As fabricantes de veículos comerciais leves e pesados mostram os lançamentos para o próximo ano, dizem que a crise passou e que esperam crescer em 2010
Mercedes-Benz e MAN Latin América foram os protagonistas da grande festa da Fenatran 2009, realizada no final de outubro, em São Paulo, que teve como adjuvantes nomes de peso como Scania, Volvo, Iveco, Ford e Grupo Randon. Fiat, Renault, Agrale, Hyunday e Effa Motors também participaram, para mostrar ao mercado a força das marcas.
A fabricante de veículos alemã roubou a cena com a apresentação da Sprinter de chassis extra-longo (4.025 mm), com carroceria de van na configuração 19+1, e com o lançamento do caminhão pesado Actros 2646 LS 6x4, com motor V6 de 456 cv a 1.800 rpm e torque de 224 mkgf a 1.080 rpm.
Produzido na Alemanha, o Actros 2646 LS chega repleto de tecnologia, com freios a disco de série em todas as rodas, sistema ABS (antibloqueio) e ASR (controle de tração), sistema de controle de proximidade e anti-colisão, que monitora o tráfego à frente e adéqua a velocidade do caminhão, mantendo distância segura, com acionamento dos freios em caso de colisão eminente (funciona em velocidades acima de 60 km/h). Além disso, vem com sistema de orientação de faixa de rolagem, que emite alerta sonoro caso o veículo se mova para fora da via, e assistente de partida em rampa, que evita deslocamentos para trás nas saídas em ladeira.
Um diferencial do novo pesado da Mercedes-Benz é o câmbio automatizado PowerShift G 330 de 12 marchas e embreagem dupla, desenvolvido e produzido pela montadora. Sem pedal de embreagem, o câmbio seleciona automaticamente as marchas, de acordo com a necessidade de torque e potência, o que permite aproveitar toda a força do motor eletrônico OM 501 LA.
Prestadores de serviço também apresentaram novidades
A Fenatran 2009 contou também com a participação de prestadores de serviços, como Quanta, Pósitron e Autolife, que atuam no segmento de segurança operacional, sendo as duas primeiras em rastreamento e telemetria, e a Autolife em blindagem.
A Quanta apresentou dois novos rastreadores, Tetros Motos e Tetros Auto ambos homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicaes), e que atendem à Resolução 245/253 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que obriga as montadoras a instalar este equipamento em todos os automóveis, motocicletas e caminhões, a partir de fevereiro de 2010, de forma gradativa.
Já a Pósitron marcou presença com o lançamento de soluções de telemetria e segurança para carga, que permitem ao transportador acessar remotamente diversos parâmetros, como o desgaste mecânico das peças, a velocidade do veículo, o consumo de combustível, pneus etc. De acordo com a empresa, é possível gerar até 50 tipos de relatórios, dependendo da necessidade. Além disso, a Pósitron informa ainda que a solução permite reduções de até 20% no consumo e até 25% nos custos gerais de manutenção.
Em terra onde o crime especializado em roubo de cargas é uma constante, a Pósitron e a Autolife apresentaram soluções distintas, porém complementares. A da Pósitron é um módulo de carga, um dispositivo que aliado ao rastreador informa o operador logístico se algo anormal ocorrer no compartimento de carga do veículo, como abertura de porta em local não programado, movimentação não habitual no interior do veículo etc. Havendo situações assim, o sistema pode bloquear o veículo.
Já o da Autolife resguarda a vida do motorista, uma vez que a proposta é blindar a cabine do caminhão. O objetivo é fazer o condutor se sentir mais seguro e não parar o veículo em caso de emboscada. A empresa propõe ainda a blindagem do baú, tornando-o assim uma espécie de cofre. A Autolife defende a ideia de que com a blindagem, o transportador reduziria custos com seguro e serviços de escolta.
