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Iveco entra no segmento de caminhões médios


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
10 de novembro de 2010

 

Após anunciar na Fenatran (Salão Internacional de Transporte) 2009 que a empresa estava com projeto para entrar no mercado de veículos comerciais médios, a Iveco finalmente acaba de lançar o Vertis, e cumpre assim o prometido. O novo caminhão chega em duas versões, uma de 9 toneladas e outra de 13 toneladas de PBT (Peso Bruto Total).


Os preços partem de R$ 118.500, para o 90V16 (9t), e R$ 136.900, para o 130V18 (13t). Segundo a montadora, o Vertis foi desenvolvido inteiramente no Brasil, no Centro de Desenvolvimento da Iveco, em Sete Lagoas (MG), inaugurado em 2008, e conta com índice de nacionalização de 85% dos componentes.


Após anunciar na Fenatran (Salão Internacional de Transporte) 2009 que a empresa estava com projeto para entrar no mercado de veículos comerciais médios, a Iveco finalmente acaba de lançar o Vertis, e cumpre assim o prometido. O novo caminhão chega em duas versões, uma de 9 toneladas e outra de 13 toneladas de PBT (Peso Bruto Total).
Os preços partem de R$ 118.500, para o 90V16 (9t), e R$ 136.900, para o 130V18 (13t). Segundo a montadora, o Vertis foi desenvolvido inteiramente no Brasil, no Centro de Desenvolvimento da Iveco, em Sete Lagoas (MG), inaugurado em 2008, e conta com índice de nacionalização de 85% dos componentes.

Powertrain
O conjunto motor-transmissão do novo caminhão da Iveco é fornecido, respectivamente, por FPT Technologies e ZF. O propulsor é o NEF 4, um quatro-cilindros em linha, 16 válvulas, de 3,9 litros, diesel, turboalimentado, oferecido em duas opções de torque e potência: um para o 90V16 com potência máxima de 154cv a 2.500rpm e torque máximo de 530Nm na faixa entre 1.400rpm a 2.000rpm, e um para o 130V18 com 173cv de potência máxima a 2.500rpm e torque máximo de 590Nm a 1.400rpm.


O motor é eletrônico e atende às exigências do Proconve 5 (similar ao Euro 3), porém, segundo a FPT, está pré-preparado para a Euro 5. Isso não significa, no entanto, que quem comprar o modelo atual terá de fazer a adaptação para Euro 5. Significa que assim que o Euro 5 entrar em vigor, em 2012, o Vertis manterá o mesmo propulsor, porém com a adição de tecnologias para suportar a nova legislação. Segundo a FPT, bastam apenas a adoção do sistema de pós-tratamento e nova calibração.
A central eletrônica e a bomba de alta pressão são fornecidas pela Bosch, e o sistema common rail trabalha com pressão de 1.600bar -- com pressão de combustão de 160bar -- e três injeções por ciclo, uma pré, para diminuir vibrações, uma principal, e uma pós, para reduzir emissões.


O turbocompressor apresenta rotor usinado e trabalha com pressão entre 0,8 a 1bar, em conjunto com um trocador de calor, que resfria o ar a ser injetado no motor de 100°C para 55°C.
Segundo a FPT, os motores foram projetados para rodar 400 mil km sem a necessidade de intervenções internas e, para tanto, desenvolveram uma polia que proporciona menores vibrações no conjunto móvel – virabrequim, pistão e bielas –, o que garante menor desgaste ao equipamento. O bloco é de estrutura otimizada, com sistema de refrigeração e filtro de óleo de alta separação de partículas.


Acoplado ao motor, a caixa de câmbio desenvolvida pela ZF apresenta 5 marchas sincronizadas à frente e uma a ré, batizada de ZF S5580 TO. A embreagem é similar à utilizada pelo Iveco Stralis NR, do tipo monodisco a seco com mola diafragma, com comando hidráulico servoassistido.

Undercar
A suspensão do Iveco Vertis é formada na dianteira por molas semielípticas de simples estágio, dois amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. Já na traseira, apresenta também molas semielípticas de duplo estágio, buchas Silent Block, dois amortecedores de duplo estágio e barra estabilizadora, fornecida pela Suspensys/Thyssen.


A direção conta com assistência hidráulica, tipo esferas recirculantes, fabricada pela ZF. No modelo de 9 toneladas, a caixa é a ZF8090, e no de 13 toneladas, é a ZF 8095. A coluna de direção tem regulagem de inclinação e profundidade, o que oferece maior conforto ao motorista. O volante tem 420mm de diâmetro.


