Em entrevista exclusiva ao Reparador Diesel, o Diretor Mauricio da Costa Gouveia contou quais os projetos atuais da Iveco e os planos futuros.
Reparador Diesel: Qual o market share da Iveco em comerciais leves (furgões, vans e microônibus)? E de caminhões?
Mauricio Gouveia: A Iveco ficou entre as três fabricantes que mais cresceram em 2011 no segmento de comerciais leves, registrando uma elevação de 45,3% no licenciamento de seus veículos na comparação com 2010. Foram 4.946 emplacamentos ante os 3.405 do ano anterior.
No segmento de caminhões, em 2011 fechamos o ano crescendo três vezes mais que o mercado, com o emplacamento de cerca de 15 mil unidades, rendendo um market share próximo de 9%. Mas ao analisarmos a performance da Iveco como empresa full liner (atuante em todos os segmentos de veículos comerciais – caminhões, ônibus e comerciais leves), verifica-se uma participação que chega aos 10%. Somente os veículos Daily 35S14 na faixa de 2,8 até 3,5 toneladas já representam 25% das vendas da empresa no Brasil, um segmento que só cresce no País.
Reparador Diesel: O programa de sustentabilidade da Iveco, implantado em 2007, tem como objetivo promover ações de curto e longo prazo em benefício da comunidade, clientes, colaboradores e parceiros. Explique.
Mauricio: O programa Próximo Passo da Iveco busca, além de preservar o meio ambiente, fortalecer a conscientização, a cidadania e a sustentabilidade do padrão de vida das pessoas envolvidas. Por isso, o programa está baseado em três grandes pilares: econômico, social e ambiental. O Pilar econômico mostra como otimizar recursos para obter a sustentabilidade, além de benefícios econômicos para a empresa e comunidade. No Pilar social, a Iveco atua diretamente nas comunidades da sua área de influência com programas de desenvolvimento social. E por fim, o Pilar ambiental é fruto do desenvolvimento de tecnologias pioneiras feito pela Iveco para diminuir a emissão de poluentes.
Tendências e Investimentos
Reparador Diesel: Desde 2006, quando deu início a um plano de investimentos de R$ 570 milhões, a empresa lançou seis novas famílias de produto e aumentou suas vendas em 500%, atingindo, em 2010, a soma de 16.000 caminhões vendidos no País. Quais foram os resultados em 2011 e projeção para 2012?
Mauricio: A Iveco cresceu três vezes mais que o mercado em 2011. Para 2012, considerando a todo o cenário macroeconômico e também os picos e vales em decorrência da transição Euro III-Euro V, esperamos que o mercado de caminhões se mantenha em níveis importantes. Entretanto, não alcançará os níveis de 2011, devendo ficar aproximadamente 10% menor. Mas é importante destacar que, mesmo menor, o patamar de mercado ainda será alto.
Reparador Diesel: Em 2010, abriu as portas do Centro de Operações de Peças Iveco (COPI), em Sorocaba (SP), com 10 mil m2 de área construída e 100 mil m3 de área de armazenamento, na qual um de caminhões? Este custo será repassado aos consumidores?
Mauricio: Não. Essas ampliações fazem parte do plano de crescimento da Iveco no Brasil e na América Latina, todos com foco no atendimento ao cliente. A frota circulante da marca cresceu no País e chegou a 85 mil veículos ao longo dos últimos anos e obras de ampliação seriam uma necessidade. Os custos não foram e não serão repassados aos clientes da marca.
Reparador Diesel: Em que a implementação da norma de emissões do Proconve, chamada de P7 ou Euro V, trará melhorias aos produtos e ao meio ambiente? Esta medida aumentará os preços dos produtos?
Mauricio: Com o Proconve P7, os veículos movidos a óleo diesel deverão reduzir em 60% as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) – passando de cinco para dois gramas por quilowatt-hora – e diminuir em 80% os índices de Material Particulado, que deverá passar de 0,10 para 0,02 gramas por quilowatt-hora. Quanto aos preços dos produtos, em função dos diversos componentes incluídos nos veículos e das novas tecnologias empregadas, no caso da Iveco o custo deverá aumentar de 10% a 15%, dependendo do modelo.
Mercado
Reparador Diesel: Do que se tratam os boxes de serviço?
Mauricio: Boxes de serviço são os números de oficinas exclusivas para manutenção dos caminhões nas concessionárias.
Reparador Diesel: Um moderno software de gestão garante a peça certa, no lugar certo, quando o cliente precisar. Houve um estudo na ponta da cadeia para este investimento?
Mauricio: Para garantir a qualidade no serviço de pós-vendas, a base do planejamento foi o World Class Logistics, um conjunto de “melhores práticas” de logística de armazenamento e distribuição de peças. Junto a esses procedimentos, veio o software Commom Spare Parts System (CSPS), utilizado em escala mundial pelo Grupo Fiat. E todos esses processos se basearam na medição da satisfação de nossos clientes com relação ao nosso atendimento logístico. Hoje, 96,1% dos nossos clientes aprovam a qualidade dos nossos serviços.
Produtos
Reparador Diesel: Há lançamentos para a Automec Pesados 2012?
Mauricio: A Iveco não participará deste evento.
Reparador Diesel: Quais os diferenciais da Iveco frente à concorrência, uma vez que a Iveco é uma empresa nova (no mercado brasileiro) se comparada aos demais fabricantes?
Mauricio: A Iveco é a mais jovem fabricante de caminhões com fábrica no Brasil. Seu diferencial está na possibilidade de trazer da sua matriz, na Europa, todas as tecnologias que tem disponíveis mundialmente e desenvolver no Centro de Desenvolvimento de Produto em Sete Lagoas - único centro de desenvolvimento de produto fora da Europa – os caminhões adaptados à realidade brasileira. Além disso, é no Brasil é uma empresa full liner, que possui veículos em todos os segmentos.