MAN
Para a MAN, a Fenatran foi palco de anúncios, sendo o principal deles a apresentação oficial da marca, que recentemente comprou as operações no Brasil da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e passou a assumir a direção da planta de Resende, no Rio de Janeiro.
De acordo com o agora presidente e CEO da MAN Latin America, Roberto Cortes, a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) continuará a existir e os novos modelos de veículos MAN irão complementar a linha de produtos até então ofertada pela VWCO.
Com isso, quatro novos modelos serão agregados até 2011: os cavalos mecânicos TGS 26.480 6X4, TGS 28.480 6X2, TGX 33.540 6X4 e o caminhão TGS 41.480 8X4, todos com motorização MWM International, parceira mundial da marca MAN. Cortes anunciou ainda que as primeiras 100 unidades de caminhões MAN a serem montadas no Brasil já tem dono: as empresas Julio Simões, Arcom e Binotto.
Já na linha VWCO, as novidades foram a adoção da transmissão automatizada de 16 marchas V-Tronic, da ZF, para o Constellation 19.320, a ampliação da linha VW Delivery, com os modelos 8.150 Plus (8 ton) e 9.150 (9 ton), com motores Cummins, ISB de 150 cv, câmbio ZF de cinco velocidades e eixos Meritor. Outra novidade são os modelos Worker 17.180 Distributor, com motor MWM de 180 cv, para transporte de bebidas, o Worker 17.250E Compactor, com motor Cummins ISB de 250 cv, para coleta e compactação de lixo, e o Worker 26.260E, com motor MWM de 260 cv, preparador para instalação de betoneira.
Scania
A grande novidade da Scania foi a ampliação da Série R, que ganhou cabine-leito, com uma ou duas camas, com motor de 380 a 500 hp (este último um V8 de 16 litros, com 2.400 Nm de torque). Porém, as Séries G e R estão com visual e interior reformulados. Na parte externa, a busca foi por melhorar a aerodinâmica do veículo. Segundo dados da montadora, as modificações possibilitam economia de combustível em até 7%, somente com o uso dos novos defletores de ar.
Por dentro, as alterações ficaram por conta da ergonomia, com objetivo de proporcionar conforto ao operador. A justificativa é simples: motorista confortável trabalha mais e melhor.
Assim, repensaram o posicionamento dos pedais, os ajustes dos bancos, a localização do câmbio, com três posições de regulagem, e a instalação inteligente de portas-objetos ao alcance do motorista, sem a necessidade de se esticar para alcançar o item desejado.
Ford Caminhões
O destaque da montadora norte-americana foi o anúncio de novo investimento, no valor de R$ 370 milhões na operação de veículos comerciais no período de 2010 a 2013. De acordo com o presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, os recursos serão aplicados no desenvolvimento de novos produtos, no aprimoramento da manufatura e serviços.
Em produtos, a principal atração da Ford foi o pré-lançamento da Transit Chassi-Cabine, para peso brito total de 3.500 kg, e que começa a ser vendida no Brasil em abril de 2010. A montadora aproveitou a feira para lançar ainda novos modelos da linha Cargo: 2628e 6X4, 2622e 6x4, e 1722e, todos com tomada de força traseira para instalação de betoneira e compactador de lixo. Outro modelo apresentado foi o 1832e, um caminhão-plataforma para carreta romeu-julieta.
Iveco
Outra fabricante que aproveitou a Fenatran 2009 para lançar produto foi a Iveco. O Vertis é a primeira família de caminhões da empresa a ser desenvolvida no Brasil, em Sete Lagoas (MG), e atuará no segmento de veículos médios, com peso bruto total na faixa entre 9 e 13 toneladas.
O início da produção está estimado para o primeiro trimestre de 2010 e o modelo estréia um novo conjunto de powertrain. O motor é FPT de quatro cilindros, 3.9 L, com quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica Bosch commom-rail de alta pressão, que confere ao caminhão 160cv e 180cv de potência, dependendo da configuração, com torque máximo de 520 Nm e 560 Nm, respectivamente.
