Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Detentor do título de maior ônibus do mundo, o veículo apresenta inovações jamais vistas
Para suprir a demanda por veículos mais espaçosos, econômicos e rentáveis ao investidor do segmento de transporte público urbano, a montadora Volvo passa a oferecer no mercado brasileiro o ônibus B9SALF, nas versões articulado e bi-articulado. Aliás, o nome ‘SALF’ que em inglês significa ‘Side Articulated Low Floor’, evidencia o principal diferencial do modelo, que possui 100% do piso baixo e soluções para o aumento da capacidade de transporte, que poderá variar de 160 passageiros na versão articulado e 270 no bi-articulado.
Sucesso na Europa e Chile, país este que detém uma frota superior a 1000 unidades, o projeto teve como fundamento as experiências da marca neste segmento, o qual exigiu criatividade acima da média por parte dos engenheiros, que foram obrigados a fazer de tudo para que o espaço interno fosse o melhor aproveitado possível.
Devido às dimensões avantajadas do modelo, somente os corredores exclusivos de ônibus o comportarão.
Motor
Equipado com uma unidade a diesel de seis cilindros em linha, de 9,4 litros de capacidade volumétrica, 360 cv e 163 kgfm de torque com gerenciamento eletrônico de injeção, as especificações quanto aos níveis de emissões de gases poluentes atendem a norma européia Euro III, equivalente a nacional Conama Fase V.
Curiosamente, para privilegiar o espaço interno por parte dos ocupantes, a Volvo criou algumas soluções pouco comuns de encontrar nos veículos, seja ele do tipo leve ou pesado. O sistema de arrefecimento, por exemplo, foi todo deslocado para o teto, bem acima do condutor. Uma bomba d’água de alto volume é a responsável em realizar a circulação do líquido de arrefecimento, que além de ter um grande volume (49 litros), necessita vencer a força da gravidade para a chegada aos dois reservatórios de expansão e radiador, o qual possui a ventoinha movida por um motor que utiliza força hidráulica.
Outro componente deslocado ‘para cima’ foi o intercooler, instalado bem a frente do radiador. Uma extensa tubulação faz a conexão entre a peça, o turbocompressor e o coletor de admissão. Para suprir toda esta necessidade de troca de calor, foi desenvolvido uma carenagem frontal a qual direciona o ar ambiente para os componentes do sistema de arrefecimento, semelhante ao formato de um aspirador de pó.
Mais uma vez pensando em melhorar o espaço interno, o alinhamento do motor e transmissão foi deslocado longitudinalmente perante o chassi, ou seja, o conjunto opera ligeiramente ‘torto’, em diagonal. Desta maneira foi possível realizar a fixação ao lado esquerdo do ônibus.
Como em qualquer veículo movido a diesel, o filtro separador de água está inserido na linha de alimentação de combustível, porém o sistema oferece a opção de sangria (remoção da água decantada) de maneira automatizada, ao simples toque de um botão. Um motor elétrico localizado no cabeçote que aloja o filtro é o responsável pela comodidade. No passado esta prática era possível somente manualmente, após descer do veículo, abrir o capo, sangrar, enfim, até finalizar a tarefa.
Assim como nos automóveis leves dotados de gerenciamento eletrônico dos sistemas de injeção, conforto, segurança, entre outros, o ônibus B9SALF exige que o scanner original da Volvo, conhecido por’ Vcads’ seja o utilizado. No caso de alguma anomalia ou falha gerada no sistema, o painel também poderá acusar a provável causa, auxiliando no diagnóstico inicial.
Transmissão
Existem duas opções de caixa de marchas para o B9SALF, sendo a ZF 6HP604C automática de seis velocidades à frente mais a marcha à ré, ou a Voith Diwa5, de quatro velocidades à frente mais a marcha à ré, sendo que esta última é disponível apenas como opcional na versão menor, articulada para 160 passageiros.
Quando equipado com a caixa ZF, o sistema requer no total 24 litros de fluído hidráulico.
Assim como o motor e caixa de marchas, o diferencial traseiro também possui a tomada de entrada ‘deslocada’, bem ao lado da roda traseira esquerda. Assim o passageiro não precisará se apertar por causa de túneis indesejáveis bem ao centro do corredor.
Suspensão e freios
Para oferecer o máximo conforto, o B9SALF é equipado com um sistema de suspensão pneumático com controle eletrônico das 14 bolsas de ar. O controle é inteligente e nivela automaticamente a altura e inclinação do veículo em função do tipo de pavimento. O modo ‘ajoelhamento’ está incluso no software de controle e se trata de uma ação que no momento da parada num ponto, o sistema rebaixa em até 80 mm a altura total para que o assoalho fique paralelo com a calçada ou da plataforma de embarque.
As barras de reação e estabilizadoras estão presentes em todos os eixos, assim como os amortecedores de dupla ação.
O freio utilizado é a ar comprimido do tipo a disco em todas as rodas, com sistema antitravamento (ABS) e eletrônico de frenagem (EBD de 5ª geração) de série.
Curiosidades
Por se tratar de um veículo único no mercado, alguns dados surpreendem o leitor o qual não está habituado a lidar com modelos deste porte. Veja a seguir algumas extravagâncias do B9SALF:
- Cada unidade devidamente encarroçada e dotada de todos os opcionais poderá custar até R$ 1,5 milhão
- A versão bi-articulado do B9SALF é atualmente o maior ônibus do mundo em circulação, com 27 metros de comprimento
- O condutor aspirante a manejar o B9SALF deverá ser submetido a um extenso treinamento prático, com foco nas dimensões externas e comandos eletrônicos
- A capacidade de 270 passageiros é recorde para um ônibus urbano, e equivale a de 54 automóveis leves com capacidade para cinco ocupantes.
Colaborou com este artigo a concessionária
Volvo Vocal de São Paulo.
Fone (11) 3933-6000.