Veja como realizar o travamento do motor
para remoção da corrente de comando
Na oficina Teodoro’s Diesel, localizada em São Bernardo do Campo-SP, o reparador Adilson Teodoro da Silva recebeu um Iveco Daily 55C16 3.0 ano 2008 com 135.360km com motor FPT F1C Turbo Diesel, que estava com superaquecimento
O reparador Adilson, que possui mais de 20 anos de mercado, contou ao Oficina Brasil que diagnosticou no veículo que a junta de cabeçote havia queimado, devido ao superaquecimento. Ele verificou que seria necessário substituir à junta e fazer a retífica do cabeçote. |
Adilson também informou que realizar tal procedimento seria bem trabalhoso. “Para efetuar o reparo preciso remover o cabeçote e recolocá-lo. Terei que manusear as engrenagens e corrente de distribuição”.
Quando questionado sobre informações técnicas que ele precisaria para lidar com o Daily motor FPT F1C, que atende a norma Euro 4 (fabricados na Europa) e Euro III (fabricados no Brasil), Adilson informou que seus anos de experiência em manutenção de veículos Diesel lhe deram base para adquirir na prática competências para efetuar a manutenção, mas que não conta com informação técnica disponível por parte da montadora.
O Jornal Oficina Brasil registrou o processo de manutenção realizado pelo reparador Adilson e fotografou o passo a passo. Acompanhe:
DESMONTAGEM
1) Remova os oito parafusos que fixam a capa lateral do cabeçote, onde estão alocados o blow-by e o tubo de abastecimento de óleo do motor; (Foto 1)
2) Retire a capa do blow-by; (Foto 2)
3) Remova a válvula blow-by; (Fotos 3, 3A e 3B)
TRAVANDO O MOTOR
Nesta etapa, realizaremos o travamento do motor em seus pontos no virabrequim e no cabeçote.
1) Remova a polia do virabrequim;
2) Remova a capa protetora da correia do motor;
3) Ao removê-la, ao lado do parafuso do virabrequim, na parte inferior esquerda, há um furo. Gire o motor até que este furo coincida com o do virabrequim. Quando coincidir, coloque a ferramenta para travá-lo; (Foto 4)
4) Remova as tampas do cabeçote; (Foto 5)
5) Agora, na parte superior do cabeçote, há um “bujão” que deve ser removido. Ao removê-lo, este revelará uma janela que demonstrará o furo de coincidência do furo existente no cabeçote. Com este coincidindo, também coloque a ferramenta para travá-lo; (Foto 6)
REMOÇÃO DA CORRENTE
1) Remova o bujão que veda o acesso ao parafuso inferior do suporte da corrente; (Foto 7)
2) Remova a tampa de válvulas e com o auxílio de uma chave em L, remova o parafuso inferior de 6mm do suporte de fixação da corrente; (Foto 8)
3) Remova o parafuso de fixação do tensor da corrente; (Fotos 9, 9A, 9B e 9C)
4) Remova o tensor da corrente; (Fotos 10 e 10A)
5) Remova as engrenagens do comando. Atente-se para posteriormente no ato da montagem, montá-las na mesma posição. Para efeito de segurança, pode-se realizar uma marcação na peça para facilitar o trabalho; (Fotos 11, 11A, 11B).