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O Volvo VM é um modelo de caminhão voltado para o segmento semipesado e possui três opções de motor, que vão de 206 a 310cv de potência, além de diversas opções de caixa de câmbio.
Todas as versões possuem motor MWM, da série Acteon 12 TCE, e utilizam sistema de injeção eletrônica de diesel do tipo common rail.
Para realizarmos a avaliação deste veículo, fomos até à oficina Polyturbo Motores, localizada na zona norte de São Paulo.
Motores similares
Os modelos disponíveis na oficina tinham potência de 260 e 310cv, ambos com motor seis cilindros e 7.2 litros turbinado.
Nas versões com 310cv, é comum ocorrer superaquecimento, causando vazamento de água pela junta do cabeçote de um dos cilindros, normalmente o último. Neste caso pode ser feita apenas a substituição da junta em questão, junto com a análise do cabeçote e da camisa úmida.
Uma possibilidade para os frequentes problemas de aquecimento é o incremento de potência e regime de trabalho a que o motor é submetido, visto que a série com 260 cv não apresenta esta falha.
Além da troca da junta, normalmente é necessário corrigir a vedação da tampa dianteira, devido a vazamento de óleo é ventilado por todo o motor.
Caso apareçam bolhas de ar no radiador, inspecione o compressor de ar conectado ao motor, pois ele pode estar jogando compressão para o sistema de arrefecimento. Para o diagnóstico, isole os tubos de circulação de água no compressor, de forma que a água não passe pelo componente. Se a borbulha no radiador parar, é necessário reparar o compressor.
As travessas que unem as duas longarinas são fixas, ou seja, presas por rebites que não são feitos para ser removidos em uma situação de reparo convencional, e a que está posicionada logo atrás do câmbio, prejudica o trabalho de remoção do mesmo, aumentando o tempo de serviço.
Sistema eletrônico
Quando a troca do pedal de acelerador for efetuada, é preciso inserir o código da peça no módulo, com o auxílio de um scanner, de forma que a central possa fazer as correções necessárias. Caso isso não ocorra, o veículo ficará sem aceleração e a luz de anomalia da injeção acenderá.
Alguns componentes eletrônicos, como o pedal de acelerador e as unidades eletrônicas, são específicos para os modelos fabricados até 2007 e para os fabricados de 2008 em diante. Como os componentes são muito similares, podem ocorrer erros de aplicação, caso este fato não seja observado.
Em casos de falha no sistema de injeção, é necessário que o reparador fique atento ao resistor instalado no chicote elétrico que liga a caixa de fusíveis ao módulo da injeção, pois ele está coberto por um invólucro plástico. Caso ele seja danificado por sobrecarga, será preciso cortar a capa de proteção para acessá-lo e avaliar o seu estado.
A causa mais comum é alta tensão de alimentação da bateria, por isso nunca conecte outra bateria em série para partidas de emergência. A sobrecarga causa aquecimento de todo o sistema elétrico, que pode danificar também os fios da central elétrica, que está localizada sob o painel do lado direito da cabine.
Substituição de componentes
Determinados componentes dos caminhões VM podem ser encontrados sob referências distintas no mercado, caso necessitem ser substituídos, uma vez que o motor e o câmbio são comuns de outros veículos do mercado.
Todos os filtros, exceto o de ar, são semelhantes aos da linha de caminhões Volkswagen até 220cv, enquanto a correia lisa do motor é a mesma que equipa os caminhões Mercedes-Benz 915C Accelo.
O sistema de injeção, por ser da marca Bosch, não apresenta dificuldade nos reparos, e a disponibilidade dos componentes na reposição é grande e, nos modelos com câmbio Eaton, a embreagem é facilmente encontrada no mercado de reposição.
Já em relação aos componentes de chassi e cabine, onde é necessário adquirir produtos originais Volvo, a disponibilidade é limitada e o preço é elevado.