A transmissão é fornecida pela ZF, modelo S5420, de cinco velocidades. Segundo a Iveco, trata-se da primeira caixa de câmbio ZF no segmento de caminhões médios no Brasil. As trocas de marchas são feitas via cabo, o que torna a operação mais precisa e suave.
Volvo
A montadora sueca destacou segurança e meio ambiente, mas o que realmente chamou atenção no estande da marca foi o Volvo FH16, com motor de 700cv de potência a 1550-1800 rpm, com torque máximo de 3150 Nm na faixa de 1000-1550 rpm
Desenvolvido ao longo de três anos pelos engenheiros da empresa, o veículo representa a vitória do desafio da Volvo de combinar alta potência com redução de emissões, sem aumentar o consumo de combustível. O FH16 com 700cv é produzido na fábrica de Tuve, nos arredores de Gotemburgo, sede mundial do Grupo Volvo, e está sendo comercializado somente na Europa.
Randon
Com status de montadora, as empresas do Grupo Randon quebraram mais uma vez o paradigma entre os fabricantes de veículos. Considerada uma das principais sistemista do setor de transporte comercial, e também fornecedora de implementos rodoviários, O Grupo Randon mostrou as novidades das empresas de autopeças Fras-le, Jost, Master e Suspensys.
A Fras-le aproveitou a participação na Fenatran para anunciar o início da comercialização da série de pastilhas Ceramaxx em todo o Brasil, que apresenta formulação cerâmica de alta qualidade, que proporciona reduzidos índices de pó na roda, graças à tecnologia Wheel-Klean, desenvolvida pela Fras-le.
A Jost mostrou dois novos modelos de quintas-rodas, a JSK37 CX e a JSK39 CS. A primeira foi desenvolvida para aplicação em semirreboques rígidos como tanques, vasos de pressão, basculantes e bitrens em geral, e tem capacidade de carga vertical de 24 toneladas, graças ao bloco mais robusto. Segundo a empresa, a reposição é facilitada por ter peças intercambiáveis com a quinta-roda standart JSK 37C para 20 toneladas.
Já a JSK39 CS é manufaturada em aço estampado e foi especialmente desenvolvida para o mercado de reposição e para aplicações severas tais como os segmentos canavieiro, florestal e de mineração.
A outra fabricante de freios do Grupo, a Master, levou três novos modelos de freios, a 350x200, desenvolvida sob medida para semirreboques com rodas de 19,5 polegadas, para furgões e siders de alta cubagem; o modelo 325X80, que destina-se a usuários que preferem freios a ar (pneumáticos) em função da aplicação de veículos de entrega urbana, que exigem elevado nível de frenagem; e o modelo 16,5X10, desenvolvido especialmente para os reboques canavieiros.
A Suspensys apresentou quatro novos modelos de suspensão: Bogie 6x4 para aplicações severas, a suspensão 6x2 com suportes fundidos, a Single Point 32 t e a suspensão 2 Eixos distanciados. A Bogie apresenta baixa manutenção, robustez e elimina a necessidade de lubrificação. A 6x2 com suportes fundidos apresenta como principal característica redução 30 kg no peso total dos suportes fundidos.
Já a Single Point 32 t tem, como o nome diz, capacidade para 32 toneladas. Ainda em fase de testes, a nova suspensão apresenta um novo conceito estrutural que promete ganhos significativos, por ser uma suspensão tecnicamente mais reforçada e com maior vida útil. Finalmente, a suspensão 2 Eixos distanciados foi concebida a partir de um novo conceito de distribuição de carga entre os eixos, de forma que as cargas são transferidas entre os eixos por um novo sistema de mecanismos de barras.
Como vantagem, essa suspensão é mais leve, apresentando uma eficiência ainda melhor do que a suspensão distanciada atual, ou seja, o novo desenvolvimento substituirá o conceito vigente de sistema de distribuição de cargas por balancim, para esta aplicação.
