Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Reparador Diesel
  4. /
  5. Diagnose em motor eletrônico exige investimento

Diagnose em motor eletrônico exige investimento

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Vagner Leite
24 de março de 2009

A injeção eletrônica já é uma realidade nos veículos com motor Diesel. Isso torna a manutenção mais complexa, principalmente para as oficinas independentes, pois cada montadora apresenta particularidades e as informações técnicas acabam sendo mais restritas. Dessa forma, o reparador precisa conhecer bem o sistema de injeção eletrônica Diesel para conseguir elaborar um diagnóstico preciso.

Com o aumento da utilização do sistema de alimentação Common Rail as oficinas precisão se preparar para atender a frota de veículos que cresce a cada ano. Somente em 2008, foram vendidos mais de 110 mil caminhões e 25 mil ônibus segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o que representa crescimento de 27% e 19,3%, respectivamente. Isso sem falar nas picapes Diesel que representam algo em torno de 120 mil unidades, ou cerca de 5% do total de automóveis comercializados em 2008.

A Fonsecar, oficina certificada pelo IQA, CETESB, SINDIREPA e participante do programa PMMVD (Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel), possui dois scanner de diferentes fabricantes (Rasther da Tecnomotor e Kaptor Flex da Alfateste) para efetuar diagnose e manutenção nesse tipo de injeção. "Com a chegada dessa tecnologia tivemos que investir em atualizações e aparelhos para atender essa nova frota de veículos" informa um dos proprietários da oficina Fonsecar, Vladimir Cassiano. "Alguns modelos ainda não é possível realizar diagnósticos com scanner, somente com equipamento da original da montadora".

Em alguns veículos equipados com a injeção eletrônica Diesel o reparador pode verificar a falha verificando o código de piscadas no painel. Para isso, é necessário pressionar um botão no próprio painel por aproximadamente 3 segundos e em seguida visualizar a quantidade de piscadas da lâmpada.

Segundo Rildo Nogueira, da oficina RTamburine, o reparador pode conseguir diagnosticar um defeito com o multímetro, mas pode gastar até 5 horas, porém, com o scanner, o problema pode ser solucionado em 15 minutos. "A maioria dos defeitos armazenam códigos de falhas na central eletrônica, assim, o reparador pode até conseguir solucionar o defeito somente com o multímetro, mas vai precisar do scanner para apagar as falhas" informa.

Existem reparadores que preferem substituir a peça antes de concluir o diagnóstico, esse procedimento é incorreto e pode danificar outro componente. Para não cometer este tipo de falha o reparador deve utilizar aparelhos e realizar testes além de conhecer o sistema.

 

Matéria da edição Nº215 - Janeiro de 2009

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Pistão trincado pode ser causado por alterações nos mapas de injeção da Ranger 3.2
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Diagnóstico de falha grave no motor da Amarok: Desgaste prematuro por uso urbano e manutenção inadequada
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Diagnóstico preciso e técnico: como eliminar fumaça branca e preta em motores diesel