstrar todo o know how da marca perante a construção dos motores. A linha de montagem é uma das mais modernas do país, com planos de expansão segundo o gerente de Marketing, Roberto Alves dos Santos. Linha Acteon O destaque do treinamento ficou por conta do moderno motor Acteon, disponível nas versões quatro cilindros (4.12 TCE) e seis cilindros (6.12 TCE). Sobre a linha Acteon, a nomenclatura “4.12 TCE” significa: 4 (número de cilindros), 12 (série do motor), T (se é turboalimentado), C (Aftercooler) e por último a letra E (Eletrônico). Existem três diferentes turboalimentadores para cada versão. O quatro cilindros utiliza o conjunto Borg Warner BKW 16. Já o seis cilindros utiliza o Borg Warner BKW 24 na versão de 210cv e o Garret TBP418 nos de 260 e 320cv. Um exemplo de aplicação dos propulsores são os caminhões leves e ônibus urbanos da Volkswagen. Dotados da tecnologia Common Rail, os propulsores apresentam elevado torque, aliado ao baixo custo de manutenção, sendo que os cabeçotes são individuais, compostos de quatro válvulas (duas de admissão e duas de escape), com fluxo cruzado (admissão em lado oposto a exaustão), o que favorece a eficiência da passagem dos gases pelo cilindro. As emissões de gases poluentes estão controladas, a respeitar os programas Conama Fase V e Euro 4.