A expressão “carro de garagem” não significa que seja um carro bem conservado, principalmente se for equipado com motor diesel.
É comum ter um segundo carro para uso esporádico, que fica a maior parte do tempo parado e os reparadores sabem que esta condição pode gerar serviços para a oficina e muitas vezes o cliente não entende porque o carro foi danificado mesmo sem uso.
Os sistemas de um motor diesel são robustos e podem resistir por algum período, até que inicie as falhas de funcionamento e na opinião destes proprietários, basta limpar os bicos injetores.
Na prática, este serviço deve ser ampliado para todo o sistema de injeção porque o mais importante não é trocar a peça danificada, mas descobrir o que causou os danos nos componentes que foram afetados.
Respeitando a limitação de conhecimento do cliente, que sempre quer gastar o mínimo possível e com a garantia máxima do serviço realizado, é preciso explicar com detalhes, porque um componente foi afetado e apresentar o causador, que no sistema de injeção pode ser a presença de água ou combustível envelhecido e contaminado, que ficou muito tempo no tanque sem uso.
Isso pode acontecer com qualquer modelo ou marca de motor diesel porque o combustível tem tempo de validade para ser utilizado. Com o combustível envelhecido, os danos começam no próprio tanque e vem avançando pela linha de combustível, afetando o filtro que é primeira linha de defesa do sistema, depois atinge a bomba de alta pressão e seus componentes internos e de controles, até chegar nos bicos injetores, que serão danificados, prejudicando o funcionamento correto do motor.
Os bicos injetores podem até serem os culpados pelo mau funcionamento do motor, mas a pergunta mais importante a ser feita é, porque os bicos injetores não estão funcionando corretamente e o que pode ter causado a falha.
Aqui inicia a tarefa mais importante, que é o diagnóstico bem elaborado para identificar a causa, para depois ser eliminada e continuar com os reparos e substituições de componentes, que foram afetados.
Pode ser mais trabalhoso explicar e quase dar uma aula para o cliente entender, que não dá para resolver um problema no sistema de combustível, apenas trocando um componente, pois todos os componentes podem ter sido afetados pela contaminação do diesel velho e a presença de água.
Foi o caso encontrado em uma oficina especializada em veículos diesel, onde a maioria dos carros são picapes e o uso não é constante. O motor MWM Maxxforce 3.2 já é bem conhecido por sua ampla aplicação nos veículos desta categoria, que é equipado com uma bomba de alta pressão e ela sofre muito quando trabalha com combustível contaminado, para avaliar os danos causados é preciso desmontar e verificar a extensão dos desgastes dos componentes e da carcaça.
É visível os desgastes causados pelo uso do diesel sem a lubrificação correta que foi prejudicada pela contaminação do combustível. Uma das funções do diesel de boa qualidade é a lubrificação dos componentes da bomba de alta pressão e dos bicos injetores. O maior inimigo neste ambiente de alta pressão é a presença de água, que oxida as peças e aumenta o desgaste pela falta de lubrificação.
Para avaliar as condições de funcionamento dos bicos injetores, é preciso colocar no equipamento de teste e submeter às condições semelhantes do motor funcionando.
No resultado do diagnóstico realizado na bancada de testes dos bicos injetores, é possível verificar as condições de cada um deles. O mais comum de acontecer é o excesso de retorno, que compromete a injeção de diesel na câmara de combustão.
Na bancada de testes, cada bico injetor é submetido às pressões que variam de 1.800 a 300 bar, seguindo as etapas com carga total de 1800 bar, carga parcial de 1300 bar, pré-injeção com pressão de 800 bar e na marcha lenta com 300 bar.
Quando os injetores não atendem os padrões ideais de funcionamento, o equipamento indica através de gráficos e pode chegar até a indicar o cancelamento do teste por obstrução ou por falta de estanqueidade.
Imprimir e mostrar para o cliente é o melhor argumento para a aprovação do serviço, porque é o equipamento de teste que está informando as condições de cada bico injetor e não o mecânico que poderia dizer que acha que a falha poderia ser os bicos injetores.
O resultado do teste de cada bico injetor também ajuda o reparador a executar o serviço com mais segurança, fazendo o reparo ou substituição dos bicos com avarias.
A MWM, que é a fabricante dos motores 3.2 aplicados na Ranger, Troller e outros modelos, recomenda alguns cuidados com os veículos que ficam parados por muito tempo na garagem:
Funcionar o motor quinzenalmente, durante um período de uma hora para o motor atingir a temperatura de trabalho e garantir o nível de carga da bateria,
Drenar o sistema de combustível antes de funcionar o motor.
Caso não seja atingido o período de troca especificado na tabela de manutenção, os filtros de óleo e combustível devem ser substituídos a cada 6 (seis) meses, junto com a troca de óleo.
Um motor inativo por longo período está sujeito a ataque por agentes corrosivos. Os motores saem da fábrica protegidos por no máximo 6 meses de inatividade sob abrigo fechado. Quando o motor permanecer inativo por um longo período, são necessárias as seguintes providências periódicas:
Estas recomendações estão no manual do carro, mas sabemos que não são observadas e o resultado pode ser visto nas oficinas, que recebem carros com problemas no sistema de combustível e é comum ouvir que o culpado é a má qualidade dos combustíveis. Até pode ser, mas a forma de utilização dos veículos diesel está relacionada aos problemas mais comuns que são reparados nas oficinas especializadas.