O eixo dianteiro é fornecidos pela Sifico, do tipo rígido, com viga em I em aço forjado, e rolamentos lubrificados por graxa. Na traseira, o Vertis 90V16 utiliza eixos trativos MS-13-113, fornecido pela Meritor, com diferencial de simples velocidade e relação de redução de diferencial na ordem de 4,3:1. Segundo a fabricante, o produto foi desenvolvido no País pela equipe de engenharia da unidade de Osasco, na Grande São Paulo.


O eixo tem carcaça tipo banjo estampada, coroa e pinhão robusta e com possibilidade de regulagem de pré-carga por meio de um sistema de rosca. Um dos destaques deste eixo é a possibilidade de remover o diferencial sem a necessidade de retirar o eixo. Segundo o gerente geral de engenharia da ArvinMeritor para a América do Sul, Arnaldo Camarão, este sistema torna a manutenção mais fácil e rápida. Já no Vertis 130V18, a Meritor fornece o eixo de dupla velocidade MS-19-230, com diferencial de duas velocidades e dupla relação de diferencial: 6,5:1 e 9,07:1.


Os cardans são da Dana e o sistema de freios é pneumático de duplo circuito, do tipo S-Cam, a tambor nas rodas dianteira e traseira, fabricado pelas empresas Knorr-Bremse e Master/Suspensys. O freio de estacionamento é pneumático com springbrake e atua somente no eixo traseiro.


As rodas são de aço em ambos modelos, sendo de 17,5 polegadas de diâmetro por 6 polegadas de largura no Vertis de 9 toneladas, encapadas por pneus radiais sem câmera de 215/75. Já o modelos de 13 toneladas apresenta rodas de 20 polegadas de diâmetro x 7 polegadas de largura, encapadas por pneus radiais sem câmara 9,00R20”.

12 Volts
Uma característica bastante interessante do Iveco Vertis é o sistema elétrico com tensão de 12V, alimentado por uma única bateria, de 100 Ah. Isso porque os demais veículos da mesma categoria utiliza sistema de 24V.
Segundo o responsável pela plataforma de caminhões leves e médios da Iveco Latin America, Marcello Motta, esta é uma vantagem para o frotista, uma vez que os componentes de um sistema de 12V são mais baratos do que os de um de 24V. Assim, o Vertis traz alternador de 14V 90A, motor de partida de 12V-3KW e tacógrafo eletrônico MTCO 1390VDO.

Manutenção
Desnvolvido pela engenharia brasileira, o Iveco Vertis apresenta, de acordo com a montadora, baixo custo de manutenção. Em relação ao motor, a FPT afirma que o destaque neste quesito é o trocador de calor integrado ao bloco, que elimina a possibilidade de vazamento e dispensa a necessidade de verificações periódicas.


Além disso, a FPT informa que o tensor automático da correia de alternador e bomba d’água é isenta de manutenção, e que o motor conta com sistema de filtragem de alta eficiência para combustível e óleo lubrificante. Interessante foram os prazos de trocas de óleo fornecidos pela Iveco: 120 mil km para óleo de câmbio (3,2 litros) e 20 mil km para óleo (9,3 litros) e filtro de óleo motor.


Estudo encomendado pela Iveco e realizado pela Netz Automotiva mostrou que em um período de 3 anos, com média de rodagem de 60.000km por ano, em aplicação severa de uso urbano, o Vertis 90V16 apresenta custo de manutenção programada 23% menor do que a média da concorrência no segmento e, na aplicação rodoviária, o Iveco chega a ser até 31% mais econômico, em termos de manutenção, em relação ao veículos de outras marcas que competem na mesma categoria. Já no modelo de 13 toneladas, o Vertis apresenta 30% de economia na aplicação urbana, e 32% na rodoviária.

Aplicações
O Vertis foi concebido pela Iveco para atuar principalmente no segmento do Varejo, em aplicações de entrega de produtos em viagens de curta e média distância, em trajetos urbanos e intermunicipais.


O modelo de 9 toneladas carrega até 6.025kg, e apresenta três opções de entre-eixos: 3.308mm, 3.800mm e 4.350mm, e é disponível apenas com cabine simples. Já o de 13 toneladas, tem PTB de 13.300kg, com capacidade de carga líquida de até 9.260kg, dependendo da distância entre-eixos, que podem ser três: 4.350mm, 4.750mm e 5.100mm.


O público-alvo esperado são frotistas que atendem redes de varejo, para entrega de mercadorias, e também caminhoneiros autônomos. Segundo a Iveco, o primeiro lote de 400 veículos que estão sendo produzidos este ano já está 100% vendido.

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