Com 132 pontos, a equipe Guarulhos 2, formada pelo analista de garantia Fernando Serrada, o consultor técnico Diego Araújo dos Santos e pelos eletricistas Rogério Batista, Valter Pereira e Sergio Ricardo da Silva, todos reparadores da oficina da Codema, revenda Scania na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi a vencedora da primeira edição Brasil do Top Team Scania, competição entre as equipes de serviços realizada pela marca sueca de caminhões, ônibus e motores.
No último dia 26 de setembro, entre 170 equipes, representando 82 revendas Scania, a Codema Guarulhos 2, juntamente com as equipes Highline, da Brasdiesel de Caxias do Sul (RS), Bigorna, da Codema de Sorocaba (SP), Art Attack, da Quinta-Roda de Sumaré (SP), e Chimangos da Suvesa, da Suvesa de Eldorado do Sul (RS), disputaram a fase nacional do Top Team Scania, que dá direito a participação na fase internacional, onde a equipe de reparadores brasileiros competirá com as equipes das oficinas Scania na América Latina e África.
Segundo o técnico da equipe Guarulhos 2, o chefe de oficina Julio Cesar Scalisse, a primeira prova foi a mais difícil, pois além do nervosismo e da ansiedade, eles não tinham idéia sobre como seriam as tarefas. “Embora tivessem planejado uma estratégia para realizar as tarefas, logo na primeira estação, que foi a prova teórica, eles se perderam na administração do tempo e deixaram de transcrever sete respostas para o gabarito da prova”, explicou Scalisse, com a confirmação de todos os participantes da equipe.
Diego Araujo dos Santos, um dos mais emocionados com vitória avaliou que a primeira prova representou um prejuízo, mas também serviu para fortalecer o espírito de cooperação da equipe e divisão das tarefas nas provas seguintes. “No intervalo técnico da 1ª para a 2ª prova, nos juntamos e percebemos que tínhamos que nos organizar melhor. No final, o que a gente fez aqui, foi o que a gente faz no dia-a-dia de trabalho da oficina”, afirmou Santos.
O Scania Top Team é realizado em três etapas: nas duas primeiras fases, as equipes inscritas devem responder um questionário de múltipla escolha, com 50 perguntas embasadas em ações práticas de manutenção e reparo dos modelos Scania. As duas etapas iniciais são eliminatórias e para a fase final são selecionadas apenas cinco equipes, que participam de uma bateria com quatro provas práticas e uma teórica, realizadas em sistema de rodízio, com 20 minutos para realizar a prova e mais 25 minutos de intervalo técnico.
Segundo o engenheiro Armando Eliezer Filho, gerente executivo de assistência técnica da Scania no Brasil, esta é a oportunidade para participar da grande final mundial, onde apenas 12 equipes de toda rede de serviços Scania disputam o título mundial, atualmente em poder da Polônia.
As equipes são formadas por no mínimo três e no máximo cinco profissionais, sendo vetada a participação de gerentes ou chefes de serviço, e todos obrigatoriamente devem ser efetivos nas oficinas da marca.
Com 132 pontos, a equipe Guarulhos 2, formada pelo analista de garantia Fernando Serrada, o consultor técnico Diego Araújo dos Santos e pelos eletricistas Rogério Batista, Valter Pereira e Sergio Ricardo da Silva, todos reparadores da oficina da Codema, revenda Scania na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi a vencedora da primeira edição Brasil do Top Team Scania, competição entre as equipes de serviços realizada pela marca sueca de caminhões, ônibus e motores.
No último dia 26 de setembro, entre 170 equipes, representando 82 revendas Scania, a Codema Guarulhos 2, juntamente com as equipes Highline, da Brasdiesel de Caxias do Sul (RS), Bigorna, da Codema de Sorocaba (SP), Art Attack, da Quinta-Roda de Sumaré (SP), e Chimangos da Suvesa, da Suvesa de Eldorado do Sul (RS), disputaram a fase nacional do Top Team Scania, que dá direito a participação na fase internacional, onde a equipe de reparadores brasileiros competirá com as equipes das oficinas Scania na América Latina e África.
