A Iveco apresentou no 63º IAA - Salão Internacional do Transporte, em Hannover, Alemanha, o Eurocargo Híbrido, equipado com os elementos característicos da marca Coca-Cola Enterprises, um dos clientes mais importantes da Iveco mundial.
O Eurocargo Híbrido vem chamando a atenção do público que visita o estande da Iveco em Hannover. Para os veículos de uso exclusivamente urbano, a tração elétrica proporciona benefícios tanto para o usuário como para a sociedade. Quando surge a necessidade de percursos fora do perímetro urbano, o veículo híbrido Diesel-elétrico representa sem dúvida a melhor solução. Com a tração totalmente gerada pelo motor elétrico ou pelo motor a diesel – ou até pela combinação de ambos – o que a primeira vista pode parecer uma solução de compromisso resulta ser, ao final, uma solução inovadora.
A tração híbrida é uma fonte de notáveis benefícios no que diz respeito ao conforto para o motorista e na economia de combustível, gerando uma economia de despesas que pode, em alguns casos, deixar o transporte 30% mais barato.
Com estes resultados contribuem três importantes características: sistema de frenagem regenerativo, função para-e-anda e motor a diesel reduzido.
Versões
O novo Eurocargo Híbrido, disponível nas versões de 7,5 e 12 t de PBT (Peso Bruto Total), está equipado com uma cadeia cinemática diesel-elétrica paralela, que permite a realização de atividades de transporte e distribuição de mercadorias dentro do perímetro urbano com a máxima eficiência e com um consumo 30% menor se comparado ao desempenho dos veículos convencionais a diesel.
A versão de 12 t, exposta no salão, utiliza o motor Tector de 16 válvulas e 4 cilindros EEV, com potência máxima de 180cv, está equipado com gerador elétrico de 60cv (44 kW), câmbio automático de 6 velocidades e baterias de íon-lítio com capacidade nominal de 1,9 kWh. A versão de 7,5 t utiliza o motor Tector de 16 válvulas e 4 cilindros EEV, com potência máxima de 160cv, com câmbio e gerador e baterias como na versão de 12 t.
As funcionalidades do sistema do caminhão abrangem: o arranque do veículo em modalidade elétrica; o arranque automático do motor a diesel se solicitado pelo motorista; a inserção do motor elétrico na fase de aceleração e durante percursos em vias íngremes; a função para-e-anda; e um sistema de frenagem regenerativo que intervém durante a desaceleração. A carga útil se reduz em apenas 200 kg quando comparada a de modelos com motores a diesel. Uma inovação adicional deste veículo consiste na intervenção automática do freio-motor durante a desaceleração, adiantando-se à aplicação do freio de serviço.