Fiat e Renault
As duas gigantes do setor automotivo apresentaram nos estandes os recentes lançamentos Fiat Ducato Multijet e Renault Master. O utilitário francês está disponível em três versões de carroceria (Minibus, Furgão e Chassi Cabine) e em seis configurações diferentes em relação à altura do teto e ao comprimento da carroceria. É equipado com motor turbodiesel 2.5 dCi 16V, dotado de acelerador eletrônico, cabeçote de alumínio, duas árvores de comando de válvulas e sistema de injeção Common Rail.
A Renault aproveitou a feira para lançar um curso de “Pilotagem Consciente em Veículos Utilitários”, em parceira com o “Centro Pilotagem Roberto Manzini by Renault”. O curso tem como objetivo capacitar motoristas de vans e furgões para uma condução mais consciente, econômica e segura.
Já o italiano traz como novidade o novo motor F1A MultiJet, desenvolvido e produzido pela FPT – Powertrain Technologies, que promete consumo até 10% menor com o mesmo desempenho, em relação ao modelo anterior.
Com 127cv de potência a 3.600 rpm e torque de 30,7 Kgfm entre 1.800 rpm, e 2800 rpm, o novo motor atende às normas de controle de emissões Euro III, sendo que ele é predisposto também para as tecnologias Euro IV, Euro V e Euro VI.
Agrale, Hyundai e Effa Motors
A única montadora 100% nacional da Fenatran apresentou o caminhão Agrale 8500 com nova motorização eletrônica MWM Sprint 4.08 TCW de 3 litros, de 140 cv de potência a 3.500 rpm e torque máximo de 400 Nm na faixa entre 1.700 rpm e 2.100 rpm.
Já a coreana Hyundai aproveitou a feira para lança dois novos veículos, o HD65 e o HD78. O primeiro é um caminhão leve para PBT 6,5 t e o segundo para PBT 7,8 t. ambos saem equipados com motor eletrônico diesel turboalimentado com intercooler, de quatro cilindros em linha, de 3.9 litros, 8 válvulas que rende 140 cv de potência a 2.800 rpm e torque máximo de 380 Nm a 1.600 rpm. O câmbio é manual de cinco velocidades, e a suspensão, tanto dianteira quanto traseira são de feixe de molas semi-elipticas laminada com amortecedor.
Outra empresa expositora é a Effa Motors, importadora da marca chinesa Hafei Auto, que chegou ao Brasil no ano passado com três modelos de comerciais leve, movidos a gasolina e com motor 1.0L. A principal novidade da empresa foi o anúncio de US$ 10 milhões que permitirá à importadora ganhar o status de montadora a partir de janeiro de 2010, uma vez que os três veículos comerciais passarão a ser montados no Brasil, em Manaus.
Segundo a empresa, de janeiro a julho, a operação será no regime de SKD (Semi Knocked Down) e, a partir de agosto, CKD (Complete Knocked Down). Para tanto, receberá novo investimento, no valor de US$ 8 milhões, que compreenderá, também, um centro de pintura. A expectativa da Effa Motors é produzir cerca de 1.000 veículos no primeiro ano, entre a Effa Hafei Van, Effa Hafei Furgão e Effa Hafei Picape.
Mercado
Este ano não foi bom para nenhuma montadora de caminhões e ônibus. A crise internacional acertou em cheio o setor de transportes, que somente agora começa a se recuperar. Porém, ao que tudo indica, isso já são águas passadas. Nos discursos dos presidentes das montadoras, o pior passou e, agora é hora de olhar para frente, para 2010. Não é à toa que a Fenatran deste ano obteve 100% de adesão entre as montadoras de veículos comerciais.
Apesar de não haver grandes surpresas, os anúncios e lançamentos de produtos indicam que 2010 tem tudo para ser um bom ano. A oferta de novos produtos acirra mais ainda a concorrência, o que é bom para o mercado. Agora é esperar para ver.
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