Segundo o técnico da equipe Guarulhos 2, o chefe de oficina Julio Cesar Scalisse, a primeira prova foi a mais difícil, pois além do nervosismo e da ansiedade, eles não tinham idéia sobre como seriam as tarefas. “Embora tivessem planejado uma estratégia para realizar as tarefas, logo na primeira estação, que foi a prova teórica, eles se perderam na administração do tempo e deixaram de transcrever sete respostas para o gabarito da prova”, explicou Scalisse, com a confirmação de todos os participantes da equipe.
Diego Araujo dos Santos, um dos mais emocionados com vitória avaliou que a primeira prova representou um prejuízo, mas também serviu para fortalecer o espírito de cooperação da equipe e divisão das tarefas nas provas seguintes. “No intervalo técnico da 1ª para a 2ª prova, nos juntamos e percebemos que tínhamos que nos organizar melhor. No final, o que a gente fez aqui, foi o que a gente faz no dia-a-dia de trabalho da oficina”, afirmou Santos.
O Scania Top Team é realizado em três etapas: nas duas primeiras fases, as equipes inscritas devem responder um questionário de múltipla escolha, com 50 perguntas embasadas em ações práticas de manutenção e reparo dos modelos Scania. As duas etapas iniciais são eliminatórias e para a fase final são selecionadas apenas cinco equipes, que participam de uma bateria com quatro provas práticas e uma teórica, realizadas em sistema de rodízio, com 20 minutos para realizar a prova e mais 25 minutos de intervalo técnico.
Segundo o engenheiro Armando Eliezer Filho, gerente executivo de assistência técnica da Scania no Brasil, esta é a oportunidade para participar da grande final mundial, onde apenas 12 equipes de toda rede de serviços Scania disputam o título mundial, atualmente em poder da Polônia.
As equipes são formadas por no mínimo três e no máximo cinco profissionais, sendo vetada a participação de gerentes ou chefes de serviço, e todos obrigatoriamente devem ser efetivos nas oficinas da marca.
Competição
O Scania Top Team é um programa global coordenado pela Scania Academy, que na América Latina tem como responsável o engenheiro Abel Gustavo Cordoba. “O Top Team visa dar a justa e real importância ao trabalho da área de serviços. É uma competição, mas também uma forma de estimular os profissionais de reparação das casas Scania a que estudem e se aprimorem continuamente”, analisa o gerente executivo da Scania Academy.
Na cerimônia de apresentação dos ganhadores, Sven Antonsson, presidente da Scania para a América Latina, afirmou que os profissionais das equipes de serviços das casas Scania são os embaixadores da marca. “A Scania tem muito orgulho da suas equipes e em especial dos serviços de pós-vendas”.
A equipe da Codema Guarulhos recebeu um prêmio no valor de 20 mil reais e foi entregue ainda troféus para as cinco equipes e medalhas para todos os competidores.
O Scania Top Team é um programa global coordenado pela Scania Academy, que na América Latina tem como responsável o engenheiro Abel Gustavo Cordoba. “O Top Team visa dar a justa e real importância ao trabalho da área de serviços. É uma competição, mas também uma forma de estimular os profissionais de reparação das casas Scania a que estudem e se aprimorem continuamente”, analisa o gerente executivo da Scania Academy.
Na cerimônia de apresentação dos ganhadores, Sven Antonsson, presidente da Scania para a América Latina, afirmou que os profissionais das equipes de serviços das casas Scania são os embaixadores da marca. “A Scania tem muito orgulho da suas equipes e em especial dos serviços de pós-vendas”.
A equipe da Codema Guarulhos recebeu um prêmio no valor de 20 mil reais e foi entregue ainda troféus para as cinco equipes e medalhas para todos os competidores.
Confira também a matéria no OB Digital!