Notícias
Vídeos

Ford Caminhões bate record e cresce no mercado em ano difícil


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Da Redação - 25 de fevereiro de 2010

A Ford Caminhões negociou 22.205 veículos comerciais em 2009, representando participação de 23,5%, excluindo o segmento de caminhões extrapesados onde a empresa não atua. Esse resultado representa um recorde da marca no segmento de comerciais e um crescimento de 5,9% sobre o volume de 2008. As vendas recorde incluem o resultado positivo da nova linha de vans Transit, recentemente lançada no mercado brasileiro..

“A Ford foi a montadora de caminhões que apresentou o melhor resultado entre todas instaladas no Brasil. Em termos de produção, o segmento foi bastante afetado pela queda das exportações. O setor reduziu a produção de caminhões em 26,1%, em média, com picos de 40% em algumas marcas. Já a Ford Caminhões apresentou uma queda menor (19,18%) do que os seus principais competidores. Grande parte da nossa produção foi absorvida pelo mercado interno, o que resultou no melhor ano da história no Brasil. Em dezembro, por exemplo, tivemos também um mês de recorde histórico para a Ford, com 2.496 caminhões comercializados no varejo”, comemora Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões.

As novidades introduzidas na linha Cargo 2010 impulsionaram as vendas da principal linha da Ford, reconhecida pela sua robustez, funcionalidade e operação econômica. Nos caminhões leves, a Ford foi a marca que mais cresceu: aumentou sua participação para 27,1%, ganho de 2 pontos porcentuais. O modelo Cargo 815e avançou 19% e atingiu 2.804 unidades. Já o Cargo 712 cresceu cerca de 40% em volume.

Em 2009 a Ford passou a atuar também no segmento de vans, lançando a linha Transit. “Trata-se de um produto de alto nível muito bem recebido pelo mercado. Em dezembro, a Transit já atingiu participação nacional de 7,5% e o recorde de 180 unidades no varejo. Esperamos crescer em 2010 especialmente porque, no segundo trimestre de 2010,  será lançada a versão chassi-cabine. Esse modelo, a exemplo das demais versões da Transit, aumenta a opção para circulação em zonas de máxima restrição urbana”, diz o executivo da Ford.

Foram destaque no ano o reconhecimento da qualidade dos veículos Ford e a eficiência dos serviços prestados através da Rede Ford Caminhões. E os resultados nas vendas tiveram um sabor especial, já que foram conquistados em um ano marcado por momentos de grandes incertezas. “Esse resultado deve-se a estrutura forte e distribuidores motivados, além de uma respeitável base de fornecedores. Por isso, estamos preparados para continuar crescendo e investindo R$ 370 milhões nas operações do Brasil até 2013. Isso permitirá lançar novos produtos no mercado sul-americano, e participar com muita força numa das regiões mais disputadas do mundo,” afirma Oswaldo Jardim.